Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Cineclube desta terça (25) exibe ‘Dedo na ferida’

Cineclube desta terça (25) exibe 'Dedo na ferida', de Silvio Tendler

O Cineclube Vladimir Herzog exibe, na última terça-feira de setembro (25), às 19h, o longa “Dedo na ferida” (2018), novo documentário de Silvio Tendler, que analisa como o mundo das finanças “sequestrou” as democracias e, hoje, está à frente das tomadas de decisões.

Tendler – também conhecido como “o cineasta dos sonhos interrompidos” por abordar em seus filmes personalidades como Jango, JK e Carlos Marighella –, realiza diversas entrevistas com personalidades artísticas (o cineasta Costa-Gavras), políticas (os ex-ministros Celso Amorim e Yanis Varoufakis) além de professores e economistas (Ladislaw Dowbor e Laura Carvalho), e compõe um panorama de como o capital pode influenciar a política, os governos e a nossa vida cotidiana.

Outro ponto forte do filme é acompanhar o longo trajeto diário de Anderson: do emprego em Copacabana, bairro nobre carioca, até sua casa, localizada em Japeri, região com o pior índice de desenvolvimento humano do Estado do Rio de Janeiro e onde está onde está sediado um destacado grupo de teatro, o Código, que enfrenta enormes dificuldades para sobreviver.

Tendler cumpre o que promete no título: coloca o dedo na ferida ao mostrar a concentração de poder econômico nas mãos de poucos e o lucro crescente dos bancos, num contexto em que a desigualdade social aumenta cada vez mais.

Após a sessão, será realizado um debate sobre o filme e o contexto das eleições (marcadas para o dia 07 de outubro). O convidado para esse debate é Ladislaw Dowbor.

Sobre o Cineclube Vladimir Herzog
O Cineclube Vladimir Herzog é uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) e do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) e visa resgatar um espaço que teve papel importantíssimo na resistência à ditadura e na luta pela redemocratização do país. Filmes como “O Homem que Virou Suco”, de João Batista de Andrade, chegaram a um imenso público a partir das sessões realizadas pelo Cineclube. As sessões são sempre nas últimas terças-feiras de cada mês, seguidas por debates com realizadores dos filmes e/ou convidados. Para mais informações, visite nosso blog e nossa página nas redes sociais.

SERVIÇO
Exibição do documentário “Dedo na ferida” (2018, Silvio Tendler) + Debate sobre o “sequestro” das democracias pelo mercado financeiro
Data: 25 de setembro (terça-feira), às 19h
Local: Rua Rêgo Freitas, 530 – República, São Paulo – SP – Sobreloja.
Exibição gratuita
Mais informações: (11) 3229-7989

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo