Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornais e Revistas do interior e litoral segue sem avanços

Jornais e Revistas do interior e litoral segue sem avanços

A Campanha Salarial 2019-2020 de Jornais e Revistas do interior e litoral segue sem avanços na terceira rodada de negociação desta quarta-feira, dia 10, e as empresas pediram mais dez dias para apresentar a proposta econômica de reajuste salarial. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) reiterou, durante a negociação, a importância da reposição da inflação com ganho real.  Paulo Zocchi, presidente do Sindicato, destacou que “na negociação do ano passado houve reajuste e a inflação disparou no mês seguinte”.

Com a queda da Medida Provisória 873, que impedia o desconto em folha de pagamento da contribuição assistencial feita pelos jornalistas não sindicalizados, o SJSP propôs a manutenção da cláusula na Convenção Coletiva com a atual redação. “O Sindicato está fazendo um trabalho para que os jornalistas se sindicalizem e deixem de pagar a taxa assistencial”, disse Zocchi.

O Sindicato levantou ainda a proposta de vigência das cláusulas sociais por dois anos, mantendo apenas negociação das cláusulas econômicas em 2020. Para o secretário do interior, José Eduardo de Souza, “a manutenção das cláusulas sociais por dois anos vai garantir direitos aos jornalistas e trata-se de um ganho importante diante da conjuntura atual.” As empresas ficaram de avaliar a proposta e sugeriram que a redação assegure negociação de cláusulas sociais antes do prazo determinado em caso de alteração na legislação vigente.

O sindicato patronal avaliará, nos próximos dias, o pleito dos jornalistas de manutenção das cláusulas sociais por dois anos. Em dez dias, o sindicato patronal se comprometeu apresentar uma proposta econômica e a resposta em relação aos demais itens negociados. A partir dessa resposta, o SJSP definirá os próximos passos da Campanha.

Para saber mais sobre as outras rodadas de negociação da Campanha Salarial de Jornais e Revistas, clique aqui.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo