Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Cineclube Vladimir Herzog exibe hoje o longa-metragem “Jonas”

Cineclube Vladimir Herzog exibe hoje o longa-metragem “Jonas”


Estrelado por Jesuíta Barbosa e Laura Neiva, a produção ainda conta com a participação de Chay Suede e do cantor Criolo ao retratar a história de um garoto iludido por um amor de infância

O Cineclube Vladimir Herzog exibe na terça-feira (dia 28 de março), às 19h30, o filme brasileiro “Jonas”, que marca a estreia da cineasta Lô Politi na direção de um longa-metragem.

 

Jonas é um misto de drama e thriller – um drama de amor sobre uma cama de thriller. Um filme com produção ousada, com elenco plural e direção de Lô Politi, em sua estreia em longa metragem. Com produção da Mastershot, o filme conta a história de Jonas, interpretado por Jesuíta Barbosa, um garoto que é filho da empregada e sempre foi apaixonado pela filha da patroa, Branca, vivido por Laura Neiva.

Os dois cresceram juntos, muito próximos, mas o abismo social vai se fazendo presente e intransponível à medida que eles vão crescendo. O filme se vale do momento que eles se reencontram já quase adultos, e o amor de Jonas reaparece. É nesse contexto que, sem querer, levado por impulso, acaba cometendo um crime e precisa lidar com as consequências que o levará a sequestrar Branca e a esconder dentro do carro alegórico da escola de samba do bairro, a baleia, durante o carnaval. Participam também do filme o ator Chay Suede e o cantor Criolo.

Além de dirigir, Lô Politi assina o roteiro. A ideia surgiu quando, todo ano, ao passar pelo estacionamento de carros alegóricos do sambódromo, via um cenário surreal no meio da Marginal Tietê, em São Paulo. O encantamento com todos os carros estacionados lá, uma mancha colorida e imponente no meio da cidade cinza a fez produzir o roteiro. “Passo pelo estacionamento de carros alegóricos do sambódromo todo carnaval, na marginal, saindo de São Paulo para o feriado. Sempre me fascinou aquele lugar, aqueles carros alegóricos todos lá, coloridíssimos, enormes, durante semanas, um ambiente muito surreal no meio na marginal, do trânsito, uma explosão de cor e fantasia no meio da parte mais árida e cinzenta de São Paulo. Sempre que passava por lá, pensava: Alguém tem que fazer um filme com esse cenário! Uma dia resolvi fazer eu mesma.”, afirma ela.

Além da dupla de protagonistas e de Chay Suede e do cantor Criolo, os rappers Karol Conká e Rincón Sapiência fazem parte do elenco. Entre os atores mais experientes temos Ana Cecília Costa e João Fábio Cabral. Foi montado um mix de atores experientes com novas apostas e músicos nos papéis de atores.

Lô Politi estreia em direção de longa metragem, mas trabalha com cinema desde adolescente, como produtora e assistente de direção e, desde 1998, atua como diretora, roteirista e produtora. Sócia fundadora da Maria Bonita Filmes atuou por 10 anos como diretora de cinema publicitário, diretora de conteúdo e produtora de inúmeros projetos culturais e de entretenimento.  Após o filme, a cineasta participará de uma roda de conversa com o público.

O Cineclube Vladimir Herzog é uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) e do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) e visa resgatar um espaço que teve papel importantíssimo na resistência à ditadura e na luta pela redemocratização do país. Filmes como “O Homem que Virou Suco” (João Batista de Andrade, 1981) chegaram a um imenso público a partir das sessões realizadas no auditório Vladimir Herzog do Sindicato.

(Com informações da assessoria de imprensa do filme)

O que: Exibição do filme “Jonas” + Debate com a cineasta Lô Politi

Quando: 28 de março (terça-feira). Às 19h30.

Onde: R. Rego Freitas, 530 – República, São Paulo – SP – Sobreloja.

Mais informações: (11) 3229-7989

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo