Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Record insiste no negacionismo em SJC

Record insiste no negacionismo em SJC

SJSP protestou em frente à emissora e denunciou descaso com a saúde e vida dos profissionais

O Sindicato denunciou, na quinta-feira (17), o risco de contágio por covid-19 na redação da Record em São José dos Campos, em razão de um colega, por ordem da empresa, trabalhar na redação mesmo testando positivo nos dias 12 e 14 de fevereiro. 

Na quinta-feira (17), o Sindicato, que já havia cobrado da emissora, voltou a exigir ações urgentes, como o devido isolamento e afastamento do jornalista positivado e dos contactantes – ou seja, toda a redação.

O Sindicato também reivindicou testagem de todos os trabalhadores. Mas a redação passou por teste custeado pela empresa uma única vez, no dia 14, e continua trabalhando apreensiva.

A Vigilância Sanitária recebeu pedido de fiscalização dia 17 e não tomou providências, até agora.

Em protesto, na sexta-feira (19), o Sindicato denunciou, frente ao prédio da redação, a vulnerabilidade em que se encontram os jornalistas da Record em São José dos Campos e agora prepara outras medidas.

Está em jogo a saúde e a vida dos trabalhadores, mas o que interessa para um sistema de exploração é a roda girando. 

Portaria
Em janeiro deste ano, o Governo Federal negacionista de Jair Bolsonaro lançou a Portaria n° 14, de 2020, que reduz o tempo de isolamento de pessoas infectadas e contactantes, flexibiliza o prazo de acordo com os sintomas, além de outros absurdos.

A medida serve apenas aos interesses das empresas, prejudica o combate à pandemia, despreza a saúde dos trabalhadores e até mesmo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que mantém a regra de isolamento mínimo de 14 dias. Por isso, a CUT subscreve ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que seja anulada a portaria.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo