Carta Aberta das trabalhadoras e trabalhadores da RBA/ Rede TVT

Nós, trabalhadoras e trabalhadores da Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho, composta por funcionárias e funcionários da Rádio Brasil Atual e Rede TVT, em assembleia realizada no último dia 9, rechaçamos a proposta apresentada pela direção da emissora para renovação do acordo coletivo.

Em negociações passadas, sempre buscamos compreender a situação financeira e política que afetou de forma significativa a rede e aceitamos concessões, buscando sempre o melhor acordo entre as partes, portanto, essa proposta apresentada nos surpreendeu negativamente.

Participamos com afinco do crescimento da rede ao longo dotempo, especialmente nos últimos dois anos, em que nos comprometemos com mudanças expressivas, como a mudança de toda estrutura da TV de São Bernardo do Campo para a capital paulista, com muitos de nós nos dedicando dia e noite nesta reestruturação, para que tudo funcionasse perfeitamente. E, com o anúncio da pandemia, mais uma vez aceitamos o desafio de transportar toda estrutura da TV, mas agora para as nossas casas. Mesmo assim não esmorecemos, porque acreditamos no projeto.

Nos causou também muita surpresa a direção da TV negar nosso direito de organização. A justificativa apresentada de que não há essa previsão no último acordo é questionável e, de qualquer forma, é bastante preocupante não receber esse apoio de uma rede que atua em defesa dos direitos da classe trabalhadora justamente em um momento da história em que o governo autoritário de Jair Bolsonaro investe contra as trabalhadoras e os trabalhadores, com medidas que justamente retiram direitos.

Nesta última assembleia, nós jornalistas e radialistas da Rádio Brasil Atual e Rede TVT votamos pela rejeição da proposta apresentada pela direção.