Na tarde desta terça-feira, os jornalistas do periódico Imprensa Livre, de São Sebastião, no litoral Norte paulista decidiram encerrar a greve iniciada na última sexta-feira (28). A empresa efetuou o pagamento dos salários atrasados. Ainda existem algumas pendências, mas os trabalhadores receberam a confirmação de que a segunda parcela da PLR do ano passado será paga junto com o adiantamento do salário no próximo dia 5.
Uma reunião foi marcada para semana que vem, ainda sem data definida, onde todos os demais atrasados serão negociados. A comissão de trabalhadores, formada por um funcionário de cada departamento, irá acompanhar todo o processo.
As negociações foram acompanhadas por representantes da Regional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP), Edvaldo de Almeida, secretário do Interior e Litoral da entidade, estava presente na assembleia, e tem o apoio oficializado do Sindicato dos Gráficos.
Esta não é a primeira vez que a empresa atrasa o salário de seus funcionários por mais de 20 dias. Desde agosto do ano passado, o Sindicato dos Jornalistas vem buscando junto à direção da empresa uma solução para o caso, porém das três audiências convocadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em apenas em uma delas um diretor compareceu.
O Sindicato dos Jornalistas solicitou formalmente ao Ministério do Trabalho, no dia 27 de janeiro, a realização de uma fiscalização no Jornal Imprensa Livre. Porém, até o momento, a fiscalização não ocorreu. Os motivos apresentados são: constantes atrasos no pagamento do salário, falta de pagamento da Participação de Lucros – prevista pela Convenção Coletiva de Trabalho da categoria – e atrasos de FGTS e de INSS.
Sediado em São Sebastião, o jornal é o único veículo impresso que circula diariamente há 27 anos nas quatros cidades do Litoral Norte Paulista.