O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas anunciou a publicação de seu mais recente livro eletrônico, “Inovadores no Jornalismo Latino-Americano”.
A nova publicação compila todas as reportagens de uma série de mesmo nome publicada pelo blog do Centro Knight entre os meses de dezembro de 2017 e abril de 2018. Ela traz jornalistas e profissionais de mídia da região que estão inovando em design, formatos, métodos de distribuição, modelos de negócio, colaboração transnacional, programas de residência, mercados de nichos e muito mais.
O livro e a série foram possíveis graças ao apoio generoso do Programa de Jornalismo Independente da Open Society Foundations.
O livro, que pode ser baixado gratuitamente na biblioteca digital do Centro Knight em inglês, espanhol e português, é uma expansão do projeto do ano passado, focado em inovações específicas como checagem de fatos, projetos de vídeo de realidade virtual 360, podcasting e jornalismo de dados, entre outros.
Desta vez, o Centro Knight olhou para as pessoas que realizam esses projetos inovadores. Alguns são jornalistas veteranos, outros estão há 10 anos na profissão, vários estão apenas começando e outros sequer se consideram “jornalistas”.
Muitos têm investido em cargos, equipes ou laboratórios especiais em suas redações para promover e estimular a inovação e uma nova cultura e pensamento relacionado ao trabalho. Suas próprias equipes de notícias consistem em profissionais com origens variadas – jornalismo, design, direito, artes gráficas, análise de dados. Eles estão repensando o que é jornalismo, como as histórias são contadas e os tipos de informação que o público quer e precisa.
Cada artigo vem acompanhado pelas principais lições tiradas das histórias dos inovadores. Durante o 11º Colóquio Ibero-Americano de Jornalismo Digital no Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ), Teresa Mioli, coordenadora de conteúdo do Centro Knight e editora da série e do ebook, destacou cinco lições-chave compartilhadas por muitos dos casos apresentados.
1. Conecte-se com sua comunidade
2. Experimente com novos formatos
3. Diversifique suas fontes de receita
4. Invista em inovação
5. Colabore com outros meios
Jornalistas representando seis estudos de casos abordados na série também estiveram presentes e compartilharam suas ideias sobre novos formatos para contar histórias, maneiras de expandir o alcance do conteúdo, modelos de receita que oferecem esperança para obter sustentabilidade financeira e muito mais. Você pode ler mais sobre o feedback deles aqui.
O livro também inclui quatro guias de proeminentes jornalistas latino-americanos. Natalia Viana, diretora da Agência Pública, no Brasil, dá conselhos para jornalistas que querem realizar campanhas bem-sucedidas de crowdfunding. Martín Rodríguez Pellecer, diretor e CEO de Nómada, na Guatemala, orienta os jornalistas pelos caminhos do financiamento de um meio digital independente. Mariana Santos, CEO da Chicas Poderosas, explica como jornalistas digitais podem usar o design thinking. E Priscila Hernández Flores, jornalista mexicana residente no Connectas, e Carlos Eduardo Huertas, diretor do Connectas, oferecem aschaves para o desenvolvimento de um projeto transnacional na América Latina.
Mioli e Ismael Nafría, ex-jornalista residente no Centro Knight durante o ano acadêmico de 2016-2017 e autor de “A reinvenção do New York Times”, são coeditores da série e do livro digital.
O livro pode ser baixado gratuitamente em inglês, espanhol ou português na biblioteca digital do Centro Knight.
A capa do livro foi criada pelo wkrm, um estúdio de design dirigido por estudantes da Universidade do Texas em Austin.
Você pode encontrar o livro do ano passado, “Jornalismo inovador na América Latina“, na biblioteca para download gratuito, também nos três idiomas listados acima.