Abril: novas mudanças
– De volta à Editora Abril há pouco mais de um mês, Alexandre Caldini anunciou na última 2ª.feira (25/8) uma nova e profunda reestruturação da Abril, na busca de um novo modelo organizacional que reconfigura a estrutura atual das Unidades de Negócios e cria áreas de orientação e suporte corporativos. Com a mudança, 20 profissionais deixam a empresa, entre eles os diretores-superintendentes Thaís Chede (UN Veja), Cláudia Vassallo (UN Exame), Helena Bagnoli (UN Segmentadas) e Fernando Costa (Assinaturas), além do presidente da Casa Cor Ângelo Derenze. Da área editorial, saíram também Claudia Giudice, Danieli Mastropietro, Guilherme Werneck e Sérgio Zális. Na área de Publicidade, os diretores Ana Paula Teixeira, Márcia Soter, Marcos Gomez, Renato Cagno, Robson Monte e Sérgio Amaral; e na de Marketing, os diretores Christiane Ruegg, Claudia Furini, Louise Faleiros, Paulo Camossa e Viviane Palladino.
– Em artigo que publicou no seu Diário do Centro do Mundo na própria 2ª.feira, Paulo Nogueira, que por anos ocupou altos postos na Abril, afirma não se surpreender com o que classificou de “derramamento de sangue” na empresa, pois, segundo ele, a situação do mercado de revistas é dramática. Para ele, o que chama a atenção é o fato de que, pela primeira vez, a redação de Veja vai responder a alguém que não é um Civita: o presidente da Abril Mídia Fábio C. Barbosa. E diz que duas coisas são previsíveis sob o comando dele: um forte ajuste nas despesas da revista, “que virtualmente passou ao largo das demissões ocorridas nos demais títulos da Abril”; e a mudança em sua linha editorial, “pois ao longo de sua carreira caracterizou-se por posições muito mais progressistas – ou menos radicais no campo da direita – do que o que se lê na Veja”.
– Paulo Nogueira, a propósito, num outro artigo semanas atrás, ao comentar a volta de Caldini para a Abril, lembrou que foi um dos responsáveis pela primeira passagem dele pela empresa, no Grupo Veja e Exame. E apesar de fazer elogios à capacidade do executivo, não mostrou qualquer otimismo no sucesso da empreitada para a qual ele foi contratado.
Brasil 247
– O Brasil 247 lançou em 22/8 a revista semanal eletrônica Brasil 24/7 em parceria com a empresa norte-americana de tecnologia Flipboard. Na primeira edição, o destaque é uma entrevista com o ex-ministro do Desenvolvimento Fernando Pimentel, candidato ao Governo de Minas Gerais. Entre os destaques estão as análises de Luís Pellegrini (editor da revista Oásis) e Marco Damiani (diretor de Redação do 247 e também da nova publicação). Além de reportagens e entrevistas, alguns dos melhores artigos publicados pelo 247 durante a semana estarão na revista. “O objetivo é oferecer ao público material para reflexão e análise no fim de semana, quando há mais tempo para a leitura”, diz Leonardo Attuch, editor-responsável pelo 247. A tecnologia desenvolvida pela Flipboard permite mudança de páginas que dá ao leitor a sensação de estar diante de uma publicação em papel. Todas as edições serão arquivadas na seção Revista Brasil 24/7, encontrada no menu do site. No 247, os leitores também poderão se cadastrar para receber a publicação gratuitamente por e-mail . A equipe de produção da revista é a mesma do 247: além de Damiani, o diretor em Brasília Paulo Moreira Leite e a editora Gisele Federicce. Os editores regionais Paulo Emílio (Recife), Romulo Faro (Salvador) e Realle Pallazzo (Goiânia) também serão mobilizados.
Vai e Vem
– O Jornalismo da RedeTV registrou três baixas nos últimos dias. Deixaram a emissora o chefe de Redação Evaldo Dell’Omo (ex-TV Cultura, Record News e TV Brasil) e o editor-chefe do RedeTV News Carlos Eduardo Martins, o Kaká, (ex-Band News). Ambos chegaram em junho (ver J&Cia 952). Também saiu o comentarista do RedeTV News e um dos apresentadores do programa semanal de entrevistas É Notícia José Roberto de Toledo (colunista do Estadão, coordenador do núcleo Estadão Dados e presidente da Abraji), que ali estava desde 2010.
– Thiago Medaglia (medaglia.thiago@gmail.com) deixou a Editora Horizonte em que estava há quase um ano. Lá, como diretor Editorial, coordenava a revista Horizonte Geográfico, livros de arte e projetos educacionais. Antes, ficou três anos na revista National Geographic como editor assistente.
– Mariana Ghirello (ex-Consultor Jurídico, Terra e DCI) começou na reportagem da revista Advogados Mercado & Negócios, sob a direção de Marina Diana (colunista do iG desde 2009) e Sheila Wada. Mariana vai exercer a mesma função na revista Concursos Jurídicos, também chefiada por Marina, que deve ser lançada em meados de outubro.
Curtas
A partir de setembro, o evento Entrevista Aberta, coordenado pelo portal Jornalirismo, passará a ter como sede a Faculdade do Povo, no centro de São Paulo (rua Barão de Itapetininga, 163). Classificado como uma entrevista coletiva aberta ao público, o bate-papo já reuniu nomes como Audálio Dantas, Ricardo Kotscho e José Roberto Torero. A curadoria é de Guilherme Azevedo. Os encontros acontecem aos sábados das 11h às 13h40. O próximo será em 20 de setembro. Em breve serão divulgados os nomes dos profissionais convidados. Informações pelo 11-963-124-664, com Patrícia Paixão.
– O Núcleo de Idiomas da Fundação Armando Alvares Penteado abriu o curso Comunicação Escrita a interessados em desenvolver a fluência, evitar erros comuns e ganhar confiança na hora de passar as ideias para o papel. As aulas vão de 6/9 a 6/12 na própria Faap (rua Alagoas, 903). Informações pelo www.faap.br/idiomas ou 11-3662-7034.
– Está aberto o credenciamento para 20ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, de 9 a 12/9, no Centro de Convenções Frei Caneca (rua Frei Caneca, 596). Cadastramento até 6/9 com Katia Siqueira (siqueira.katia@digitalassessoria.com.br).
– Também está aberto o credenciamento para cobertura do desfile de Sete de Setembro no Sambódromo do Anhembi. A celebração está marcada para começar às 9h30. Mais informações com Lilian Natal, Beatriz Oliveira ou Marcelo Iha pelo 11-2226-0409 ou imprensa@spturis.com.
– Após reformulação em sua página, o site Resenhando.com, de Helder Miranda e Mary Ellen Miranda, foi relançado nesta semana durante a Bienal Internacional do Livro. Com foco em cultura, arte e entretenimento, a página completou recentemente dez anos de existência.
– Paulo Piratininga, diretor da Scritta, lança em 16/9 o livro Melhores práticas para se relacionar com a imprensa (Editora CLA). O evento acontece na Livraria da Vila unidade Lorena (al. Lorena, 1.731), das 18h30 às 21h30.
FNDC
– O Conselho Deliberativo do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) aprovou na última semana uma carta-compromisso destinada aos candidatos às eleições 2014. O documento avalia a situação atual das mídias e apresenta uma plataforma programática para democratizar a comunicação no País. “O cenário atual é de brutal concentração dos meios de comunicação, predominando o monopólio/oligopólio na radiodifusão, nos veículos impressos e também nas telecomunicações”, observa um trecho da carta. “Nesse contexto, a internet se inseriu como um ambiente mais democrático e que têm cumprido importante papel. Mesmo assim, nele também atuam com grande poder os conglomerados de mídia, reforçando a concentração econômica deste setor”.
– O documento, que congrega mais de 300 organizações, também é diretamente subscrito por 25 entidades da sociedade civil filiadas ao Fórum. O objetivo é garantir políticas de comunicação que assegurem a pluralidade de ideias e a diversidade cultural na área. “Numa eleição em que os três principais candidatos não dedicam sequer uma linha de seus programas para apresentar propostas de políticas para ampliar a diversidade e pluralidade nos meios de comunicação e combater o monopólio que caracteriza este setor, o FNDC apresenta à sociedade as suas propostas”, aponta Renata Mielli, secretária-geral da entidade.
– A carta-compromisso apresenta duas propostas básicas: o documento 20 pontos para democratizar as comunicações no Brasil, que reflete uma síntese das principais propostas aprovadas na Confecom, de 2009; e o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Comunicação Eletrônica, conhecido como Projeto de Lei da Mídia Democrática.
– Outro assunto em debate na área de Comunicação é a votação da proposta de plebiscito pela Reforma Política, marcada para a semana de 1º a 7 de setembro. Os mais de mil comitês organizadores e os militantes que irão trabalhar durante a semana de votação preparam-se para colher assinaturas e debater com as pessoas a necessidade de mudar não somente o sistema político, mas as leis que tratam do sistema de comunicações no País. Um panorama de como está sendo organizada a mobilização pelas duas campanhas foi apresentado em 15/8, durante o debate Comunicação, Sistema Político e Democracia, organizado pelo FNDC, na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.
– Ana Paula Padrão será a entrevistada do Web-Papo do Comunique-se na próxima 4ª.feira (3/9), a partir das 11 horas. A apresentadora e colunista falará de projetos como o Master Chef, programa que vai fazer na Band, e o desenvolvimento da Escola de Você, site dedicado ao público feminino. Os 15 primeiros internautas que acessarem a sala virtual ganharão um exemplar do livro O amor chegou tarde em minha vida (com direito a dedicatória ao vivo).
– Vinte entidades, entre elas Fenaj, Intervozes e CUT, assinaram nota de repúdio ao posicionamento do STF que negou, em 15/8, recurso ao processo de Cristian Góes, que em maio de 2012 publicou em um portal de notícias de Sergipe o texto ficcional Eu, o coronel de mim, sobre o exercício de poder que poderia se adequar a qualquer contexto, época e personagens. Entretanto, sob a interpretação dúbia e fundada de subjetividade, o desembargador e atual vice-presidente do TJ de Sergipe, Edson Ulisses, e o Ministério Público Estadual do Estado moveram dois processos contra o jornalista – um criminal e outro cível, alegando que o personagem “jagunço das leis” se traduziria na figura do desembargador. No ano passado, o Judiciário sergipano já o condenara a mais de sete meses de prisão e o pagamento de uma multa a título de indenização ao desembargador. A partir da defesa integral da liberdade de expressão, o caso começou a ganhar repercussão nacional e internacional, inclusive com uma denúncia formalizada na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, em 2013.
Prêmios
– O 41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, no interior de São Paulo, anunciou em a lista de seus vencedores, entre os quais estão dois iranianos: Afshin Nazari que ganhou na categoria Cartum e o Grande Prêmio Zélio de Ouro; e Ali Miraee, que venceu em Charge. Os brasileiros Robinson José da Silva, Raimundo Rucke, Rafael Limaverde e Moacir Knorr levaram a melhor respectivamente em Caricatura, Tiras/HQ, prêmio Saúde Unimed e prêmio Águas do Mirante. Da Ucrânia, Vladimir Kazanevsky venceu o prêmio temático Indignação, e o peruano Walter Alvarez Toscano ficou com o prêmio Câmara de Vereadores. O vencedor do prêmio júri popular Alceu Marozi Righetto será conhecido após votação pela internet. No total, foram distribuídos R$ 51.500 em dinheiro aos vencedores. Este ano, 576 artistas de 55 países enviaram 2.562 trabalhos para o Salão. Destes, 368 foram selecionados para a mostra principal, que permanece até 12 de outubro.
– A Associação dos Magistrados Brasileiros abriu inscrições para o X Prêmio AMB de Jornalismo, iniciativa que reconhece reportagens publicadas entre 1º/6/2013 e 31/7/2014, e que tenham contribuído para importância da independência do Judiciário e da magistratura como fator de promoção da segurança jurídica e da paz social. Em sua 10ª edição, o concurso tem dotação total de R$ 100 mil, sendo que o ganhador do Grande Prêmio receberá a quantia R$ 25 mil. Mais informações em www.amb.com.br/xpremio.
– A série Habitar, dirigida por Paulo Markun e pelo cineasta Sérgio Roizenblit, venceu o prêmio Tal (Televisão da América Latina) na categoria Melhor Série de TV. A produção do SescTV apresenta as diferentes de morar do brasileiro – favelas, apartamentos, casas, fazendas etc.. Venezuela e Colômbia têm interesse em exibir Habitar em suas emissoras públicas e culturais.
– A Massey Ferguson divulgou em 20/8 os finalistas da 13ª edição de seu Prêmio de Jornalismo. A partir de agora, 21 trabalhos concorrerão em sete categorias: TV, Revista, Multimídia, Jornal, Fotografia, Estudante e América do Sul. Os trabalhos vencedores receberão R$ 10 mil, com exceção das categorias Estudante e América do Sul, que receberão, respectivamente, R$ 5 mil e uma viagem para o Rio de Janeiro. Nesta edição foram escritos 405 trabalhos, que passaram por uma primeira fase em que foram analisados por um grupo de jurados. O resultado final será conhecido em 3/9, na sede da AGCO América do Sul, em Canoas.
– Também foram anunciados na última semana os finalistas do 8º Prêmio Abracopel de Jornalismo. Nesta edição foram registradas 191 inscrições nas sete categorias: TV, Rádio, Jornal, Revista, Internet, Empresarial e Artigo Técnico. O anúncio dos ganhadores acontece em 22/9, em São Paulo.
Com informações dos Jornalistas & Cia