Nesta segunda-feira (14), às 13h30, ocorre a 11ª rodada de negociação da Campanha Salarial de Rádio e TV 2017-2018 entre o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp), na sede do patronal, na zona oeste da capital paulista.
Os profissionais do setor seguem na expectativa pelo fechamento da nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e continuam lutando pela preservação dos direitos construídos pela categoria ao longo de anos e que, agora, os patrões querem acabar, entre os quais o quinquênio.
Em plebiscito realizado entre 19 de abril e 2 de maio, com a participação de 989 jornalistas de todo o estado de São Paulo, a categoria rejeitou, por 77,94% dos votos (770), a proposta de ampla retirada de direitos que o Sertesp tenta impor desde dezembro, quando os patrões apresentaram sua pauta.
Na avaliação dos dirigentes do SJSP, o resultado do plebiscito reforça ao patronal que os jornalistas não dão aval a uma proposta de Convenção Coletiva que piora as condições de trabalho e rebaixa garantias legais.
No embate diante da intransigência dos empresários, o SJSP e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo (Radialistas-SP) promovem um calendário de assembleias unificadas estaduais, de 19 a 26 de maio, na capital, interior e litoral, para avaliar e debater ações de mobilização conjunta.
A data base dos jornalistas de rádio e TV foi em 1º de dezembro de 2017 e a dos radialistas foi neste 1º de maio.