Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Em assembleia histórica, jornalistas rejeitam proposta patronal por unanimidade

Em assembleia histórica, jornalistas rejeitam proposta patronal por unanimidade

Mais de 250 jornalistas reunidos na assembleia virtual da manhã desta terça-feira (9) rejeitaram por unanimidade a proposta patronal apresentada na mesa de negociação de ontem (8), na qual os patrões ofereceram três faixas de reajuste e a volta da multa da PLR reajustada em 8,9%. Para os jornalistas, a proposta não representa um avanço e foi considerada uma tentativa de desmobilizar a paralisação marcada para a próxima quarta-feira (10).

“A proposta é para dividir a gente, mas vivemos um momento histórico com mais de 230 jornalistas que são estratégicos para as empresas. Precisamos nos unir senão seremos atropelados”, reiterou um dos jornalistas.

Além de rejeitar a proposta, os profissionais do segmento de jornais e revistas da capital mantiveram a disposição em paralisar o trabalho por duas horas na quarta-feira (10) e reafirmaram o pleito pelo reajuste de 8,9% para todos os salários, sendo 5% retroativo a junho e 3,72% em novembro e o reajuste da multa PLR em 8,9%.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP), Thiago Tanji, concordou que o momento é histórico, reafirmando o apoio da entidade na decisão de paralisação.

“Nossa revolta se expressa pela quantidade de pessoas que está nesta assembleia. Há um sentimento coletivo e uma revolta coletiva. Todos nós temos medo de sermos demitidos, mas a nossa luta é muito justa”, sintetizou outro jornalista durante a assembleia.

Para garantir que a categoria se sinta segura em aderir a paralisação das 16h às 18h da próxima quarta-feira (10) e participar do movimento, o Sindicato dos Jornalistas divulga as seguintes orientações:

– Às 16h, postar o card: “Jornalistas em Mobilização: Queremos 8,9% De Reajuste Para Tod@s”

– Tuitaço às 16h com as hashtags #jornalistasvãoparar #jornalistassalvamvidas

 

– Deixar o celular no silencioso, sair dos e-mails corporativos

– Quem encerra a jornada antes das 16h ou entra após às 18h, não realizar horas extras

– Após o final da jornada, não realizar horas extras

– Não realizar agendamentos prévios das matérias para o período das 16h às 18h

 

– O link da sala virtual NÃO será disponibilizado nos grupos. Para entrar, enviar mensagem para Viné (diretor do Sindicato) se identificando (11) 91366-3598

– Ao entrar na sala, NÃO TIRAR PRINTS da tela para proteger as e os jornalistas participantes

– Um representante de cada editoria/redação ajudará na interlocução com o Sindicato; no caso de problemas com a chefia, comunicar o Sindicato imediatamente: Larissa Gould – Secretária Jurídica – (11) 91366-3606

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo