Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

13ª Mostra Mundo Árabe de Cinema é de 8 a 27/8

13ª Mostra Mundo Árabe de Cinema é de 8 a 27/8

A 13ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, realizada pelo Instituto da Cultura Árabe, Sesc e Centro Cultural Banco do Brasil, com Copatrocínio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, começará no dia 8 de agosto. De 8 a 27, serão apresentadas ao público produções que retratam a realidade política, social e cultural de países árabes, bem como filmes brasileiros e latino-americanos com temática relacionada à cultura e à imigração árabe. Um desses filmes será Paris la blanche (Paris a Branca), de Lidia Terki (assista aqui ao trailer). 

Esta edição pretende salientar o reconhecimento cultural entre Brasil, América Latina e Mundo Árabe, criando um enlace de cultura e histórias.

Com ingressos a preços populares, a Mostra apresentará filmes inéditos no Brasil ou que apresentam temática em destaque para o público brasileiro, com exibições no CineSESC e no Centro Cultural Banco do Brasil, além de contar com parceria com a Aliança Francesa para exibição de filmes e eventos.

Além da exibição de filmes, haverá a presença de diretores do mundo árabe, que irão dialogar com o público presente. A Mostra também contará com sessões seguidas de debates com diretores e uma edição especial do CinéClub.

Neste ano, o evento, consolidado no calendário cultural da cidade de São Paulo, reafirma sua importância na divulgação do cinema dos países árabes no Brasil, evidenciando realidades. Apesar das condições de divulgação e distribuição dos filmes árabes contemporâneos terem melhorado mundialmente nas últimas décadas, no Brasil ainda é pequena, sendo raras as oportunidades de contato com essa cinematografia.

Existe uma produção significativa nos 22 países de origem árabe, além de festivais importantes no Oriente Médio, como o Festival Internacional de Dubai, o Festival de Cinema de Doha, o Festiva de Marrakesh e o Ismaili Film Festival, que têm possibilitado um aumento na divulgação e distribuição de filmes e coproduções com países árabes, norte-americanos e europeus.

Além disso, o cinema produzido em muitos países árabes tem alto grau de sofisticação na dimensão estética, mas raramente é exibido em salas do Brasil, tanto no circuito comercial, que tem mais de 50% de sua programação ocupada por filmes produzidos nos Estados Unidos, sobrando pouco espaço para a cinematografia nacional e de outros países, como no circuito cultural, representado por Mostras e Festivais. A Mostra Mundo Árabe de cinema vem cumprindo, ao longo dos anos, o papel de difusor deste cinema rico e diversificado.

> Acesse o site da 13ª Mostra Mundo Árabe de Cinema e confira a programação completa: https://www.mundoarabe2018.icarabe.org/

Na 13ª Mostra Mundo Árabe de Cinema serão contemplados os eixos temáticos e sessões permanentes:

– Sessão Mundo Árabe: realizada ao longo da existência da Mostra Mundo Árabe de Cinema, com o objetivo de alargar o horizonte cinematográfico do público brasileiro, por meio da exibição de filmes produzidos nos países árabes, que tiveram repercussão nos festivais internacionais nos últimos dois anos.

– Sessão Diálogos Árabes-Latinos: o objetivo é exibir filmes realizados na América Latina com temática relacionada à imigração árabe, aos países árabes e sua relação com o Brasil e outros países latinos, possibilitando a identificação de paralelos entre a cultura árabe e a formação da sociedade brasileira e latina. Será realizada em parceria com o Cine Fértil e com o Latin Arab International Film Festival (LAIFF – Buenos Aires). Essa sessão foi criada na 8ª edição da Mostra e, sua permanência é atribuída ao crescente número de produções latino-americanas de temática árabe.

– Sessão Cinema Palestino: essa sessão ganha espaço definitivo dentro da Mostra, devido à sua repercussão e reconhecimento em importantes festivais internacionais, como o Oscar e Cannes, que rotineiramente exibem e concedem premiações aos filmes produzidos na Palestina e que abordam a terra sob ocupação e um processo colonial há décadas, que fez seu povo construir a sua própria elaboração entre arte e política.

– Sessão Franco-Argelina e Franco-Árabe: com apoio da Aliança Francesa, contemplará a exibição de filmes com produção franco-árabe.

Contribuindo para a história do cinema árabe no Brasil

A Mostra Mundo Árabe de Cinema surgiu em 2005, logo após a criação do Instituto da Cultura Árabe, em 2004, como uma entidade laica e sem fins lucrativos.

O objetivo da Mostra Mundo Árabe de Cinema sempre foi (e continua sendo) o de apresentar ao público brasileiro a cinematografia dos países árabe e de temática árabe, contribuindo para desfazer os estereótipos e retratando a realidade dos países árabes.

 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo