Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

XVIII Plenária Nacional do FNDC acontece de 25 a 27 de abril, em Guararema

XVIII Plenária Nacional do FNDC acontece de 25 a 27 de abril, em Guararema


 

630369fndplenaria

Entidades filiadas ao Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação estarão reunidas, em Guararema (SP), para a XVIII Plenária Nacional do FNDC, entre os dias 25 e 27 de abril. A Escola Nacional Florestan Fernandes, construída e mantida por movimentos sociais, foi o espaço escolhido para os debates, avaliações, troca de experiências e confraternização das organizações.  O delegado eleito em assembleia que representará o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo será o diretor José Eduardo de Souza (secretário adjunto do Interior e Litoral).

Com o tema Democratizar a Democracia, a XVIII Plenária Nacional do FNDC pretende fazer um balanço das atividades realizadas pelo Fórum no último ano e traçar estratégias de ampliação de sua atuação na articulação e mobilização por políticas de comunicação democráticas no Brasil. A Plenária ainda elegerá a nova Coordenação Executiva e o Conselho Deliberativo do Fórum.

O FNDC avalia que a democratização das comunicações ganhou a agenda das ruas em 2013, a partir dos protestos específicos pedindo mais liberdade de expressão em todo o país. “O FNDC também contribuiu para construir esses momentos e hoje a pauta de um novo marco regulatório se espalha progressivamente, fortalecendo o aprofundamento da ‘democratização da democracia’ em nosso país”, diz o texto base do balanço da entidade. A Lei da Mídia Democrática é uma das principais lutas atuais do FNDC e mobiliza diversos atores na coleta de assinaturas necessárias para levar o projeto à Câmara dos Deputados.

As diretrizes – Entre as diretrizes que devem compor o Plano de Ação 2014-2015 do FNDC e que serão objeto de estudo e debate durante a Plenária, estão a luta por um novo Marco Regulatório das Comunicações; por uma Internet livre e democrática; pelo fortalecimento da Comunicação Pública; por telecomunicações a serviço da maioria do povo brasileiro; por uma radiodifusão comunitária forte e democrática; pelo Canal da Cidadania, um canal estratégico para a luta pelo direito à comunicação; pela implantação e consolidação dos Conselhos de Comunicação; Apoio a todas as formas de Mídias Livres e Alternativas; por um Rádio Digital eficiente e democrático; por um jornalismo de qualidade, com profissionalismo, ética e responsabilidade; e pela garantia da qualidade do conteúdo na mídia brasileira.

 

 

Com informações do FNDC

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo