Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sated: nova direção assume hoje (5)

Posse da nova direção dos artistas e técnicos de SP é nesta segunda-feira (5)

Raphaele Da Hora-CUT/SPO Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo (Sated-SP) terá uma nova direção, após 32 anos. A posse dos 30 representantes que chegam com propostas para renovar a entidade será no dia 5 de fevereiro (segunda-feira), às 19h.

A atividade ocorrerá na quadra dos bancários, na Rua Tabatinguera, 192, na Sé, centro da capital paulista. Já estão confirmadas as presenças do ator, diretor e produtor Sérgio Duarte Mamberti, da atriz Luaa Gabanini, do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, da cantora Cida Moreira, da banda Poema Novo e das companhias teatrais do Tijolo e Antropofágica.

Presidente eleito do Sated-SP, o ator e dramaturgo Dorberto Carvalho afirma que a vitória desta nova direção marca um novo momento da história da entidade.

“Não bastasse o processo de renovação em si mesmo, rompendo com a continuidade de uma gestão familiar, o sindicato volta agora para o campo da luta num momento crucial da vida política brasileira, no pós-golpe jurídico parlamentar”, afirma.

Em 2018, o Sated-SP completa 84 anos. Fundado durante o Estado Novo, de Getúlio Vargas, foi criado por trabalhadores que lutavam, entre outras questões, por reconhecimento e valorização profissional. Também esteve presente em períodos como o das Diretas Já, num momento crucial de luta pela redemocratização no Brasil.

Entre as principais tarefas assumidas pela nova direção está a reaproximação com a base. “Faremos uma anistia geral para beneficiar 12 mil trabalhadores e, gradativamente, temos implementado um conjunto de ações de defesa da categoria em cada uma das suas frentes de trabalho”, garante o novo presidente, que estará à frente da entidade até 2021.

Segundo o diretor de Patrimônio da entidade, Jandilson Vieira, o Jan, a direção eleita quer construir relações menos burocratizantes com a base e estimular a sindicalização. “Além disso, lutamos contra a censura e em defesa da livre manifestação artística em espaços públicos e queremos ajudar na organização e consolidação dos núcleos artísticos e técnicos, considerando a Lei 6.533, de 1978”, aponta.

Outro desafio do sindicato, de acordo com Jan, é alcançar o reconhecimento e a inclusão de novas funções e ramos de atividade como a dos contadores de história, os arte-educadores, os DJs, os roggers (que trabalham em altura, com montagens aéreas de eventos, espetáculos, etc.) e os roldies, trabalhadores que são responsáveis pela montagem do set list dos músicos em shows e pela afinação de instrumentos.

“Também iremos atuar em defesa de leis e programas que envolvam a produção, circulação, formação e pesquisa artística e técnica, bem como responsabilizar os gestores públicos quando houver descumprimento”, sinaliza.

Presidente da CUT São Paulo, Douglas Izzo avalia a conquista da nova gestão não apenas como um ganho pra categoria, mas para o movimento sindical.

“Assumem num momento de acirramento da luta política, num cenário de golpe e de retirada de direitos. Os artistas e técnicos e todo o conjunto de trabalhadores do setor representam uma importante categoria em nosso país”, diz, ao lembrar-se dos artistas que fizeram parte da entidade.

O Sated-SP teve em sua direção personagens renomados, dentre os quais a atriz, sindicalista e militante política, Lélia Abramo, e o ator, escritor e dramaturgo, Juca de Oliveira.

Clique aqui e confirme presença na atividades pelo evento no Facebook 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo