Após uma assembleia realizada na última quinta-feira e que contou com a participação de mais de 100 jornalistas, a categoria aprovou uma contraproposta às empresas para que seja possível fechar a negociação deste ano e assinar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de Jornais e Revistas da Capital.
Até o momento, entretanto, os patrões ainda não se posicionaram diante das reivindicações da categoria, que são absolutamente razoáveis:
- Concordância com as empresas em reajuste salarial de 3,34% para todos os salários;
- Concordância com as empresas em remeter à discussão sobre o piso de 7 horas na Comissão Paritária;
- Reajuste de 4,14% para o piso de 5 horas;
- Valor diário de R$ 28,60 para o Vale-Refeição, com desconto máximo de 20%;
- Pagamentos retroativos a 1º de junho;
A luta por um piso salarial reajustado acima da inflação reflete as próprias condições de nossa categoria: em uma pesquisa informal realizada pelo nosso Sindicato, cerca de 30% das e dos jornalistas afirmaram que recebem o piso salarial. Nas negociações coletivas encerradas no Rio de Janeiro e no Distrito Federal, as empresas concordaram em realizar um reajuste de 4% para os salários iniciais.
Por outro lado, o aumento do valor diário do Vale-Refeição também é uma necessidade debatida nos últimos anos pela categoria, diante do aumento do preço das refeições nos estabelecimentos comerciais. Neste ano, na Convenção Coletiva de Rádio e TV de São Paulo, a categoria conquistou um reajuste para R$ 28 no valor diário do VR.
É por isso que a categoria concorda que as reivindicações necessárias para a assinatura da CCT são bastante factíveis e modestas diante das demais cláusulas que são igualmente importantes, mas não seguiram adiante na negociação, como a extensão do auxílio-creche para jornalistas homens, o aumento das licenças parentais e o fim imediato da prática dos “pisinhos”, que rebaixam os salários iniciais da categoria.
Para discutir os próximos passos da Campanha Salarial, o Sindicato convoca a categoria para participar de assembleia virtual nesta quinta-feira, 18 de julho, às 10h30. A reunião ocorrerá pelo Google Meet, e o link será enviado nos grupos de WhatsApp do Sindicato com as redações, ou pode ser solicitado pelo número (11) 91372-7285.