Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Queixa crime contra Mauro Cezar Pereira é rejeitada

Queixa crime contra Mauro Cezar Pereira é rejeitada

No dia 30 de novembro, o juiz de Direito Fernando Augusto Andrade Conceição, da 14a Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) rejeitou a queixa crime promovida pelo técnico esportivo Abel Ferreira contra o jornalista Mauro Cezar Pereira. 

Abel havia ingressado com o processo por difamação, contra uma crítica de Mauro Cezar a uma declaração dada pelo técnico sobre a carência na formação educacional no Brasil. Para o jornalista, tal fala carregava a “visão do colonizador”, já que a situação de atletas indisciplinados também ocorre em outros países considerados desenvolvidos.

Relembre: Nota de desagravo ao jornalista Mauro Cezar Pereira

O juiz considerou que “não se detecta na expressão proferida pelo Querelado (Mauro Cezar) propósito específico de ofender ou macular a honra alheia. Limitou-se o jornalista a expressar uma opinião sobre a fala do Querelante (Abel)”.

Cabe recurso à rejeição do processo criminal. Também corre uma ação cível de danos morais. O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e a Fenaj reafirmam seu apoio a Mauro Cezar Pereira e a defesa do exercício do jornalismo, da liberdade de expressão e do direito de crítica, contra qualquer tipo de censura ou cerceamento.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo