Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

David de Moraes, ex-presidente do SJSP, é homenageado em ato na sede da entidade

Falecido no dia 14 de janeiro deste ano, David de Moraes foi o 18ª presidente do Sindicato dos Jornalistas de SP

David de Moraes, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo, foi homenageado na noite da última quinta-feira (29/2), em uma atividade promovida pelo SJSP em parceria com a Associação Brasileira de Imprensa, a ABI.

O ato em memória ao 18º presidente do Sindicato dos Jornalistas de SP reuniu amigos, colegas de trabalho, companheiros de sindicatos, de militância política, além de familiares de David.

Regina Pimenta, vice-presidente da ABI, fez uma breve retrospectiva da vida e carreira de David. Ela relatou o período em que ele estudou em um Seminário na cidade de São Roque, falou da sua formação acadêmica (considerada tardia) em direito e lembrou que ele atuou profissionalmente em empresas de comunicação como Grupo Folha e Editora Abril, essa última onde David trabalhava quando foi eleito para presidir o SJSP entre os anos de 78 à 81. Pimenta enalteceu que David sempre manteve características como ” A capacidade de ouvir o outro, o trato gentil, a lucidez, o bom humor e o caráter”.

Thiago Tanji, atual presidente do SJSP ao mencionar diversas passagens de David como dirigente sindical, disse que “ao realizar esse ato em memória ao companheiro David de Moraes, este sindicato tem a oportunidade de revisitar sua história riquíssima em defesa de nossa categoria, da democracia e dos direitos humanos”. Tanji, ao fazer referência aos antigos presidentes da instituição sindical presentes no evento, comentou que momentos como aquele representam grande força, pois demostram que a luta deste sindicato tem passado, presente e com certeza, tem futuro.

Ele pontuou que a diretoria sindical a qual David presidiu teve uma grande responsabilidade em suceder a gestão de Audálio Dantas, ao mesmo tempo que precisava dar conta dos anseios que emergiam da classe trabalhadora naquela conjuntura.

Um dos fatos históricos da gestão de David à frente do SJSP, destacados por Thiago, foi a greve dos jornalistas, realizada no ano de 1979, que durou seis dias. Além disso, o atual presidente fez paralelos entre a luta da categoria daquele tempo e dos dias atuais, que infelizmente permanecem semelhantes, e segundo ele, com o agravante da crise estrutural das empresas tradicionais de comunicação provocada, principalmente, pelas plataformas digitais.

Tonico Ferreira, jornalista que fez parte da gestão do SJSP junto com David de Moraes, comentando as mobilizações grevistas da época, incluindo a dos jornalistas. Ele disse que as ações grevistas não eram somente por salários, mas em grande parte políticas e geraram resultados. “Veio a anistia em 79, o AI-5 terminou no final de 78, terminou o bipartidarismo, as forças começavam a se organizar para formar seus próprios partidos”, neste sentido Tonico destacou a atuação de David na fundação do Partido dos Trabalhadores. “Em 80 teve a fundação do PT, com uma participação ativa e importante do David, aqui tá um ponto importante dele, essa ligação que ele teve junto com o Lula e o pessoal do ABC para formar o Partido dos Trabalhadores”, completou Tonico.

Falecido no dia 14 de janeiro deste ano, com 87 anos, David deixou uma filha e quatro netos.  Extremamente emocionada, Silvia Moraes, filha do homenageado encerrou o ato trazendo o olhar da família ao ser humano íntegro e dedicado, como ela descreveu o pai. “Outra qualidade dele foi a coerência, os valores que ele procurava passar para os filhos e neto eram aqueles que ele coloca em prática no dia a dia, era muito fácil pra nós entender o jeito certo de agir apenas observando o exemplo dele”, relata Silvia.

Estiveram presentes no ato figuras públicas importantes da história de luta da classe trabalhadora, e na trajetória militante de David de Moraes, como o ex-diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e um dos fundadores do PT, Djalma Bom e Rui Falcão jornalista, ex-presidente do Partido dos Trabalhadores e atual Deputado Federal por São Paulo. Além dos ex-presidentes do SJSP: Gabriel Romero, Robson Moreira, Guto Camargo e Paulo Zocchi.

Confira o Ato em memória de David de Moraes na íntegra:

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo