Sindicato e jornalistas na TVT,
Desde novembro do ano passado, o Sindicato dos Jornalistas vem realizando reuniões e assembleias com os trabalhadores e trabalhadoras na TVT e com a direção da emissora para negociar um acordo coletivo. Entre as reivindicações estava reduzir a jornada de trabalho, sem redução dos salários.
Com a participação de representantes dos jornalistas, na tarde de ontem, em mais uma reunião com a direção na TVT, o Sindicato dos Jornalistas finalizou as negociações com um dos mais significativos acordos realizados. Foi conquistada a redução da jornada, sem redução dos salários.
Os jornalistas na TVT conseguiram ainda um favorável regime de descanso semanal em que os jornalistas folgarão três finais de semana e trabalharão um sábado, em regime de rodízio.
Os jornalistas na TVT que cumpriam um contrato de 7 horas, de segunda-feira a sábado, somando 42 horas semanais, a partir deste mês passam a trabalhar 7h39 de segunda a sexta, completando as 40 horas com um único sábado trabalhado no mês.
Para José Eduardo de Souza, diretor do Sindicato, essa é uma importante conquista.É o resultado da unidade e organização dos jornalistas, que participaram da construção da proposta e das negociações. Ele salienta que a redução da jornada para 40 horas “significa que os jornalistas terão mais tempo para se dedicar à família, ao lazer e à cultura.”
Para o presidente do Sindicato, José Augusto Camargo (Guto),a conquista das 40 horas na TVT é uma vitória da categoria, pois será o marco que pautará as negociações dos acordos coletivos que virão.
Nos próximos dias os departamentos jurídicos apresentarão a redação final do acordo que será assinado entre o Sindicato e a direção na TVT, mas, desde já, os trabalhadores passam a cumprir nova jornada de trabalho.