Reunidos em assembleia virtual na última quinta-feira (10), os jornalistas do Grupo RAC decidiram paralisar as atividades caso a empresa não realize nenhum pagamento. Há 20 meses, os jornalistas da empresa vêm sofrendo com sistemáticos atrasos salariais, incluindo o 13º salário de 2019. Em novembro, a empresa efetuou apenas 1/8 do pagamento.
Até outubro de 2020, os jornalistas recebiam apenas 1/8 do salário por semana, totalizando o pagamento de apenas 50% do salário mensal devido.
Em assembleia permanente, os jornalistas reúnem-se com o Sindicato em assembleia virtual nesta terça-feira (15) às 19h para deliberar os próximos passos da mobilização.
O Sindicato acompanha e se mantém solidário aos jornalistas do Grupo RAC, apoiando a decisão da categoria e está em contato com a empresa para cobrar que sejam feitos os devidos pagamentos.
Orientação para participação na assembleia
Extraordinariamente, em virtude da pandemia da Covid-19 e frente a todas as orientações de evitar contato presencial, a discussão sobre a questão será organizada por meio de conferência. O aplicativo utilizado será o Google Meet.
1 – A entrada na conferência ocorre por meio de link. Ele será enviado pelo Sindicato no grupo de WhatsApp dos jornalistas da RAC com o Sindicato
2 – Pelo notebook ou PC, a conferência abre diretamente em uma janela do navegador.
3 – Pelo celular, é necessário o aplicativo “Google Meet”, ou “Hangout Meet”. O link enviará direto à loja de aplicativo no caso dos aparelhos que não o tiverem instalado.
4 – Ao solicitar entrada na sala, é preciso fornecer nome e sobrenome, e clicar em “Pedir para participar”. Quando estiver na sala, pedimos que se apresente (medida de segurança para os próprios jornalistas que estiverem participando).
5 – Durante a reunião: o melhor é usar conexão por fio ou wifi; apenas se não for possível, utilizar os dados do celular. Caso sua conexão esteja lenta ou instável, ajuda desabilitar a câmera. O administrador da reunião manterá os microfones fechados para melhorar a qualidade dos áudios, mas quem for tomar a palavra precisa abrir seu próprio microfone.