O Sindicato dos Jornalistas dá continuidade à Campanha Salarial de Jornais e Revistas da Capital e também do Interior e Litoral, que teve início em fevereiro e prossegue em março com reuniões nas empresas.
Para o período 2018-2019, no centro da pauta estão o reajuste de salários e benefícios, e também a preservação de cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que mantêm as condições de trabalho da categoria frente à “reforma” da CLT. Como a atual CCT perde a validade junto com a data base, em 1º de junho, a direção do Sindicato pretende começar a negociação com os empresários na primeira quinzena de abril.
Confira a agenda no final da matéria e participe das reuniões que vão definir a pauta final a ser apresentada aos patrões no próximo mês. Nesta primeira quinzena de março, o direção do Sindicato já fez panfletagens e visitas às redações do jornal Lance e das editoras Abril e Globo.
Veja também:
Pré-pauta de Jornais e Revistas da Capital
Pré-Pauta de Jornais e Revistas do Interior e Litoral
A primeira questão em debate com os jornalistas do setor é quanto aos parâmetros a se adotar para reajuste salarial e de outros itens da pauta econômica, como vale refeição e auxílio-creche. A inflação anual medida pelo INPC acumulou apenas 1,81% até fevereiro, é preciso considerando que esse índice, que foi referência para a categoria nos últimos anos, tem como base o consumo de famílias com renda até cinco salários mínimos, nos quais os alimentos têm forte impacto. Já o IPC, por exemplo, que mede o consumo de uma faixa de poder aquisitivo mais alto, acumulou 3,08% no mesmo período.
Quanto às cláusulas sociais, devido à “reforma” da CLT, a direção do Sindicato incluiu na pauta itens para regulamentação do home office (ou teletrabalho), principalmente porque a nova legislação trabalhista libera essa modalidade de contratação, mas sem determinar controle de jornada nem a cobertura de custos do trabalho em casa (como internet, computador, entre outros). Outra preocupação dos sindicalistas é a inclusão de cláusulas que preservem direitos em caso de terceirização ou de trabalho intermitente.
A aprovação final da pauta para Campanha Salarial de Jornais e Revistas será em assembleia na próxima segunda-feira (26), às 12h e às 19h30, no Auditório Vladimir Herzog, sede do Sindicato dos Jornalistas, na Rua Rego Freitas nº 530, sobreloja, centro paulistano.
Agenda de reuniões e panfletagens nas redações:
CAPITAL
Terça-feira (20)
13:00 – Reunião no Estadão (calçada da Celestino Bourroul)
15:00 – Visita à Folha de S.Paulo (redação)
Quarta-feira (21)
12:00 reunião na Folha (calçada da Barão de Campinas)
15:00 TV Gazeta (a confirmar, visita na redação)
15:30 SBT (a confirmar, visita na redação)
Quinta-feira (22)
10:00 e 14:00 – Visita à Caras (redação)
12:00 – Visita à Bloomberg (redação)
15:00 – Visita ao Valor Econômico/Ed.Globo/Globo Condé Nast/sucursal do Globo (redações)
Segunda-feira (26)
12:00 e 19:30 – Assembleia da Campanha Salarial de Jornais e Revistas na sede do Sindicato dos Jornalistas
Rua Rego Freitas nº 530 – Sobreloja – Vila Buarque (Metrô República).