Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas
Jornais e revistas do Interior

Sindicato firma acordo coletivo com JC de Bauru

Redação - SJSP

Jornalistas do Jornal da Cidade, de Bauru, terão seus salários reajustados, à título de antecipação salarial, por meio do acordo coletivo entre o Sindicato dos Jornalistas (SJSP) e a empresa. O acordo tem vigência para o período de 1º de junho de 2023 a 31 de maio de 2024 e incorpora todas as cláusulas econômicas e sociais da última Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do segmento de jornais e revistas do interior, litoral e Grande SP.

Os itens econômicos, como salários, PLR e auxílio creche foram reajustados, com retroativos, em 11,90% a partir de junho de 2023, referente à inflação do período de 1/06/21 a 31/05/22, e 3,74% a partir de setembro de 2023, referente à inflação do período de 1/06/22 a 31/05/23.

Dessa forma, os salários ficam em R$ 3.387,14 para jornada de cinco horas diárias e R$ 5.419,42 para jornada contratual de sete horas.

Os reajustes, por terem caráter de antecipação no acordo, serão compensados em caso de estipulação de CCT com o sindicato patronal de jornais e revistas do Interior (SindJori).

A Regional Bauru do SJSP chamou a categoria às assembleias, o que garantiu participação das(os) jornalistas nas decisões, fator importante para a conquista do acordo.

Queremos CCT!

O acordo coletivo com o Jornal da Cidade é uma medida emergencial, diante da falta de negociação da CCT das datas-base de 2022 e 2023, por intransigência do SindJori.

Com data-base em 1º de junho, a última CCT do segmento foi assinada em setembro de 2021. Há quase dois anos que o Sindicato dos Jornalistas reivindica negociação de uma nova CCT ao SindJori, que se nega até mesmo a estender a convenção anterior.

Qualquer empresa tem prerrogativa de conceder antecipação de reajuste enquanto a CCT não é negociada. No que diz respeito às cláusulas econômicas, a pauta entregue em abril de 2023 ao SindJori reivindica a reposição de todas as perdas dos períodos não negociados, que seguem se acumulando!

Leia aqui a pauta de reivindicações.

Vale ressaltar que, na pauta de reivindicações da data base de 2023, que o Sindicato dos Jornalistas entregou ao SindJori, há uma proposta para que as empresas que reajustarem salários à título de antecipação tenham o índice de reajuste pago abatido do percentual a ser firmado na futura CCT.

Mediação dia 16

Na busca por negociação da CCT, a pedido do Sindicato dos Jornalistas, no dia 16 de janeiro haverá a terceira reunião de mediação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com a Federação Nacional das Empresas de Jornais e Revistas (Fenajore) – à qual o SindJori é vinculado.

O SJSP mantém luta sem trégua pela CCT, por direitos e dignidade da categoria!

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo