Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Vitória: jornalistas do Imprensa Livre recebem atrasados e encerram greve

Vitória: jornalistas do Imprensa Livre recebem atrasados e encerram greve


imprensalivre3

Na tarde desta terça-feira, os jornalistas do periódico Imprensa Livre, de São Sebastião, no litoral Norte paulista decidiram encerrar a greve iniciada na última sexta-feira (28). A empresa efetuou o pagamento dos salários atrasados. Ainda existem algumas pendências, mas os trabalhadores receberam a confirmação de que a segunda parcela da PLR do ano passado será paga junto com o adiantamento do salário no próximo dia 5. 

Uma reunião foi marcada para semana que vem, ainda sem data definida, onde todos os demais atrasados serão negociados. A comissão de trabalhadores, formada por um funcionário de cada departamento, irá acompanhar todo o processo.

As negociações foram acompanhadas por representantes da Regional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP), Edvaldo de Almeida, secretário do Interior e Litoral da entidade, estava presente na assembleia, e tem o apoio oficializado do Sindicato dos Gráficos.

Esta não é a primeira vez que a empresa atrasa o salário de seus funcionários por mais de 20 dias. Desde agosto do ano passado, o Sindicato dos Jornalistas vem buscando junto à direção da empresa uma solução para o caso, porém das três audiências convocadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em apenas em uma delas um diretor compareceu.

O Sindicato dos Jornalistas solicitou formalmente ao Ministério do Trabalho, no dia 27 de janeiro, a realização de uma fiscalização no Jornal Imprensa Livre. Porém, até o momento, a fiscalização não ocorreu. Os motivos apresentados são: constantes atrasos no pagamento do salário, falta de pagamento da Participação de Lucros – prevista pela Convenção Coletiva de Trabalho da categoria – e atrasos de FGTS e de INSS. 

Sediado em São Sebastião, o jornal é o único veículo impresso que circula diariamente há 27 anos nas quatros cidades do Litoral Norte Paulista.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo