O Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo (SJSP) está ao lado dos profissionais que trabalhavam no programa Metagaming, e foram arbitrariamente demitidos do canal Loading após o impedimento ao exercício do jornalismo por parte da empresa, com a censura prévia de pautas que não estivessem de acordo com os interesses particulares e comerciais do canal.
A demissão de uma redação inteira após a tentativa de impor práticas conflitantes com o jornalismo é gravíssima por parte de uma empresa que detém a concessão pública para um canal de televisão (era da antiga MTV). Além de entretenimento, a concessão de um canal exige o espaço para o jornalismo, que, para espectador, deve ser sinônimo de informação, ética e independência editorial. Os profissionais demitidos honraram a profissão ao enfrentar seu empregador em defesa desses princípios.
Para exercer a profissão, os jornalistas devem ter direito à liberdade de consciência, com o compromisso social de fornecerem informações de interesse público, transparentes e produzidas com respeito aos princípios éticos e técnicos do jornalismo.
Os jornalistas e estagiários demitidos – que faziam um programa especializado em jogos eletrônicos recém-iniciado – reuniram-se com diretores do Sindicato neste sábado para uma avaliação conjunta da situação e o debate sobre os meios de enfrentá-la. O Departamento Jurídico da entidade iniciou a apuração dos fatos, que envolvem questões diretamente trabalhistas e outras relativas ao exercício profissional.