Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Trabalhadores da EBC aprovam pauta

Trabalhadores da EBC aprovam pauta de reivindicações para Acordo Coletivo

Foto: Alexandre DlouReunidos em assembleia em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, os trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação aprovaram a pauta de reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2018/19 na última sexta-feira (24). Os Sindicatos dos Jornalistas do DF, RIO e SP e o Sindicato dos Radialistas do DF, RJ e SP vão protocolar a pauta e pressionar a empresa para o início das negociações. A data-base da categoria é 1º de novembro.

Para as cláusulas econômicas, os trabalhadores aprovaram um reajuste do IPCA do período e mais as perdas salariais dos últimos anos de 5,95%. Esse reajuste vale para os salários, piso, vale alimentação, auxílio creche, auxílio pessoa com deficiência e seguro de vida.

Na pauta, os trabalhadores defendem um aumento do adicional noturno para 40% e para áreas especiais para 60%. A categoria ainda aprovou que transporte noturno para os empregados seja garantido a partir das 22 horas nos dias de semana e 18h nos finais de semana.

As propostas de divisão das férias em até três períodos e de redução da intrajornada para até 30 minutos, ambas como escolha do trabalhador, também foram aprovadas. A assembleia também aprovou uma redução da jornada para quem faz 40 horas semanais para 35 horas, sem redução de salários e benefícios. Além disso, o fim do desconto do vale-transporte foi defendido.

Entre outras propostas, os trabalhadores ainda aprovaram que as funções de gerência-executiva, gerência e coordenação sejam ocupadas somente por pessoal do quadro efetivo e obrigatoriamente precedidas de Processo de Seleção Interna.

A proposta ainda busca retomar direitos perdidos com a reforma trabalhista, como as horas in itinere, homologações nos sindicatos e verbas rescisórias.

Confira a pauta completa aprovada pelos trabalhadores 

Veja apuração dos votos em cada praça

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo