Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Vale do Paraíba: diretora do Sindicato lança livro sobre a história do motor a álcool

Vale do Paraíba: diretora do Sindicato lança livro sobre a história do motor a álcool


a soluo

 

A jornalista do Sindicato dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial e diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Fernanda Soares Andrade, lança, nesta quarta-feira, o livro: A Solução Brasileira – História do desenvolvimento do motor a álcool no DCTA.

O livro foi idealizado pelo diretor do sindicato, Sérgio Rosim, e faz um resgate histórico do desenvolvimento do motor pelos funcionários do DCTA na década de 70. São 180 páginas de fotos, recortes de jornais e depoimentos de pessoas que atuaram no DCTA. A distribuição do livro, patrocinado pelo SindCT, será gratuita.

 

Esta é a entrevista da Fernanda ao jornal do SindCT:

 

Foram dois anos de entrevistas, consultas a jornais, comunicados, cartas, homenagens etc. O resultado, recém-saído do prelo, é o livro A solução brasileira: história do desenvolvimento do motor a álcool no DCTA, escrito pela jornalista Fernanda Soares, do SindCT. Como ela explica, o idealizador da publicação foi o secretário-geral do Sindicato, Sérgio Rosim, que tinha como objetivo esclarecer a população sobre o funcionamento dos institutos de pesquisa.

“Minha preocupação era registrar essa história, pois tinha medo de que se perdesse. Eu e outros diretores percebemos que esta era uma forma de mostrar que as instituições de ciência e tecnologia têm contribuído significativamente para a sociedade”, conta Rosim, para quem o livro também cumpre o objetivo de homenagear os funcionários que têm suas histórias relatadas ali.

As 180 páginas contêm uma rica documentação, abordando desde o final da década de 1970 até os dias de hoje. A publicação trata do momento de crise do Petróleo e do início do desenvolvimento do motor a álcool no Brasil. Aborda o protagonismo do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), como o DCTA era chamado na época; como funcionava todo esse processo; as vantagens em relação à gasolina; o surgimento das novas usinas; experiências com outros combustíveis e o retorno do uso do álcool nos carros flex.

Passando por São Simão (GO), Goiânia (GO), Uberlândia (MG) e Brasília (DF), a autora conta que, além das viagens, foram muitas aventuras para escrevê-lo. “Eu fui a Uberlândia fazer uma entrevista, e na volta, por causa do atraso do avião, perdi a conexão e dormi em Ribeirão Preto. No hotel, conheci um representante de fluido de óleo de motor, que me ensinou como funciona o motor. No voo da volta, conheci um vendedor de maquinário para usina de álcool. Tive muita sorte também!”, relata Fernanda.

 

Lançamento do Livro

Dia 27 de julho (quarta-feira), às 19 horas, no Memorial Aeroespacial Brasileiro – MAB (avenida Brigadeiro Faria Lima, s/nº – São José dos Campos)

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo