Os familiares de Audálio Dantas, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) que morreu no último dia 30 de maio, realizarão uma missa pelo seu aniversário neste domingo (8), às 10h30, na Igreja São Domingos, na Rua Caiubi nº 164, em Perdizes, bairro da zona oeste paulistana. Nascido em 8 de julho de 1929, em Tanque D”Arca, em Alagoas, o jornalista completaria 89 anos.
Dantas morreu aos 88 anos vítima de um câncer contra o qual lutava desde 2015, e deixou a mulher Vanira Kunc e as filhas Juliana e Mariana, além dos filhos José e Ana, dos dois primeiros casamentos, netos e bisnetos.
Nome mais importante dos 81 anos de história do Sindicato, Audálio presidiu a entidade de 1975 a 1978, retomando a direção do SJSP para os jornalistas. Ele também foi presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) de 1983 a 1986, o primeiro eleito diretamente para a direção da entidade.
Liderando o Sindicato em plena ditadura militar, enfrentou o regime ao denunciar a farsa do “suicídio” de Vladimir Herzog montada pelos torturadores do Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna (Doi-Codi) para esconder o assassinato de Vlado.
A despedida ao jornalista, em velório na sede do SJSP, no último dia 31 de maio, foi marcada pela emoção e pelas várias histórias de vida lembradas e contadas por familiares, amigos e admiradores de Dantas.
Audálio Dantas deixa um amplo legado sendo referência na luta contra a ditadura, na combatividade como sindicalista, na prática da ética como jornalista, no embate pelos direitos humanos e pela democracia.
Missa pelo aniversário de 89 anos de Audálio Dantas
Data: 8 de julho de 2018 (domingo)
Horário: 10h30
Local: Igreja de São Domingos
Rua Caiubi nº 164 – Perdizes – São Paulo –SP
Leia também:
Morre Audálio Dantas, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas
Emoção no adeus a Audálio Dantas: uma vida de luta que entra para a história
Audálio Dantas e o despertar de consciências
Resistir e lutar: é a mensagem na missa de 7º dia de Audálio Dantas