Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Vai e Vem do Mercado (Moagem) – 29/8 a 05/9

Vai e Vem do Mercado (Moagem) - 29/8 a 05/9


trocatroca

 

 

Abril: novas mudanças

De volta à Editora Abril há pouco mais de um mês, Alexandre Caldini anunciou na última 2ª.feira (25/8) uma nova e profunda reestruturação da Abril, na busca de um novo modelo organizacional que reconfigura a estrutura atual das Unidades de Negócios e cria áreas de orientação e suporte corporativos. Com a mudança, 20 profissionais deixam a empresa, entre eles os diretores-superintendentes Thaís Chede (UN Veja), Cláudia Vassallo (UN Exame), Helena Bagnoli (UN Segmentadas) e Fernando Costa (Assinaturas), além do presidente da Casa Cor Ângelo Derenze. Da área editorial, saíram também Claudia Giudice, Danieli Mastropietro, Guilherme Werneck e Sérgio Zális. Na área de Publicidade, os diretores Ana Paula Teixeira, Márcia Soter, Marcos Gomez, Renato Cagno, Robson Monte e Sérgio Amaral; e na de Marketing, os diretores Christiane Ruegg, Claudia Furini, Louise Faleiros, Paulo Camossa e Viviane Palladino.

– Em artigo que publicou no seu Diário do Centro do Mundo na própria 2ª.feira, Paulo Nogueira, que por anos ocupou altos postos na Abril, afirma não se surpreender com o que classificou de “derramamento de sangue” na empresa, pois, segundo ele, a situação do mercado de revistas é dramática. Para ele, o que chama a atenção é o fato de que, pela primeira vez, a redação de Veja vai responder a alguém que não é um Civita: o presidente da Abril Mídia Fábio C. Barbosa. E diz que duas coisas são previsíveis sob o comando dele: um forte ajuste nas despesas da revista, “que virtualmente passou ao largo das demissões ocorridas nos demais títulos da Abril”; e a mudança em sua linha editorial, “pois ao longo de sua carreira caracterizou-se por posições muito mais progressistas – ou menos radicais no campo da direita – do que o que se lê na Veja”.

– Paulo Nogueira, a propósito, num outro artigo semanas atrás, ao comentar a volta de Caldini para a Abril, lembrou que foi um dos responsáveis pela primeira passagem dele pela empresa, no Grupo Veja e Exame. E apesar de fazer elogios à capacidade do executivo, não mostrou qualquer otimismo no sucesso da empreitada para a qual ele foi contratado.

Brasil 247

– O Brasil 247 lançou em 22/8 a revista semanal eletrônica Brasil 24/7 em parceria com a empresa norte-americana de tecnologia Flipboard. Na primeira edição, o destaque é uma entrevista com o ex-ministro do Desenvolvimento Fernando Pimentel, candidato ao Governo de Minas Gerais. Entre os destaques estão as análises de Luís Pellegrini (editor da revista Oásis) e Marco Damiani (diretor de Redação do 247 e também da nova publicação). Além de reportagens e entrevistas, alguns dos melhores artigos publicados pelo 247 durante a semana estarão na revista. “O objetivo é oferecer ao público material para reflexão e análise no fim de semana, quando há mais tempo para a leitura”, diz Leonardo Attuch, editor-responsável pelo 247. A tecnologia desenvolvida pela Flipboard permite mudança de páginas que dá ao leitor a sensação de estar diante de uma publicação em papel. Todas as edições serão arquivadas na seção Revista Brasil 24/7, encontrada no menu do site. No 247, os leitores também poderão se cadastrar para receber a publicação gratuitamente por e-mail . A equipe de produção da revista é a mesma do 247: além de Damiani, o diretor em Brasília Paulo Moreira Leite e a editora Gisele Federicce. Os editores regionais Paulo Emílio (Recife), Romulo Faro (Salvador) e Realle Pallazzo (Goiânia) também serão mobilizados.

 

Vai e Vem

– O Jornalismo da RedeTV registrou três baixas nos últimos dias. Deixaram a emissora o chefe de Redação Evaldo Dell’Omo (ex-TV Cultura, Record News e TV Brasil) e o editor-chefe do RedeTV News Carlos Eduardo Martins, o Kaká, (ex-Band News). Ambos chegaram em junho (ver J&Cia 952). Também saiu o comentarista do RedeTV News e um dos apresentadores do programa semanal de entrevistas É Notícia José Roberto de Toledo (colunista do Estadão, coordenador do núcleo Estadão Dados e presidente da Abraji), que ali estava desde 2010.

Thiago Medaglia (medaglia.thiago@gmail.com) deixou a Editora Horizonte em que estava há quase um ano. Lá, como diretor Editorial, coordenava a revista Horizonte Geográfico, livros de arte e projetos educacionais. Antes, ficou três anos na revista National Geographic como editor assistente.

Mariana Ghirello (ex-Consultor Jurídico, Terra e DCI) começou na reportagem da revista Advogados Mercado & Negócios, sob a direção de Marina Diana (colunista do iG desde 2009) e Sheila Wada. Mariana vai exercer a mesma função na revista Concursos Jurídicos, também chefiada por Marina, que deve ser lançada em meados de outubro.

 

Curtas

A partir de setembro, o evento Entrevista Aberta, coordenado pelo portal Jornalirismo, passará a ter como sede a Faculdade do Povo, no centro de São Paulo (rua Barão de Itapetininga, 163). Classificado como uma entrevista coletiva aberta ao público, o bate-papo já reuniu nomes como Audálio DantasRicardo Kotscho e José Roberto Torero. A curadoria é de Guilherme Azevedo. Os encontros acontecem aos sábados das 11h às 13h40. O próximo será em 20 de setembro. Em breve serão divulgados os nomes dos profissionais convidados. Informações pelo 11-963-124-664, com Patrícia Paixão.

– O Núcleo de Idiomas da Fundação Armando Alvares Penteado abriu o curso Comunicação Escrita a interessados em desenvolver a fluência, evitar erros comuns e ganhar confiança na hora de passar as ideias para o papel. As aulas vão de 6/9 a 6/12 na própria Faap (rua Alagoas, 903). Informações pelo www.faap.br/idiomas ou 11-3662-7034.

– Está aberto o credenciamento para 20ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, de 9 a 12/9, no Centro de Convenções Frei Caneca (rua Frei Caneca, 596). Cadastramento até 6/9 com Katia Siqueira (siqueira.katia@digitalassessoria.com.br).

– Também está aberto o credenciamento para cobertura do desfile de Sete de Setembro no Sambódromo do Anhembi. A celebração está marcada para começar às 9h30. Mais informações com Lilian Natal, Beatriz Oliveira ou Marcelo Iha pelo 11-2226-0409 ou imprensa@spturis.com.

– Após reformulação em sua página, o site Resenhando.com, de Helder Miranda e Mary Ellen Miranda, foi relançado nesta semana durante a Bienal Internacional do Livro. Com foco em cultura, arte e entretenimento, a página completou recentemente dez anos de existência.

Paulo Piratininga, diretor da Scritta, lança em 16/9 o livro Melhores práticas para se relacionar com a imprensa (Editora CLA). O evento acontece na Livraria da Vila unidade Lorena (al. Lorena, 1.731), das 18h30 às 21h30.

 

FNDC

– O Conselho Deliberativo do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) aprovou na última semana uma carta-compromisso destinada aos candidatos às eleições 2014. O documento avalia a situação atual das mídias e apresenta uma plataforma programática para democratizar a comunicação no País. “O cenário atual é de brutal concentração dos meios de comunicação, predominando o monopólio/oligopólio na radiodifusão, nos veículos impressos e também nas telecomunicações”, observa um trecho da carta. “Nesse contexto, a internet se inseriu como um ambiente mais democrático e que têm cumprido importante papel. Mesmo assim, nele também atuam com grande poder os conglomerados de mídia, reforçando a concentração econômica deste setor”.

– O documento, que congrega mais de 300 organizações, também é diretamente subscrito por 25 entidades da sociedade civil filiadas ao Fórum. O objetivo é garantir políticas de comunicação que assegurem a pluralidade de ideias e a diversidade cultural na área. “Numa eleição em que os três principais candidatos não dedicam sequer uma linha de seus programas para apresentar propostas de políticas para ampliar a diversidade e pluralidade nos meios de comunicação e combater o monopólio que caracteriza este setor, o FNDC apresenta à sociedade as suas propostas”, aponta Renata Mielli, secretária-geral da entidade.

– A carta-compromisso apresenta duas propostas básicas: o documento 20 pontos para democratizar as comunicações no Brasil, que reflete uma síntese das principais propostas aprovadas na Confecom, de 2009; e o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Comunicação Eletrônica, conhecido como Projeto de Lei da Mídia Democrática.

– Outro assunto em debate na área de Comunicação é a votação da proposta de plebiscito pela Reforma Política, marcada para a semana de 1º a 7 de setembro. Os mais de mil comitês organizadores e os militantes que irão trabalhar durante a semana de votação preparam-se para colher assinaturas e debater com as pessoas a necessidade de mudar não somente o sistema político, mas as leis que tratam do sistema de comunicações no País. Um panorama de como está sendo organizada a mobilização pelas duas campanhas foi apresentado em 15/8, durante o debate Comunicação, Sistema Político e Democracia, organizado pelo FNDC, na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo.

Ana Paula Padrão será a entrevistada do Web-Papo do Comunique-se na próxima 4ª.feira (3/9), a partir das 11 horas. A apresentadora e colunista falará de projetos como o Master Chef, programa que vai fazer na Band, e o desenvolvimento da Escola de Você, site dedicado ao público feminino. Os 15 primeiros internautas que acessarem a sala virtual ganharão um exemplar do livro O amor chegou tarde em minha vida (com direito a dedicatória ao vivo).

– Vinte entidades, entre elas Fenaj, Intervozes e CUT, assinaram nota de repúdio ao posicionamento do STF que negou, em 15/8, recurso ao processo de Cristian Góes, que em maio de 2012 publicou em um portal de notícias de Sergipe o texto ficcional Eu, o coronel de mim, sobre o exercício de poder que poderia se adequar a qualquer contexto, época e personagens. Entretanto, sob a interpretação dúbia e fundada de subjetividade, o desembargador e atual vice-presidente do TJ de Sergipe, Edson Ulisses, e o Ministério Público Estadual do Estado moveram dois processos contra o jornalista – um criminal e outro cível, alegando que o personagem “jagunço das leis” se traduziria na figura do desembargador. No ano passado, o Judiciário sergipano já o condenara a mais de sete meses de prisão e o pagamento de uma multa a título de indenização ao desembargador. A partir da defesa integral da liberdade de expressão, o caso começou a ganhar repercussão nacional e internacional, inclusive com uma denúncia formalizada na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, em 2013.

Prêmios

– O 41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, no interior de São Paulo, anunciou em a lista de seus vencedores, entre os quais estão dois iranianos: Afshin Nazari que ganhou na categoria Cartum e o Grande Prêmio Zélio de Ouro; e Ali Miraee, que venceu em Charge. Os brasileiros Robinson José da SilvaRaimundo Rucke, Rafael Limaverde e Moacir Knorr levaram a melhor respectivamente em Caricatura, Tiras/HQ, prêmio Saúde Unimed e prêmio Águas do Mirante. Da Ucrânia, Vladimir Kazanevsky venceu o prêmio temático Indignação, e o peruano Walter Alvarez Toscano ficou com o prêmio Câmara de Vereadores. O vencedor do prêmio júri popular Alceu Marozi Righetto será conhecido após votação pela internet. No total, foram distribuídos R$ 51.500 em dinheiro aos vencedores. Este ano, 576 artistas de 55 países enviaram 2.562 trabalhos para o Salão. Destes, 368 foram selecionados para a mostra principal, que permanece até 12 de outubro.

– A Associação dos Magistrados Brasileiros abriu inscrições para o X Prêmio AMB de Jornalismo, iniciativa que reconhece reportagens publicadas entre 1º/6/2013 e 31/7/2014, e que tenham contribuído para importância da independência do Judiciário e da magistratura como fator de promoção da segurança jurídica e da paz social. Em sua 10ª edição, o concurso tem dotação total de R$ 100 mil, sendo que o ganhador do Grande Prêmio receberá a quantia R$ 25 mil. Mais informações em www.amb.com.br/xpremio.

– A série Habitar, dirigida por Paulo Markun e pelo cineasta Sérgio Roizenblit, venceu o prêmio Tal (Televisão da América Latina) na categoria Melhor Série de TV. A produção do SescTV apresenta as diferentes de morar do brasileiro – favelas, apartamentos, casas, fazendas etc.. Venezuela e Colômbia têm interesse em exibir Habitar em suas emissoras públicas e culturais.

– A Massey Ferguson divulgou em 20/8 os finalistas da 13ª edição de seu Prêmio de Jornalismo. A partir de agora, 21 trabalhos concorrerão em sete categorias: TV, Revista, Multimídia, Jornal, Fotografia, Estudante e América do Sul. Os trabalhos vencedores receberão R$ 10 mil, com exceção das categorias Estudante e América do Sul, que receberão, respectivamente, R$ 5 mil e uma viagem para o Rio de Janeiro. Nesta edição foram escritos 405 trabalhos, que passaram por uma primeira fase em que foram analisados por um grupo de jurados. O resultado final será conhecido em 3/9, na sede da AGCO América do Sul, em Canoas.

– Também foram anunciados na última semana os finalistas do 8º Prêmio Abracopel de Jornalismo. Nesta edição foram registradas 191 inscrições nas sete categorias: TV, Rádio, Jornal, Revista, Internet, Empresarial e Artigo Técnico. O anúncio dos ganhadores acontece em 22/9, em São Paulo.

 

Com informações dos Jornalistas & Cia

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo