Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Vitória: empresas darão treinamento de segurança a jornalistas

Vitória: empresas darão treinamento de segurança a jornalistas


negociacaopatronal

A reunião entre o Grupo de Trabalho, formado por representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e do Sindicato Patronal de Jornais e Revistas da Capital (Sindjore), realizado na manhã desta quarta-feira (14) terminou com um importante avanço para os trabalhadores no que se refere à segurança da categoria. As empresas bancarão treinamento específico para coberturas de risco.

Este treinamento será realizado no dia 27 de maio, das 9h30 às 13h, pelo instrutor Ryan Swindale, profissional com 23 anos de experiência no treinamento de jornalistas que trabalham em ambientes hostis e de risco e que integra os quadros do International News  Safety (INSI). O treino terá tradução simultânea e será prático, com orientações e dicas de como o jornalista deve se comportar, por exemplo, durante as manifestações. 

Serão 130 vagas para profissionais de jornais e revistas,  que serão indicados pelas empresas da Capital. Cada uma delas escolherá os trabalhadores que participarão do treinamento. O SJSP pretende negociar mesmas condições para os jornalistas de Rádio e TV e também para os jornalistas do Interior e Litoral.

Negociação

Além do treinamento, já está acordado que as empresas disponibilizarão os equipamentos básicos de segurança para cobertura de eventos que coloquem em risco a integridade física do jornalistas, como óculos de proteção, capacete de segurança e máscara contra gás lacrimogêneo.

A negociação inclui também equipamentos para eventos de alta gravidade, tais como capacete balístico e colete à prova de balas. As empresas irão recomendar seu uso, mas cabe ao profissional decidir pela sua utilização, uma vez que não é obrigatória. O SJSP, no entanto, recomenda a sua utilização.

Participaram da reunião, representando os trabalhadores, José Augusto Camargo (Guto), presidente do SJSP, Vítor Ribeiro, membro do Corfep (Comissão de Registro e Fiscalização do Exercício Profissional) e Raphael Maia, advogado e coordenador do Departamento Jurídico da entidade.

Foto – Mesa de negociação – Assessoria/SJSP

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo