Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalistas aprovam moção de repúdio ao “Marcão do Povo”

Os jornalistas presentes no 16o congresso estadual da categoria aprovaram por unanimidade moção de repúdio à direção do SBT pela manutenção do apresentador Marcos Paulo Ribeiro de Morais, mais conhecido como “Marcão do Povo”, na bancada do programa jornalístico “Primeiro Impacto”.

O apresentador foi condenado a 1 ano e 4 meses em regime aberto por injúria racial, ao chamar a cantora Ludmilla de “pobre macaca”. Além do cumprimento da pena, a 1a Turma Criminal do Tribunal do DF condenou o apresentador a pagar indenização à cantora.
Os jornalistas presentes no congresso se manifestaram por meio da moção contra a conivência da emissora em manter o apresentador, mesmo condenado por tão grave crime, comandando um programa com importante audiência nacional na emissora. O documento foi enviado hoje, dia 9 de agosto, à direção da empresa. Abaixo, segue a íntegra e a imagem da moção.

REPÚDIO AO MARCÃO DO POVO, RECEM-CONDENADO POR INJÚRIA RACIAL, COMO APRESENTADOR DO SBT

Nós, jornalistas, reunidos nos dias 4, 5 e 6 de agosto no 16o Congresso Estadual do Sindicato dos Jornalistas Estaduais no Estado de São Paulo, votamos uma moção de repúdio à direção do SBT por manter o apresentador Marcos Paulo Ribeiro de Morais, mais conhecido como “Marcão do Povo”, na bancada de um programa jornalístico, mesmo depois de este profissional ter sido condenado a 1 ano e 4 meses de prisão, em regime aberto, pela 1a Turma do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, pelo crime de injuria racial.

São Paulo, 6 de agosto de 2023

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo