Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalistas brasileiros respaldam a “Chapa Audálio Dantas” nas eleições da FENAJ

Jornalistas brasileiros respaldam a “Chapa Audálio Dantas” nas eleições da FENAJ

A “Chapa Audálio Dantas – FENAJ em defesa dos Jornalistas, do Jornalismo e da Democracia” foi respaldada nas eleições para escolha da nova gestão da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), obtendo 89,85% dos votos no pleito encerrado no último dia 18 de julho. Reeleita presidenta, a jornalista Maria José Braga conduzirá a entidade pelo triênio 2019-2022.

Do total de 2.877 votos válidos coletados em todo o Brasil, 2.585 foram para a Chapa Audálio Dantas, única que se apresentou para o pleito, resultado da unidade entre os grupos com atuação no movimento sindical dos jornalistas, após 20 anos de eleições com disputa. Segundo a Comissão Eleitoral Nacional, o total de votantes superou o quórum exigido pelas regras eleitorais.

Para a Comissão Nacional de Ética, foram eleitos Kardé Mourão (2.154 votos), Osnaldo Moraes (2.060 votos), Antônio Pinheiro Sales (2.034 votos), Cláudia de Abreu (1.985 votos) e Salomão de Castro (1.950 votos).

Congresso definirá prioridades

Entre os desafios a serem enfrentados pela nova diretoria da FENAJ no atual cenário brasileiro está a reforma da Previdência em tramitação na Câmara dos Deputados, que dificulta o acesso da classe trabalhadora a aposentadoria pelo INSS. Outra questão é a tentativa de desregulamentação da profissão, com ataques patronais à jornada de trabalho e ao reconhecimento de funções da categoria.

A FENAJ realizará seu 38º Congresso Nacional, para definir as próximas lutas em prol dos direitos dos jornalistas. Com o tema “Reafirmar o Jornalismo e o papel dos Jornalistas”, o evento acontecerá de 22 a 24 de agosto, em Fortaleza-CE. O evento marcará também a posse solene da nova diretoria.

Participação nos Estados

A FENAJ reúne 31 Sindicatos de Jornalistas do país e é a única Federação sindical brasileira que realiza eleições diretas para escolha de sua diretoria e da Comissão Nacional de Ética. Num país de dimensões continentais, a votação facultativa superou o quórum graças ao emprenho dos representantes da categoria de Norte a Sul do Brasil.

Com 467 votos, São Paulo é o maior colégio eleitoral e foi o Estado que garantiu maior número de votos para a Chapa Audálio Dantas. Em seguida, veio o Ceará, com 244 votos. Os dois são, respectivamente, os Estados dos candidatos eleitos primeiro vice-presidente e segunda vice-presidenta da FENAJ, Paulo Zocchi e Samira de Castro.

Também registraram votação significativa o Paraná (201 votos) e Minas Gerais (150 votos), ambos com representantes na Executiva eleita, bem como em Departamentos da nova diretoria da Federação.

O esforço para a realização das eleições envolveu praticamente todos os Sindicatos de Jornalistas do país e não apenas os maiores colégios eleitorais. São destaques pela votação obtida para a chapa a Bahia (142 votos), as Alagoas (134 votos), o Município do Rio de Janeiro (126 votos) e Sergipe (122 votos).

Na Região Norte, praticamente todos os jornalistas que foram às urnas referendaram a Chapa Audálio Dantas. O mesmo foi verificado no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Espírito Santo, no Maranhão, na Paraíba e no Rio Grande do Norte.

Os sindicatos de jornalistas de Dourados, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul informaram que não realizaram eleições. Já os sindicatos do Estado do Rio de Janeiro e do Município de Juiz de Fora não responderam aos comunicados da Comissão Eleitoral Nacional e não informaram se realizaram o processo eleitoral.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo