O Cineclube Vladimir Herzog exibe, nesta última terça-feira do mês (31), o documentário Tudo por amor ao cinema (2015), do cineasta Aurélio Michiles, que conta a história de Cosme Alves Netto (1937-1996), curador da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro por mais de duas décadas, e que dedicou sua vida à recuperação e conservação de filmes no Brasil.
Com imagens de arquivo do próprio Cosme, depoimentos e cenas de filmes, Michiles apresenta a jornada de um cinéfilo e pesquisador do cinema nacional que atuava na divulgação de arte e ideais e, por isso, foi perseguido e preso durante a ditadura militar. O crítico José Carlos Avellar, em seu depoimento, salienta que “Cosme ultrapassou a guarda e a preservação para pensar um espaço de ação cultural”.
Sob sua gestão, a cinemateca se tornou um lugar vivo, em conexão com a cidade. São lendárias, por exemplo, as sessões no cinema Paissandu, programadas por Fabiano Canosa a partir do acervo da cinemateca – uma iniciativa que acabou contribuindo para o nascimento de uma geração de cinéfilos (a “geração Paissandu”) e as estratégias de Cosme para driblar a ditadura (depois que ele testemunhou policiais queimarem o contratipo de “O Encouraçado Potenkim”, passa a guardar obras consideradas “subversivas” com títulos falsos – incluindo os negativos do inacabado “Cabra Marcado para Morrer”, de Eduardo Coutinho, guardado nas prateleiras com o título “Rosa do Campo”). Após a exibição do filme, haverá um debate com cineasta Aurélio Michiles.
Sobre o Cineclube Vladimir Herzog
O Cineclube Vladimir Herzog é uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) e do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) e visa resgatar um espaço que teve papel importantíssimo na resistência à ditadura e na luta pela redemocratização do país. Filmes como “O Homem que Virou Suco”, de João Batista de Andrade, chegaram a um imenso público a partir das sessões realizadas pelo Cineclube. As sessões são sempre nas últimas terças-feiras de cada mês, seguidas por debates com realizadores dos filmes e/ou convidados. Para mais informações, visite nosso blog e nossa página nas redes sociais.
SERVIÇO
Exibição do documentário Tudo por amor ao cinema + debate com o cineasta Aurélio Michiles
Quando: 31 de julho (terça-feira). Às 19h.
Onde: R. Rêgo Freitas, 530 – República, São Paulo – SP – Sobreloja.
Exibição gratuita
Mais informações: (11) 3229-7989