Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornais e Revistas: reuniões definem pauta da Campanha Salarial

Jornais e Revistas: reuniões definem pauta da Campanha Salarial

O Sindicato dos Jornalistas dá continuidade à Campanha Salarial de Jornais e Revistas da Capital e também do Interior e Litoral, que teve início em fevereiro e prossegue em março com reuniões nas empresas.

Para o período 2018-2019, no centro da pauta estão o reajuste de salários e benefícios, e também a preservação de cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que mantêm as condições de trabalho da categoria frente à “reforma” da CLT.  Como a atual CCT perde a validade junto com a data base, em 1º de junho, a direção do Sindicato pretende começar a negociação com os empresários na primeira quinzena de abril.

Confira a agenda no final da matéria e participe das reuniões que vão definir a pauta final a ser apresentada aos patrões no próximo mês. Nesta primeira quinzena de março, o direção do Sindicato já fez panfletagens e visitas às redações do jornal Lance e das editoras Abril e Globo.

Veja também:
Pré-pauta de Jornais e Revistas da Capital
Pré-Pauta de Jornais e Revistas do Interior e Litoral

A primeira questão em debate com os jornalistas do setor é quanto aos parâmetros a se adotar para reajuste salarial e de outros itens da pauta econômica, como vale refeição e auxílio-creche. A inflação anual medida pelo INPC acumulou apenas 1,81% até fevereiro, é preciso considerando que esse índice, que foi referência para a categoria nos últimos anos, tem como base o consumo de famílias com renda até cinco salários mínimos, nos quais os alimentos têm forte impacto. Já o IPC, por exemplo, que mede o consumo de uma faixa de poder aquisitivo mais alto, acumulou 3,08% no mesmo período.

Quanto às cláusulas sociais, devido à “reforma” da CLT, a direção do Sindicato incluiu na pauta itens para regulamentação do home office (ou teletrabalho), principalmente porque a nova legislação trabalhista libera essa modalidade de contratação, mas sem determinar controle de jornada nem a cobertura de custos do trabalho em casa (como internet, computador, entre outros). Outra preocupação dos sindicalistas é a inclusão de cláusulas que preservem direitos em caso de terceirização ou de trabalho intermitente.

A aprovação final da pauta para Campanha Salarial de Jornais e Revistas será em assembleia na próxima segunda-feira (26), às 12h e às 19h30, no Auditório Vladimir Herzog, sede do Sindicato dos Jornalistas, na Rua Rego Freitas nº 530, sobreloja, centro paulistano.

Agenda de reuniões e panfletagens nas redações: 

CAPITAL

Terça-feira (20)
13:00 – Reunião no Estadão (calçada da Celestino Bourroul)
15:00 – Visita à Folha de S.Paulo (redação)

Quarta-feira (21)
12:00 reunião na Folha (calçada da Barão de Campinas)
15:00 TV Gazeta (a confirmar, visita na redação)
15:30 SBT (a confirmar, visita na redação)

Quinta-feira (22)
10:00 e 14:00 – Visita à Caras (redação)
12:00 – Visita à Bloomberg (redação)
15:00 – Visita ao Valor Econômico/Ed.Globo/Globo Condé Nast/sucursal do Globo (redações)

Segunda-feira (26)
12:00 e 19:30 – Assembleia da Campanha Salarial de Jornais e Revistas na sede do Sindicato dos Jornalistas
Rua Rego Freitas nº 530 – Sobreloja – Vila Buarque (Metrô República). 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo