Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

ELEIÇÕES FENAJ – Jornalistas vão eleger, a partir de hoje, nova direção da FENAJ e da Comissão Nacional de Ética

ELEIÇÕES FENAJ – Jornalistas vão eleger, a partir de hoje, nova direção da FENAJ e da Comissão Nacional de Ética

A presidente da FENAJ Maria José Braga, Candidata a reeleição, votou hoje, em Goiânia

Começou nesta terça-feira, 16, a votação para a escolha da nova diretoria da FENAJ e dos cinco novos integrantes da Comissão Nacional de Ética (CNE). As eleições, por voto direto e secreto de cada jornalista sindicalizado e em dia com sua entidade sindical, estendem-se até quinta-feira, 18.  A votação para a diretoria dá-se por meio de chapa e, para a CNE, por meio de candidaturas individuais. 

A votação nacional é organizada pelos sindicatos, que puderam optar por realizar as eleições em três, dois (17 e 18) ou só no dia 18. Os sindicatos, por meio das comissões eleitorais locais, também são os encarregados de divulgar horários e locais onde as urnas estão disponíveis para a categoria. Todos os procedimentos são supervisionados pela Comissão Nacional Eleitoral, que elaborou e publicou o edital de convocação das eleições e é a responsável pela proclamação dos resultados.

Chapa Única

Depois de sete eleições com disputa, o movimento sindical nacional dos jornalistas chegou a uma chapa de unidade. A chapa Audálio Dantas – FENAJ em defesa dos jornalistas, do jornalismo e da democracia é encabeçada pela atual presidenta, Maria José Braga, de Goiás, e tem como vice-presidente Paulo Zocchi, de São Paulo. Os demais cargos da Diretoria – distribuídos entre Executiva, vices-regionais e departamentos – são ocupados por jornalistas de todas as regiões do país e da maioria dos Estados.

Para a Comissão Nacional de Ética, cinco jornalistas registraram suas candidaturas: Claudia de Abreu, do Rio de Janeiro; Kardé Mourão, da Bahia; Osnaldo Moraes, de Pernambuco; Pinheiro Sales, de Goiás e Salomão de Castro, do Ceará.  Os jornalistas podem votar em até cinco nomes para CNE, além da chapa que concorre à direção da Federação. 

Sindicatos

Sete sindicatos de Jornalistas também elegem suas diretorias e comissões de ética em eleições concomitantes com as da FENAJ. Na Bahia, a chapa Começar de Novo é encabeçada por Moacy Neves. No Ceará, Rafael Mesquita lidera a chapa Ousar e Lutar. Em Goiás, Cláudio Curado lidera a chapa inscrita na disputa local. Em Pernambuco, a única chapa é encabeçada por Severino Pereira Leite Júnior e, no Rio Grande do Sul, por Vera Daisy Barcelos. Também em Sergipe a eleição local é com chapa única, liderada por Edmilson Brito.

Já no Sindicato do Município do Rio de Janeiro, duas chapas estão na disputa: chapa 1 – Por um sindicato forte, pela valorização dos jornalistas; chapa 2- Luta jornalista! Nesse sindicato a diretoria é colegiada, sem a figura do presidente.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo