Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Dia 11 tem 2ª rodada de Jornais e Revistas

Interior e litoral: Nesta quarta (11) tem 2ª rodada da Campanha de Jornais e Revistas

A segunda rodada de negociação da Campanha Salarial de Jornais e Revistas do Interior e Litoral é nesta quarta-feira (11), a partir das 10h, na sede do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Estado de São Paulo (Sindjori), no centro da capital paulista. 

Além da manutenção das cláusulas já existentes na Convenção Coletiva para garantir as atuais condições de trabalho e novas cláusulas contra a “reforma” da CLT, na Campanha Salarial 2018-2019 os jornalistas reivindicam 1,76% de reajuste dos salários e benefícios para repor a inflação acumulada dos últimos 12 meses até a data base, neste 1º de junho.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) ainda reivindica 3% de aumento de real por produtividade, devido ao enxugamento das redações que sobrecarrega os trabalhadores e trabalhadoras do setor.

Na primeira rodada, no último dia 28 de junho, os empresários alegaram dificuldades econômicas, e propuseram reajuste zero sobre os salários e benefícios, mais a retirada de direitos da Convenção Coletiva, entre os quais o fim da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Hoje no valor de R$ 955, a PLR corresponde anualmente a 3% do rendimento dos jornalistas do interior e litoral considerando o piso de 5 horas, e de 2% no caso do piso de 7 horas diárias.

Na mesma rodada, o Sindjori também propôs retirar da Convenção Coletiva de um parágrafo da cláusula sobre a época de pagamento de salário, para excluir a obrigatoriedade do adiantamento de 40% no 20º dia do mês trabalhado (5ª cláusula da atual Convenção).

Por isso, a proposta patronal foi recusada prontamente pela bancada dos jornalistas e, nesta segunda rodada, o SJSP segue na luta por reajuste e pela manutenção das condições de trabalho. 

Acompanhe as informações atualizadas das negociações no site e também no Twitter e na fan page do Sindicato dos Jornalistas. 

 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo