Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

MPT acolhe denúncia do SJSP e pede que Rede Record comprove a adoção de medidas

MPT acolhe denúncia do SJSP e pede que Rede Record comprove a adoção de medidas

O Ministério Público do Trabalho acolheu a denúncia formulada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) sobre a falta de informação da RTV Record sobre a adoção de medidas para proteger os jornalistas durante a pandemia de coronavírus e abriu um procedimento de investigação para ajuizamento da ação civil pública.

De acordo com o documento emitido pelo órgão, a empresa deverá manifestar-se em 48 horas, após receber a notificação, comprovando a adoção de medidas que visem proteger a saúde dos trabalhadores frente à pandemia do novo coronavírus. O documento deve ser encaminhado à empresa ainda nesta quarta-feira (22), de acordo com as informações contidas no sistema do MPT.

O MPT reconhece e endossa as medidas encaminhadas à empresa pelo Sindicato e solicita, em particular, a comprovação da adoção das 12 recomendações encaminhadas à Record pelo SJSP.

A Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região, que acolheu a denúncia, autuou a Record por abusos decorrentes do poder hierárquico do empregador com complemento da empresa desrespeitar normas governamentais relacionadas à pandemia do Covid-19.

“O Ministério Público do Trabalho mostra mais uma vez sua importância para os trabalhadores e a sociedade. A ação sindical, em conjunto com o trabalho desenvolvido pelo MPT, reforça a importância que as entidades possuem.”, destacou o advogado do SJSP, Thiago dos Santos Barolli. O advogado destaca ainda que a emissora, por se tratar de uma empresa que leva a notícia à população de como se proteger durante a pandemia, deveria ser a primeira a cumprir as orientações do Ministério da Saúde para proteger seus trabalhadores.

O Sindicato aguarda a notificação da empresa e a adoção de medidas que protejam os jornalistas em atividade na emissora.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo