Diante do avanço da variante ômicron, responsável por uma alta taxa de transmissibilidade do vírus responsável pela covid-19, jornalistas das principais redações do país estão enfrentando o surto da doença dentro das redações.
Nesta sexta-feira, o SJSP contatou a TV Globo para cobrar medidas de proteção aos profissionais: foram relatados dezenas de casos de covid-19 na empresa nos últimos dias. O Sindicato reivindica a que a emissora teste de maneira imediata todas as pessoas que tiveram contato com profissionais infectados nos últimos dias, além de garantir o home office para aqueles jornalistas com sintomas e que ainda não realizaram a testagem.
No comunicado enviado à emprensa, reforçamos também a necessidade que os profissionais que porventura sejam diagnosticados com Covid tenham a garantia do necessário repouso, com a licença laboral.
Diante da variante ômicron e da alta dos casos de influenza H3N2, solicitamos à TV Globo que adote o home office para a maior parte dos profissionais que não necessitem exercer seu trabalho presencialmente, além do imediato isolamento daqueles que apresentem sintomas relacionados a doenças respiratórias.
Nesta semana, o SJSP também entrou em contato com a TV Record, após jornalistas relatarem um surto de covid-19 na redação, e o mesmo aconteceu na EBC. No final do ano, a RedeTV! enfrentou situação parecida.
Caso você trabalhe em uma redação com surto de Covid ou influenza, envie uma mensagem para presidencia@sjsp.org.br para que o Sindicato tome as providências necessárias junto à sua empresa.