Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalistas do Correio Popular negociam com a empresa e jornal volta a circular nesta quarta, dia 21 de dezembro

Jornalistas do Correio Popular negociam com a empresa e jornal volta a circular nesta quarta, dia 21 de dezembro

Os jornalistas do Correio Popular, pertencente ao Grupo RAC (Rede Anhanguera de Comunicação) que paralisaram as atividades na segunda-feira (19), por falta de pagamento, tiveram uma reunião de negociação com a empresa nesta terça-feira (20).

A negociação teve vários compromissos firmados: 
1.    Pagamento integral, até às 17h do dia dia 21 de dezembro. 
2.    Será feito contrato de PJ com todos, assinado, com data retroativa à data de entrada de cada um. 
3.    Será eleita uma comissão da redação para manter reuniões quinzenais ou mensais com a direção, sempre com acompanhamento do jurídico, para alinhar demandas. 
4.    O abono prometido (1/2 salário de cada um) será pago até março 
5.    Neste final de ano será feita apenas uma edição 24/25 de dezembro  e não haverá jornal na terça (27), com o pessoal folgando na segunda (26). O mesmo ocorrendo no final do ano. 
6.    Não haverá represália a nenhum jornalista e também nenhum profissional será  dispensado. 

Diante destes compromissos, eles retornaram ao trabalho hoje, e toda essa negociação será acompanhada pela Regional Campinas do Sindicato dos Jornalistas, que desde ontem está em contato permanente com os jornalistas, orientando juridicamente e politicamente. Caso o acordo não seja cumprido, os jornalistas voltam a paralisar as atividades.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) denuncia a precarização que o Grupo RAC promove a seus profissionais, com contratos PJ (que são verdadeira fraudes trabalhistas), mas salienta que está à disposição de toda a categoria para organizar a luta por direitos e dignidade.

Desapropriação e compra do prédio do Correio Popular (RAC)

Na sexta-feira (16) passada, representantes das Regionais de Campinas e de Piracicaba do Sindicato dos Jornalistas de SP se reuniram com o vice-prefeito de Campinas Wanderley de Almeida e com o Dr. Claudio, representante da Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura, para obter informações sobre a desapropriação e a compra do prédio do Correio Popular (RAC),  que faz parte do  processo coletivo dos 52 Jornalistas demitidos em 2021.  A Prefeitura tinha assumido o compromisso de que o   dinheiro pago pelo prédio desapropriado seria  depositado em juízo – ou seja, direto na conta da justiça – em função das ações trabalhistas. O que foi feito no início desta semana.  Confira o vídeo:

 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Sindicato dos Jornalistas SP (@jornalistassp)

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo