Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Patrões de rádio e TV mantêm proposta de reajuste de 4%, com inflação de quase 11%

Patrões de rádio e TV mantêm proposta de reajuste de 4%, com inflação de quase 11%

Na quinta rodada de negociações entre o SJSP e o Sertesp (Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo), as empresas mantêm a postura intransigente ao oferecer um reajuste de apenas 4% diante de uma inflação acumulada de 10,95% na data base, de acordo com o índice INPC. A reunião ocorreu na manhã desta terça-feira, 11 de janeiro.

Na mesa, as diretoras e diretores do Sindicato dos Jornalistas reforçaram a difícil situação vivida pela categoria, que vem sofrendo a perda do poder de compra e é pressionada pela alta dos preços de alimentos, aluguéis, combustíveis e demais serviços essenciais. 

Os representantes sindicais lembraram também que, apesar de um cenário econômico adverso, as emissoras são o segmento de comunicação que sofreram menos impactos durante a pandemia e ampliaram suas audiências por conta do jornalismo. Para 2022, mesmo com o avanço da variante ômicron, a cobertura de grandes eventos (como a Copa do Mundo) também garantirá expressivos retornos financeiros às empresas. 

Além da luta pela recomposição salarial, a pauta de reivindicações da categoria inclui o retorno da PLR – que foi retirada da última Convenção Coletiva – além de outros direitos sociais para jornalistas que trabalham nas emissoras. 

Para discutirmos o andamento das negociações e votar uma proposta a ser enviada aos patrões, o Sindicato convoca uma assembleia para o próximo dia 19 de janeiro, quarta-feira. As reuniões serão virtuais e ocorrerão em dois horários, às 10h30 e às 20h. 

Surto de covid nas redações
Na mesa de negociação desta terça-feira, os representantes das e dos jornalistas também solicitaram uma reunião com todas as emissoras para abordar o surto de covid-19 que atingiu diferentes redações nas últimas semanas. 

Na última sexta-feira, o SJSP contatou a TV Globo para cobrar medidas de proteção aos profissionais: foram relatados dezenas de casos de covid-19 na empresa nos últimos dias. O Sindicato reivindica a que a emissora teste de maneira imediata todas as pessoas que tiveram contato com profissionais infectados nos últimos dias, além de garantir o home office para aqueles jornalistas com sintomas e que ainda não realizaram a testagem. 

No comunicado enviado à empresa, reforçamos também a necessidade que os profissionais que porventura sejam diagnosticados com covid tenham a garantia do necessário repouso, com a licença laboral. Documento com conteúdo semelhante também foi enviado à TV Record.

A proposta do SJSP é que a próxima reunião marcada com o sindicato patronal, no dia 18 de janeiro, trate especificamente sobre a segurança dos profissionais que estão trabalhando nas emissoras de rádio e televisão.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo