A Fundação Perseu Abramo (FPA) realizará nesta quarta-feira, dia 4 de julho, às 19h, o debate de lançamento do livro Uma revolta urbana: a Greve Geral de 1917 em São Paulo, com a participação de Edilene Toledo e Luigi Biondi, autores do livro.
A atividade é aberta e gratuita, e acontecerá na sede da FPA, em São Paulo (Rua Francisco Cruz, 234, Vila Mariana). Haverá distribuição gratuita de exemplares do livro no local.
O evento conta com transmissão ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube e pela página da instituição no Facebook.
O livro
Uma revolta urbana: a Greve Geral de 1917 em São Paulo, de Edilene Toledo e Luigi Biondi, trata do processo que culminou na greve de 1917, mostrando a articulação dos operários e as tendências políticas envolvidas, anarquistas e socialistas, contribuindo para o debate historiográfico sobre a Greve Geral em São Paulo.
O livro é parte da coleção História do Povo Brasileiro, que busca oferecer uma visão abrangente e alternativa da história brasileira, em linguagem acessível, publicando obras de autores com reconhecida competência nos temas selecionados para cada volume.
Sobre os autores:
→ Edilene Toledo é docente do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo, autora dos livros Anarquismo e Sindicalismo Revolucionário – Trabalhadores e militantes em São Paulo na Primeira República, lançado pela Fundação Perseu Abramo em 2004, e também Travessias Revolucionárias – Ideias e militantes sindicalistas em São Paulo e na Itália (1890-1945), publicado pela Editora da Unicamp também em 2004.
→ Luigi Biondi é docente do Departamento de História da Universidade Federal em São Paulo, autor do livro Classe e nação: trabalhadores e socialistas italianos em São Paulo, 1890-1920, publicado pela Editora da Unicamp em 2011.