Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Rádio e TV: Campanha Salarial chega à quarta rodada

Rádio e TV: Campanha Salarial chega à quarta rodada

Na quarta rodada de negociação da Campanha Salarial de Rádio e TV 2017-2018, realizada na tarde desta segunda-feira (18) na capital paulista, a bancada dos jornalistas seguiu defendendo as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria e também a reposição das perdas acumuladas na campanha anterior.

A soma das perdas sobre os salários e benefícios é de 5,7%, pois o reajuste de 2016 ficou abaixo da inflação e a CCT foi assinada após dois anos de congelamento devido à intransigência das empresas, que não fecharam acordo em 2015.

Por isso, a direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) propôs a reposição salarial e dos demais itens da pauta econômica em duas vezes, sendo 2,5% em 2017 e outros 1,95% para o próximo ano, e a proposta será avaliada pelas empresas para discussão nas próximas rodadas. 

No início da negociação, os empresários registraram a retirada da contraproposta que aumentaria a jornada de trabalho dos jornalistas e também a que excluiria o direito à complementação dos salários dos profissionais que recebem auxílio-doença ou auxílio-acidente do INSS. Nestes dois casos, serão mantidas as cláusulas já existentes. 

Quanto à contraproposta patronal para os demais itens, entregue na terceira rodada no último dia 12, o SJSP tem concordância com 26 das 46 cláusulas apresentadas pelas empresas, mas para os outros pontos a bancada dos jornalistas propôs emendas e a manutenção de conquistas já garantidas na CCT para defesa da categoria, sobretudo diante da reforma trabalhista (Lei 13.467/2017) que vigora desde 11 de novembro.

Para dialogar com os jornalistas de rádio e TV sobre o que está em jogo nesta Campanha Salarial, os dirigentes do SJSP realizam assembleias por local de trabalho a partir desta quarta-feira (20) e as reuniões prosseguem após o final de ano, a partir de 5 de janeiro.

O intuito do Sindicato também é acelerar as negociações e as próximas rodadas ocorrem nos dias 9 e 16 de janeiro, na sede do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp), na zona oeste da capital paulista. Até lá, as cláusulas da atual CCT continuam vigentes.

Acompanhe as informações das rodadas anteriores e outras notícias sobre a Campanha Salarial de Rádio e TV 2017-2018 clicando aqui

Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

Alterado em 21/12/2017, às 17h40, para atualização de informação.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo