Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Campanha do Interior e Litoral tem 1ª rodada

Interior e Litoral: Campanha Salarial de Jornais e Revistas tem 1ª rodada

A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) participou nesta quinta-feira (28) da primeira rodada de negociação da Campanha Salarial de Jornais e Revistas do Interior e Litoral, realizada na capital paulista, na sede do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Estado de São Paulo (Sindjori). A primeira reunião deveria ter ocorrido no último dia 30 de maio, mas foi adiada a pedido dos representantes do patronal que alegaram dificuldades para chegar à negociação devido à greve dos caminhoneiros. 

Na Campanha Salarial 2018-2019, com data base neste 1º de junho, a bancada dos trabalhadores e trabalhadoras reivindica a reposição da inflação de 1,76%, acumulada nos últimos 12 meses, e mais 3% de aumento real por produtividade diante do enxugamento das redações e do aumento da carga de trabalho sobre os profissionais.

Porém, a primeira resposta do patronal à pauta de reivindicações foi prontamente rechaçada pela bancada dos jornalistas, pois a direção do Sinjori iniciou a negociação propondo reajuste zero sobre os salários e benefícios.

O Sindjori ainda propôs retirar da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) um parágrafo da cláusula sobre a época de pagamento de salário com o intuito de retirar a obrigatoriedade do adiantamento de 40% no 20º dia do mês trabalhado (5ª cláusula da atual CCT), além do fim da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) – hoje R$ 955, valor que corresponde anualmente a 3% do rendimento dos profissionais considerando o piso de 5 horas, e de 2% no caso do piso de 7 horas diárias.

Confira a íntegra da pauta de reivindicações 

Além da recusa imediata da proposta patronal, na mesa a bancada dos jornalistas defendeu a manutenção da CCT e a inclusão de novas cláusulas para proteção contra a “reforma” da CLT.

Na rodada deste 28 de junho, o único acordo definido foi a extensão da validade da atual Convenção Coletiva pelos próximos quatro meses enquanto seguem as negociações.

A segunda rodada é no próximo dia 11 de julho, na sede do Sinjori, no centro paulistano.

Veja outras informações sobre a primeira negociação neste vídeo com Paulo Zocchi, presidente do SJSP:

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo