Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Assembleia debate campanha salarial em meio à pandemia

Assembleia debate campanha salarial em meio à pandemia

Jornalistas do segmento de jornais e revistas da capital estão convidados a participar de assembleia do Sindicato, convocada para a próxima terça-feira, às 11h, em ambiente virtual. Desde o início do isolamento social por causa da pandemia em curso, em março passado, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) já realizou dezenas de assembleias virtuais, por meio das quais a categoria pode – nesta situação excepcional – debater os problemas e decidir formas de ação coletiva para a defesa dos salários, direitos e empregos.

Em 2019, o Sindicato dos Jornalistas assinou, com o sindicato das empresas jornalísticas, uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com dois anos de duração, até 31 de maio de 2021. A CCT do segmento tem 71 cláusulas, com direitos e garantias das(os) jornalistas empregadas por estas empresas, e tem de ser renovada periodicamente. Na atual convenção, há 7 cláusulas econômicas cuja validade é de um ano (até 31 de maio passado), e que são o objeto da campanha salarial deste ano: piso salarial (3ª); reajuste salarial (4ª); compensação (5ª); admitidos após a data-base (6ª); participação nos lucros e resultados (17ª); auxílio-creche (21ª); e vale-refeição, alimentação e restaurante (44ª).

Em relação a essas cláusulas, o Sindicato enviou ofício à entidade patronal, em maio, propondo que – em função da pandemia e do isolamento social – a vigência das 7 cláusulas da CCT fosse prorrogada até o final de setembro, com a garantia da data-base (1º/6), e que uma rodada de negociação fosse, desde já, pré-agendada para o início de setembro.

Em 10 de junho, saiu o INPC do período, índice adotado como parâmetro para as negociações salariais da categoria: de junho de 2019 a maio de 2020, o INPC registrou uma elevação de 2,05%.

As empresas responderam à comunicação do SJSP apresentando duas possibilidades:

a) prorrogação da CCT até o final do ano, com manutenção da data-base (1º/6/2020), e negociação pré-agendada para a segunda quinzena de janeiro; ou

b) renovação das cláusulas econômicas por um ano, com reajuste zero.

A assembleia está convocada para debater a situação geral de nossa categoria neste momento de pandemia e isolamento social, bem como definir qual seria a resposta a encaminhar para as empresas. Podem participar da assembleia jornalistas, sindicalizados ou não, que se identifiquem como condição para entrar na sala virtual (é o equivalente à lista de presença). As principais empresas do segmento são O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e as editoras Globo (incluindo agora o jornal Valor Econômico), Globo Condenast, Abril, Caras, Trip, entre outras.

Orientação para participação na assembleia

Extraordinariamente, em virtude da pandemia da Covid-19 e frente a todas as orientações de evitar contato presencial, a discussão sobre a questão será organizada por meio de assembleia virtual. O aplicativo utilizado será o Google Meet.

1 – A entrada na conferência ocorre por meio de link. Ele será enviado ao grupo de whatsapp dos jornalistas com o Sindicato de cada empresa próximo ao horário da reunião.

Profissionais que não estão nos grupos de suas redações com o sindicato, ou que trabalham em empresas nas quais não há esse grupo, podem solicitar acesso à reunião ou ao grupo pelo (11) 96028-7769 (contato da diretoria do Sindicato).

2 – Pelo notebook ou PC, a conferência abre diretamente em uma janela do navegador.

3 – Pelo celular, é necessário o aplicativo “Google Meet”, ou “Hangout Meet”. O link enviará direto à loja de aplicativo no caso dos aparelhos que não o tiverem instalado.

4 – Ao solicitar entrada na sala, é preciso fornecer nome e sobrenome, e clicar em “Pedir para participar”. Quando estiver na sala, pedimos que se apresente escrevendo no chat da chamada em qual redação/editoria trabalha (medida de segurança para os próprios jornalistas que estiverem participando)

5 – Durante a reunião: o melhor é usar conexão por fio ou wifi; apenas se não for possível, utilizar os dados do celular. Caso sua conexão esteja lenta ou instável, ajuda desabilitar a câmera. O administrador da reunião manterá os microfones fechados para melhorar a qualidade dos áudios, mas quem for tomar a palavra precisa abrir seu próprio microfone.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo