Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Vai e Vem do Mercado (Moagem) – 24/06 a 29/06

Vai e Vem do Mercado (Moagem) - 24/06 a 29/06


trocatroca

 

Confira na edição desta semana do Vai e Vem: Fenaj cobra de ministro a criação e instalação do Observatório da Violência contra Comunicadores; Sindicato realiza dia 29, em São Paulo, o debate “Petrobras e a Cobertura da Mídia”; EBC promove I Encontro de Pesquisadores;  Record define equipe de cobertura do Pan de Toronto; Rodrigo Ribeiro é o novo editor da revista Carro; Fernando Mello assume a direção de Comunicação da CBF e o falecimento de Catuto Butuem.

 

 

Fenaj

– Durante audiência pública realizada em 11/6 na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Fenaj cobrou do ministro Pepe Vargas a criação e instalação imediata do Observatório da Violência contra Comunicadores. Esta havia sido uma das propostas apresentadas pela Fenaj e aprovadas pelo Grupo de Trabalho (GT Comunicadores) no âmbito do Conselho Nacional de Direitos Humanos para discutir a violência contra jornalistas e demais comunicadores, que encerrou seus trabalhos em 2014. No final da gestão anterior da presidente Dilma, chegou-se a marcar a solenidade de assinatura da portaria conjunta do Ministério da Justiça e da SDH de criação do Observatório. Pepe Vargas comprometeu-se a procurar o ministro da Justiça para tratar do assunto. Os dirigentes sindicais entregaram a ele um exemplar do Relatório Anual da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa – 2014, produzido pela entidade. O documento registrou 219 casos de agressões a jornalistas, com três assassinatos.

–  A propósito ainda desse tema, o Escritório Regional para América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) condenou, em 8/6, as mortes dos jornalistas brasileiros Evany José Metzker e Djalma Santos da Conceição, ocorridas entre 18 e 22/5, em Minas Gerais e Bahia, respectivamente. Ao prestar solidariedade às famílias das vítimas, Amerigo Incalcaterra, representante da entidade, disse que o Estado brasileiro precisa investigar exaustivamente os casos para identificar e levar os responsáveis à justiça e manifestou preocupação com as reiteradas mortes de jornalistas em anos recentes no País: “Estamos preocupados com a insegurança, assédio e crimes contra jornalistas que observamos no Brasil. Isso constitui uma ameaça à liberdade de expressão”.

– Ele também pediu para o Brasil proteger o trabalho dos comunicadores sociais, em geral dos defensores de direitos humanos, afirmando que o governo brasileiro deve colocar em prática as recomendações feitas em 2014 pelo GT Comunicadores, entre elas o Observatório de Violência.


Record

– A equipe da TV Record que irá trabalhar na cobertura dos Jogos Pan-Americanos de Toronto é composta pelas âncorasAdriana Araújo, do Jornal da RecordCarla Cecato, do Fala Brasil, e Mylena Ciribelli, do Esporte Fantástico, que apresentarão, ao vivo, do Canadá, blocos de notícias sobre o evento para seus respectivos telejornais. O time conta ainda com os comentaristas Luisa Parente (ginástica) e Fernando Scherer (natação); os narradores Álvaro José, Eduardo VazLucas Pereira, e os repórteres Bruno PiccinatoCleisla GarciaEduardo RibeiroJean BrandãoRoberto Thomé Vinícius Dônola.

Em São Paulo, num estúdio especialmente montado para o evento, haverá participações diárias das apresentadorasCláudia ReisJuliana Rios, do Esporte Fantástico, além dos comentaristas Eduardo Savóia (futebol) e Maurício Lima(vôlei). A emissora também já definiu a grade de exibição, que terá de quatro a seis horas diárias de transmissões de diferentes modalidades esportivas, além de entradas durante toda a programação.

 

Revista Carro

– Menos de três meses após sua saída do caderno Máquina, do Agora São Paulo, período em que atuou como freelancer para diversas publicações, Rodrigo Ribeiro já está de volta ao dia a dia das redações. Ele é o novo editor da revista Carro, da Motorpress Editora, respondendo ao editor-chefe Wilson Toume. Apesar do foco principal na versão impressa, também dará suporte à área digital da publicação, sob o comando de Claudio Luis de Souza. No Agora, vinha atuando como repórter desde agosto de 2014 e deixou a casa no começo de abril, quando foi anunciada a redução da periodicidade do caderno. Antes, havia passado pelo time de Carros do R7, Car and Driver, Auto & Técnica, Webmotors e iCarros. Seu novo e-mail de contato é rodrigo.ribeiro@motorpressbrasil.com.br.

 

Curtas

– O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo realiza  em 29/6, às 19h,  o debate A Petrobras e a cobertura da mídia. O evento acontece, na sede do Sindicato (rua Rego Freitas, 530, sobreloja), e contará com as presenças de Cibele Vieira (Sindicato dos Petroleiros), Paulo Moreira Leite (Brasil 247) e Paulo Zocchi (presidente do Sindicato).

– No recente corte promovido pela revista Veja, também deixou a casa a editora assistente de Veja.com Claudia Tozetto. Ela estava em licença-maternidade, a que agregou um mês de férias, e no retorno foi comunicada da demissão. Especializada em tecnologia e inovação, com Master em Jornalismo Digital pelo IICS – Instituto Internacional de Ciências Sociais, Claudia acumula dez anos de experiência e teve passagens por Informática Hoje e iG, onde foi editora de Tecnologia. Seus contato é claudia.tozetto@gmail.com.

–  Clayton Melo, ex-editor e atual colunista de IstoÉ Dinheiro, lançou, com Ricardo Tarza (DreamOne), a agência movePro, especializada em serviços e projetos digitais. “Nosso primeiro produto é o site Revista Move, plataforma digital para as áreas de inovação, empreendedorismo, cultura e criatividade”, disse Clayton. “A partir desses quatro pilares de conteúdo, o objetivo do site é mostrar quem são, o que pensam, sonham e realizam os empreendedores e criadores da cultura contemporânea”, completou.

 

Assessoria

Fernando Mello acertou sua saída da assessoria da Presidência do Palmeiras, em São Paulo, para assumir a Diretoria de Comunicação da CBF, no Rio. Anunciado em 15/6, no dia seguinte já estava no Chile, atendendo aos jornalistas para a Copa América. Ex-Folha de S.Paulo, passou das redações para assessoria e fundou a Press FC (de Futebol Clube), trabalhando a comunicação corporativa de clientes como Palmeiras, Flamengo, Atlético Mineiro e Grêmio.

– Seu antecessor, Marcelo Netto, passou pouco tempo no cargo e saiu na esteira da crise que a entidade enfrenta. A notícia acabou ganhando certo destaque na mídia, como tudo o que tem envolvido a CBF nas últimas semanas, inclusive o fato de ele permanecer muito tempo em Brasília, sendo que a CBF precisava de alguém que estivesse mais próximo de sua sede para administrar o relacionamento com a mídia. Vale lembrar que Marcelo era o assessor de comunicação do ex-ministro Antonio Palocci, na Fazenda, tendo sido junto com ele acusado, e depois absolvido, no caso da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa.

– Na CBF, depois da Copa do Mundo saiu Rodrigo Paiva e o cargo ficou vago por vários meses, ocupado interinamente por Luiz Augusto Nunes, editor do site da entidade. Com a posse do novo presidente Marco Polo Del Nero, em abril, Marcelo assumiu a Comunicação, recomendado pelo secretário geral da CBF Walter Feldman, ex-secretário de Esporte de São Paulo.


EBC

– A EBC abriu em 16/6, no Espaço Cultural da empresa, em Brasília, o I Encontro de Pesquisadores da EBC, que será também realizado no Rio de Janeiro (23 e 24/6) e em São Paulo (26/6). O evento conta com parceria da Unesco no Brasil, no âmbito de projeto de cooperação técnica internacional para a criação do Centro de Pesquisa Aplicada, Desenvolvimento e Inovação em Comunicação Pública, que tem como objetivo contribuir para a consolidação de um sistema público de radiodifusão diversificado, plural e em sintonia com os padrões internacionais de qualidade, com a intenção de tornar-se referência no Brasil, na América Latina e na África, em especial nos países lusófonos.

–  Dirigido por Joseti Marques, doutora em Comunicação e Cultura e ouvidora geral da EBC, o Centro será lançado oficialmente em 25/9, data que marca os 131 anos do nascimento do pai da radiodifusão no Brasil, Edgard Roquette-Pinto. Além de contar com trabalhos de pesquisa nas categorias de doutorado, mestrado e especialização, o Centro e os futuros Encontros de Pesquisadores também abrirão espaço para a apresentação de trabalhos produzidos por profissionais da EBC com notório saber em suas áreas de atuação.

– Em São Paulo, o Encontro acontece em 26/6, com apresentação dos trabalhos das 14h às 18h, no Auditório EBC (av. Mofarrej, 1.200 – Vila Leopoldina). A proposta é de que o ciclo seja anual, envolvendo empresas de radiodifusão nacionais e internacionais e instituições de pesquisas acadêmicas e profissionais. Mais informações na Gerência de Comunicação da EBC (61-3799-5232) ou na Unesco, com Ana Lúcia Guimarães (a.guimaraes@unesco.org) ou Demétrio Weber.

 

ESPN

–  A ESPN lançou em seu site a página Mercado da Bola, na qual é possível acompanhar, em tempo real, tudo o que ocorre no futebol nacional e internacional, principalmente contratações, repercussões e até mesmo possíveis especulações. Uma vantagem é que a ferramenta permite decidir como se quer acompanhar as negociações em curso. A página inicial traz a experiência completa, com tudo o que de melhor acontece no mercado mundial da bola. A iniciativa é de Gian Oddi, com apoio da equipe.

– Está na rede o Setor Energético, site dedicado aos setores de energia elétrica, petróleo, gás e sustentabilidade. O novo projeto começou a ser desenvolvido há quatro anos e tem como editora Ivonéte Dainese (idainese@ultimoinstante.com.br), que passou por Gazeta Mercantil, Band, Forbes, SBT e Jornal da Energia.

 

Agenda

– O Expo Center Norte recebe de 25 a 27/8 a PhotoImage Brasil 2015, maior evento de fotografia e imagem da América Latina. Com foco em tecnologia e inovação, a feira está divida em 12 setores: câmeras; equipamentos e acessórios; cinema e vídeo; estúdios fotográficos; imagem e conectividade; fotoproduto; fotografia digital; software; impressão, minilabs e insumos; literatura; álbuns, fotoálbuns e porta-retratos; e pilhas e baterias. A mostra contará ainda com workshops, espaços educacionais nos estandes, serviços e inovações, além de exposições fotográficas e uma arena de conteúdo. O atendimento à imprensa está a cargo de Antonio Junior (antonio.junior@fairplaycomunicacao.com) ouSamantha Oliveira (samantha.oliveira@).


Registro

– Faleceu em 9/6, aos 78 anos, o repórter fotográfico Catuto Butuem. Mais conhecido pelo pseudônimo de Jorge Butuem, começou a carreira em 1956 no Jornal São Paulo Shimbum, transferindo-se mais tarde a Editora Abril, onde permaneceu por mais de 30 anos, atuando para todas as publicações, em especial as femininas. Foi um dos fundadores do prestigiado Estúdio Abril, onde se produziam as fotos de Claudia, Casa Claudia, Manequim, entre outras revistas. Butuem era natural de Piquerobi, no interior do Estado.


Prêmio

–  A 23ª edição do Prêmio CNH Industrial de Jornalismo Econômico tem novidades: a partir de agora, a iniciativa lançada em 1993 como Prêmio Fiat Allis, passará a premiar apenas reportagens econômicas que abordem os segmentos de atuação da empresa. Com isso, deixam de existir as premiações por plataforma (Jornal, Revista e Online), substituídas por categorias temáticas, sempre com viés econômico: Agronegócio, Construção, Transporte e Macroeconomia. Segundo comunicado da empresa, “o objetivo da mudança é reforçar a importância de cada uma dessas áreas para o desenvolvimento do Brasil e prestigiar os profissionais que ajudam a explicar e traduzir os fatos e as transformações que acontecem diariamente em todos esses setores”. As reportagens deverão ter sido veiculadas entre 1º de outubro de 2014 e 30 de setembro de 2015, em jornais, revistas ou sites e as inscrições vão até 2 de outubro. Serão R$ 15 mil para o primeiro colocado de cada uma das quatro categorias, totalizando R$ 60 mil em prêmios.

 

Livros

Janaína Câmara da Silveira lança pela editora Pulp, com a colaboração de Fernanda Morena, o guia China: o melhor de Pequim e Xangai, o primeiro sobre cidades da China escrito por brasileiros. “Moramos na capital chinesa de 2007 a 2013, embora só tivéssemos nos conhecido em 2009. Na volta dediquei-me a escrever o guia”, disse Janaína. “Por lá, também mantive a empresa Radar China, especializada no intercâmbio sino-brasileiro no âmbito da comunicação e de relações públicas”.

– O leitor vai encontrar dicas de como se locomover, sobre a cultura local, livros e filmes para antes da viagem. “Há também um vocabulário básico que pode ajudar a evitar roubadas e até a matar a fome, com pratos traduzidos para o mandarim e que foram escolhidos justamente por serem os mais populares entre os estrangeiros”, afirmou. Hoje no Grupo In Press, Janaína está no comando do China Desk, iniciativa para atender a brasileiros na China e chineses no Brasil.

 

Com informações dos Jornalistas&Cia 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo