Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

FPA lança livro sobre a Greve Geral de 1917

Fundação Perseu Abramo lança livro sobre a Greve Geral de 1917 em São Paulo

A Fundação Perseu Abramo (FPA) realizará nesta quarta-feira, dia 4 de julho, às 19h, o debate de lançamento do livro Uma revolta urbana: a Greve Geral de 1917 em São Paulo, com a participação de Edilene Toledo e Luigi Biondi, autores do livro.

A atividade é aberta e gratuita, e acontecerá na sede da FPA, em São Paulo (Rua Francisco Cruz, 234, Vila Mariana). Haverá distribuição gratuita de exemplares do livro no local.

O evento conta com transmissão ao vivo pelo  canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube e pela  página da instituição no Facebook.

O livro

Uma revolta urbana: a Greve Geral de 1917 em São Paulo, de Edilene Toledo e Luigi Biondi, trata do processo que culminou na greve de 1917, mostrando a articulação dos operários e as tendências políticas envolvidas, anarquistas e socialistas, contribuindo para o debate historiográfico sobre a Greve Geral em São Paulo.

O livro é parte da coleção História do Povo Brasileiro, que busca oferecer uma visão abrangente e alternativa da história brasileira, em linguagem acessível, publicando obras de autores com reconhecida competência nos temas selecionados para cada volume.

Sobre os autores:

→ Edilene Toledo é docente do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo, autora dos livros Anarquismo e Sindicalismo Revolucionário – Trabalhadores e militantes em São Paulo na Primeira República, lançado pela Fundação Perseu Abramo em 2004, e também Travessias Revolucionárias – Ideias e militantes sindicalistas em São Paulo e na Itália (1890-1945), publicado pela Editora da Unicamp também em 2004.

→ Luigi Biondi é docente do Departamento de História da Universidade Federal em São Paulo, autor do livro Classe e nação: trabalhadores e socialistas italianos em São Paulo, 1890-1920, publicado pela Editora da Unicamp em 2011.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo