Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Vicentinho pede aprovação paro PL que federaliza crimes contra jornalistas

Vicentinho pede aprovação paro PL que federaliza crimes contra jornalistas


vicentinho

Em pronunciamento no plenário da Câmara deputado pede à Comissão que faça valer o projeto 191

Após a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara Federal aprovar o relatório contrário ao do deputado Vicentinho (PT/SP) sobre o PL 191 – que pede a federalização dos crimes contra jornalistas – o parlamentar se pronunciou em plenário sobre o episódio ocorrido na última quarta-feira (20).

A Comissão acatou o relatório do deputado e tenente coronel Alberto Fraga (DEM/DF), contra o voto do deputado Silas Freire (PR/PI). O parecer do Relator, deputado Laudivio Carvalho (PMDB/MG), passou a constituir voto em Separado. Ainda assim, o projeto de autoria do Deputado Protógenes – que não foi reeleito e foi assumido por Vicentinho – não foi arquivado e segue para avaliação de outras comissões.

Diante do fato, o deputado Vicentinho disse que o seu projeto é para atender casos tenebrosos de crimes contra jornalistas. Ele citou o caso de Minas Gerais, em que um profissional, sob tortura, foi assassinado.

“Com todo o respeito às políticas locais, civis e militares, mas esse caso de violência contra os profissionais de comunicação, os jornalistas, é um típico caso de segurança pública nacional. O nosso Deputado Laudivio, na Comissão de Segurança Pública, é o Relator do referido projeto. Está ponto para ser votado e obteve relatório favorável. Então, eu peço à Comissão de Segurança Pública que aprecie esse projeto o mais rápido possível”, pediu Vicentinho.

Segundo ele, o projeto, em síntese, diz que as polícias civis e militares podem apurar determinados casos, mas, passado um período, a Polícia Federal se incumbiria, já que o jornalista, como é muito comum em qualquer lugar deste País, cumpre a missão de buscar a verdade e divulgá-la, exercendo papel extremamente importante – se referindo tanto ao papel da imprensa como o do profissional jornalista.

O deputado terminou sua fala pedindo à Comissão de Segurança Pública faça valer um projeto de tamanha importância.

 

Com informações da Câmara dos Deputados

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo