Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Vai e Vem do Mercado (Moagem) – 30/03 a 06/04

Vai e Vem do Mercado (Moagem) - 30/03 a 06/04


trocatroca

 

 

Confira na edição desta semana do Vai e Vem: Quadro em homenagem a Vlado está de volta ao SJSP; Mauro Beting deixa a Rádio Bandeirantes; Thomas Traumann sai da Secom; Gilberto Nascimento está fora do Brasil Econômico; ESPN Brasil renova contratos de Eduardo Monsanto e Paulo Soares e Ricardo Setti anuncia pausa na carreira.

 

SJSP

– Após pouco mais de dois meses de restauro, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo recebeu de volta em 20/3 o quadro 25 de Outubro, de autoria de Elifas Andreato. A obra, que retrata a tortura e morte de Vladimir Herzog, assassinado em 1975 pela ditadura, e que integra o acervo da entidade desde 1981, estava desgastada pelo tempo e pela ação de cupins, e precisou ser restaurada. O trabalho foi realizado pelo restaurador José Rodrigues Paiva Neto, que recuperou grandes obras no Museu Paulista da Universidade de São Paulo.

– Entre as atividades do próximo Dia do Jornalista (7/4), o Sindicato pretende realizar um evento para entronizar o quadro, com as presenças de Elifas, do restaurador, membros da diretoria do Instituto Vladimir Herzog, familiares de Vlado, amigos, colegas de profissão e diretores e ex-diretores da entidade.


Secom

– A presidenta Dilma Rousseff aceitou nesta em 25/3 o pedido de demissão de Thomas Traumann da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Em nota oficial, Dilma “agradeceu a competência, dedicação e lealdade de Traumann no período como ministro e porta-voz”. Em sua conta no twitter, o agora ex-ministro postou um trecho da música “Novos rumos”, de Paulinho da Viola. Os substitutos mais cotados são Américo Martins, hoje na EBC, e o deputado federal Alessandro Molon –, o secretário executivo Roberto Messias assume o posto interinamente.

– Nascido em Rolândia, no norte do Paraná, filho de Michael Traumann, alemão refugiado de guerra, e de uma pedagoga norte-americana, Thomas formou-se em Jornalismo pela UFPR, em Curitiba. Por lá, foi correspondente da Folha de S. Paulo de 1990 a 1994, quando se mudou para a capital paulista para participar do núcleo da agência de notícias que gerou o portal UOL. Em 1995, transferiu-se para Veja, onde foi editor de assuntos gerais e participou de mais de 20 capas da revista. Retornou à Folha em 2000 como repórter especial. Especializou-se na cobertura do PT. No ano seguinte, seguiu para Época a fim de cobrir a campanha presidencial de Lula, com quem fez quatro entrevistas exclusivas. Em 2002, mudou-se para o Rio de Janeiro para chefiar a sucursal da revista e tornar-se colunista. Criou a newsletter O Filtro, em 2006, um resumo diário das principais notícias do dia distribuído a mais de 250 mil assinantes da revista. Em 2008, foi para a consultoria de comunicação espanhola Llorente & Cuenca, sendo responsável pela abertura do primeiro escritório em país não-hispânico. Em 2010, Traumann transferiu-se para a FSB, como encarregado da comunicação corporativa do Grupo Andrade Gutierrez, saindo no ano seguinte para trabalhar no governo.


Pausa

– Após completar 50 anos de jornalismo, Ricardo Setti anunciou em 17/3 que vai encerrar no final de abril o blog que desde 2010 edita na Veja.com e dar uma pausa na carreira em redações. Segundo publicou no próprio blog, foi uma decisão pessoal, negociada desde setembro com a direção da revista: “Comecei cedo, antes de chegar aos 19 anos, e daí para frente nunca mais desliguei as antenas do que estava acontecendo. É um tique que qualquer jornalista conhece, que nos fornece muita adrenalina mas também requer muito – as antenas não são recolhidas nunca, seja em fins de semana, feriadões, férias”.

– Ricardo disse que o diretor de Veja Eurípedes Alcântara chegou a lhe propor que fizesse uma coluna menos trabalhosa: “Agradeci muito, mas não aceitei. Ele disse que eu posso voltar quando quiser. Se um dia voltar a ter uma coluna, jamais será em concorrente da Abril”.

– Sobre seus planos, deve lançar em breve um site com sua produção pessoal de entrevistas, artigos, fotos e vídeos, e afirma estar sendo instado por amigos a escrever um livro sobre o que viveu e testemunhou ao longo da carreira: “Há três editoras interessadas, mas ainda estou pensando no assunto”.

– De concreto, está de mudança para Barcelona para viver com a mulher e os filhos, que lá residem há anos. “Quero ter com eles a convivência que, mesmo com visitas frequentes, a distância não permite. Minha mulher e eu alugamos um apartamento por prazo mínimo de três anos, com prorrogação obrigatória pela lei espanhola, se a gente quiser”.

– Paulistano de nascimento, teve passagens, entre outros, por Estadão (duas vezes), Jornal da Tarde, Visão, IstoÉ, Playboy, JB e também duas vezes pela edição impressa de Veja. É autor de Conversas com Vargas Llosa (Brasiliense) e A história secreta do Plano Cruzado


Brasil Econômico

Gilberto Nascimento deixou recentemente o Brasil Econômico, no qual desde julho de 2013 era titular da coluna Mosaico Político, tendo como base a cidade de São Paulo. Paralelamente aos contatos que já começou a manter, sobretudo para dois projetos específicos de comunicação, fará assessoria de comunicação e imprensa por meio de sua própria empresa. Gilberto teve passagens por alguns dos mais importantes veículos de comunicação do País, entre eles Folha de S.Paulo, Estadão, Correio Braziliense, O Globo, Jornal do Brasil, Diário de S.Paulo, IstoÉ, Terra, TV Gazeta de São Paulo e TV Record, além da assessoria de comunicação do Unicef. Seu e-mail é gilbertonascimento@uol.com.br.

 

Rádio Bandeirantes

– Um ano e meio após sua demissão-recontratação relâmpago – em agosto de 2013 –, Mauro Beting está novamente fora da Rádio Bandeirantes. Segundo informações, “tanto a Band quanto o jornalista confirmaram a demissão, mas ambos decidiram não comentar oficialmente o motivo do desligamento”. Na rádio, Beting comentava no programa Esporte Notícia, além de participar esporadicamente de outras atrações da casa. Ele segue como comentarista no canal Fox Sports e blogueiro no portal da revista Lance.

 

Curtas

– Profissional com passagens por alguns dos mais tradicionais veículos brasileiros, como Folha de S.Paulo, Jornal do Brasil, Estadão, Quatro Rodas, Placar, Exame e Época, Roberto Benevides acaba de colocar na rede seu novo projeto, o blog Benebol. “O espaço trará informações, análises, palpites e pitacos sobre esportes, muito especialmente, futebol”, explica o autor.

– A ESPN Brasil renovou os contratos dos narradores e apresentadores Eduardo Monsanto e Paulo Soares. Com isso, os dois seguem na casa pelo menos até a Copa de 2018. Com passagens pela TV Globo de Juiz de Fora e revista Placar, Monsanto completa dez anos de casa em 2015, enquanto o Amigão, como é conhecido Paulo Soares, chegou ao canal em 1994.

– O canal Terraviva, lançará neste mês o programa Planta, Brasil, apresentado por Tobias Ferraz. O conteúdo, foi produzido durante um ano e contará com 11 programas, exibidos três vezes por semana.

– O 1 Papo Reto, portal de notícias de sustentabilidade de Rosenildo Gomes Ferreira e Carolina Stanisci, prepara o lançamento de seu primeiro livro digital. Trazendo como mote a Bioenergia, os textos estão sendo editados por Fernando Neves (Argonautas) e o material está em fase de revisão em português e versão para o inglês. Até o final do ano, eles pretendem lançar mais três e-books, com versões em inglês e alemão. Os temas serão sempre ligados a aspectos da sustentabilidade empresarial e ambiental.


Interior

Dário da Região de Rio Preto

– Novo nome, novo projeto gráfico e editorial, mais notícias, vídeos e, principalmente, a integração entre impresso e web. Com mais de 60 anos de fundação, o Diário da Região, de São José do Rio Preto, entra em nova fase, com (quase) tudo novo. Sob comando do editor-chefe Fabrício Carareto, do editor-executivo Marcelo Moreira e da editora de web Maria Elena Covre, o portal Diarioweb – na rede desde 1999 – deixa de existir para dar lugar ao portal Diário da Região.


Livro

– Chega às livrarias neste início de abril Todo aquele imenso mar de liberdade – A dura vida do jornalista Carlos Castello Branco, livro que Carlos Marchi escreveu sobre a saga daquele que é apontado quase com unanimidade como o maior cronista político da história do jornalismo brasileiro. Editado pela Record, já tem lançamentos marcados para São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

– Com 560 páginas, o livro tem texto de orelha de Dora Kramer e apresentação de Merval Pereira. Sobre a oportunidade da obra, diz Marchi: “Ela mostra que a vida de um jornalista tem uma história que muitas vezes se confunde com a História do Brasil. Quando percebi isso, fiquei orgulhoso de ter sido jornalista. Nós construímos a História do nosso País. Alguns fazem isso mais modestamente; outros fazem com todo vigor, como fez Castelinho. Espero que o exemplo frutifique e outros autores se encorajem para contar a vida de outros jornalistas que fizeram a História do Brasil com H maiúsculo”.

– Marchi conviveu longamente com Carlos Castello Branco, a ponto de ter sido um dos jovens jornalistas, nos anos 1960, a convencê-lo a assumir, num momento delicado, a Presidência do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal. Desse convívio e admiração ficou a certeza de que teria que prestar a ele algum tributo, em algum momento, materializado na obra que agora chega às livrarias.

– Nascido em Macaé (RJ), Marchi passou por alguns dos mais importantes veículos de comunicação do País. No Rio, atuou em Correio da Manhã, Última Hora e O Globo; em Brasíliam em O Globo, TV Globo, Estadão e Jornal do Brasil; e em São Paulo, no Estadão. É também autor de Fera de Macabu (1988), da mesma Editora Record.

 

Com informações dos Jornalistas&Cia

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo