Leia na edição desta semana do Vai e Vem: XXV Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa acontece de 11 a 13 de setembro; Américo Martins é confirmado na Presidência da EBC, ABI cria espaço para denúncias de violência contra jornalistas e veículos; OAB ingressa no STF contra a quebra de sigilo telefônico de jornalistas; Paulo Markun ganha programa na TV Câmara São Paulo; Lígia Aguilhar deixa o Link, do Estadão; Eugênio Bucci assume Comunicação Social da USP e o falecimento de Paulo Hashinaga.
EBC
– Américo Martins foi nomeado pela presidente Dilma Rousseff, em 12/8, para ocupar o cargo de diretor-presidente da EBC, em substituição a Nelson Breve, que retornou à Secom/PR no final de julho como secretário de Imprensa. Américo, que vinha respondendo pela direção geral da EBC, afirmou que seu primeiro grande desafio à frente da empresa será aumentar a relevância e a audiência das suas oito emissoras de rádio e duas tevês.
– Para isso, o novo presidente aponta como ações a melhor e maior distribuição do material da Agência Brasil, a criação de programas jornalísticos e de entretenimento mais plurais e inclusivos, investir em transmissões esportivas, além de recuperar a Rádio Nacional: “Temos um orçamento razoável, mas muito engessado. Vou administrar os recursos de forma a poder cumprir essas metas”.
– Ele diz buscar talentos para ajudá-lo na tarefa: “Já estamos conversando com bons nomes do mercado, tanto para a gestão quanto para a linha de frente dos veículos”. Américo levou recentemente para a EBC, entre outros, Asdrúbal Figueiró (que trabalhou com ele na BBC e na RedeTV), Denize Bacoccina e Paulo Totti.
ABI
– A ABI criou na semana passada em seu site o SOS Jornalistas, espaço para a publicação de ameaças e casos de violência contra jornalistas no exercício da profissão e contra veículos de comunicação em todo o Brasil.
– A entidade alerta para que o espaço seja usado com responsabilidade, sempre com informações fidedignas e suspeitas fundamentadas de ameaças e agressões contra comunicadores em geral, sejam repórteres, repórteres fotográficos, redatores, editores, radialistas, cinegrafistas, blogueiros atuando em jornais, revistas, emissoras de rádio e tevê, portais, sites, blogs e quaisquer outros veículos. As denúncias serão publicadas no site após avaliadas por moderadores da ABI.
– Além da veiculação no SOS Jornalistas, a ABI deverá divulgar as ameaças na imprensa e encaminhar às autoridades policiais, ao Ministério Público e aos responsáveis pelos demais órgãos competentes para que sejam tomadas medidas de proteção às pessoas e organizações ameaçadas. A entidade informa ainda que desenvolverá um trabalho com os órgãos competentes com o objetivo de impedir que esses crimes fiquem impunes.
Cooperação – A propósito, a ABI e a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça deverão firmar nas próximas semanas um Termo de Cooperação para a implantação de mecanismos que reduzam a violência contra jornalistas. Para tratar do tema, Paulo Jerônimo, vice-presidente da ABI e presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos, e o conselheiro Arnaldo César estiveram reunidos em Brasília, em 16/8, com a secretária Nacional de Segurança Pública Regina Miki e o coordenador-geral de Inteligência do Ministério da Justiça André Mendes.
– Basicamente, a ABI pleiteou à secretária a implantação de medidas para impedir que se concretizem as ameaças de morte sofridas atualmente por mais de 80 jornalistas, radialistas, fotógrafos e blogueiros espalhados pelo País. Também pediu a colaboração do governo para impedir que a impunidade prevaleça nesses casos. Confira os detalhes.
– Também pretende valorizar programas que já são da casa, conduzidos por grandes nomes do jornalismo nacional, como Brasilianas, de Luís Nassif; Observatório da Imprensa, de Alberto Dines; e Espaço Público, de Paulo Moreira Leite e Florestan Fernandes Jr..
– Formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo, Américo é mestre em Teoria Política e pós-graduado em Economia pelo Birkbeck College, da Universidade de Londres e, ainda, mestre em Jornalismo Internacional pela City University de Londres. Antes de chegar à EBC, foi, entre outros, superintendente Nacional de Jornalismo e Esportes da RedeTV, editor executivo da BBC de Londres – onde liderou e administrou todos os departamentos que operam no continente americano – e diretor da BBC Brasil.
OAB e STF
– A Ordem dos Advogados do Brasil decidiu ingressar STF para garantir o sigilo da fonte dos jornalistas. Segundo o Coletiva.net, para o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coelho, esse é um dos pilares da liberdade de imprensa: “Não podemos correr o risco de abrir precedentes para a quebra do sigilo telefônico de jornalistas. A liberdade de imprensa está garantida pela Constituição da República”, afirmou.
– O Conselho Pleno da Ordem, em defesa da liberdade de informação da imprensa e de sua inviolabilidade, aprovou o ingresso da entidade como apoio em processo que analisa a quebra do sigilo telefônico do repórter Allan de Abreu e do Diário da Região, de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. A medida, solicitada pelo Ministério Público, foi autorizada pelo juiz Dasser Lattiere Júnior, do TRF da 3ª Região, em novembro de 2014, atendendo a um pedido da Polícia Federal, cujo objetivo era identificar a fonte de Allan em reportagem sobre a Operação Tamburutaca, deflagrada pela PF em 2011. O STF, no entanto, suspendeu o acesso aos dados telefônicos.
– Allan de Abreu foi contatado logo após a publicação da reportagem pelo procurador da República Álvaro Stipp, que lhe solicitou que revelasse sua fonte. Com a negativa, pediu a abertura de inquérito contra ele por coautoria em quebra de sigilo das investigações.
TV Câmara São Paulo
– A TV Câmara São Paulo estreou em 17/8 nova grade de programação, cuja proposta, segundo Antonio Assiz, diretor de Comunicação Externa da Câmara Municipal de São Paulo, “é dialogar mais com o paulistano e criar interfaces, inclusive no Portal da Câmara, por meio das quais seja possível engajar o cidadão na discussão de assuntos da cidade”.
– Uma das principais novidades é o programa SP, Brasil, apresentado por Paulo Markun, que buscará reforçar a importância da casa legislativa paulistana e ampliar o debate de questões nacionais. Ele vai ao ar todas as 2as.feiras, às 19h, nos canais 7 da NET e 61.4 da TV Digital Aberta.
– A revista Apartes ganha versão televisiva com o nome Grandes Reportagens Apartes. “Vamos ampliar o conteúdo das principais matérias da revista para oferecer ao público um entendimento mais completo dos temas abordados pela publicação”, ressalta o diretor da TV Câmara Wagner Belmonte.
Estadão
– Lígia Aguilhar deixou em 14/8 o caderno Link, do Estadão, pois está de mudança para Chicago, nos EUA, onde vai cursar um mestrado em gestão e inovação na área de comunicação na Northwestern University, No ano passado, foi uma das premiadas com bolsa de estudos para fazer mestrado no exterior pelo programa Jornalista de Visão, do Instituto Ling.
– Segundo ela, desde então tem focado no estudo de tendências e modelos de negócio para o jornalismo digital, assuntos nos quais se aprofundou em maio, quando passou um mês em Washington como bolsista do International Center for Journalists (ICFJ) e do Departamento de Estado Norte-Americano em um programa de empreendedorismo para jornalistas. “Pretendo continuar meus estudos na área durante o mestrado. Deixei a reportagem diária do Link e o blog Start (blogs.estadao.com.br/start), que era focado no mercado brasileiro de startups, mas devo voltar em breve com um novo blog sobre inovação dentro do Link”, disse.
– Seus últimos compromissos profissionais no Brasil serão nos dias 28 e 29/8, quando participa da primeira edição do Chicas Poderosas no Rio de Janeiro, evento de cuja organização faz parte: “O Chicas Poderosas tem como foco ensinar mulheres jornalistas a trabalhar com tecnologia e criar novas lideranças nas redações da América Latina”.
– Lígia fez o Curso de Focas do Estadão em 2009 e foi efetivada no jornal em 2010, quando passou a se dedicar ao estudo do jornalismo digital. Teve passagem por Época Negócios em 2012, mas voltou ao jornal, onde ultimamente era editora assistente. O contato pessoal dela é ligia.aguilhar@gmail.com.
Comunicação Social da USP
– Professor do Departamento de Jornalismo e Editoração da USP, Eugênio Bucci foi confirmado como novo superintendente de Comunicação Social da universidade, designado pelo reitor Marco Antonio Zago. Autor de diversos livros sobre ética do jornalismo, televisão e comunicação, Bucci assina regularmente colunas no Estadão e na revista Época e colabora com o Observatório da Imprensa. De 2003 a 2007 comandou, como presidente, o processo de revitalização e reposicionamento da empresa estatal de comunicação Radiobrás, hoje Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).
– A Jornalismo Júnior, empresa júnior da ECA-USP, promove de 24 a 28/8 a 2ª Semana da Jornalismo Júnior, com uma série de palestras e debates a respeito da profissão, que neste ano terá como tema Grandes coberturas jornalísticas. Dentre os nomes confirmados estão Lilian Pacce (GNT Fashion), Sérgio Rizzo (Arte 1), Elaine Bast (Rede Globo e Globo News), Patrícia Campos Mello (Folha de S.Paulo), Leão Serva (S/A Y), Mauro Naves (Rede Globo), Franz Vacek (RedeTV), Adriana Carranca (Estadão) e Fábio Zanini (Folha de S.Paulo). Os encontros são a partir das 19h e a programação está disponível na página do evento no facebook.
SJSP
– O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, por meio da Comissão Permanente e Aberta de Jornalistas em Assessoria de Imprensa, realiza de 11 a 13/9 o XXV Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa. O encontro, no Estanplaza Paulista (al. Jaú, 497), marcará os 40 anos da criação da CPAJAI e os 30 anos da redação do primeiro Manual de Assessoria de Imprensa da Fenaj.
– Sob o tema A Assessoria de Imprensa, um segmento sempre vital para a comunicação na Era Digital, o encontro promoverá uma série de debates para discutir o trabalho do assessor de imprensa como figura de relevância dentro das organizações. As inscrições encerram-se em 4 de setembro, com vagas limitadas. Mais informações pelo site da entidade ou pelos 11-3217-6299 (ramal 6294), com Marlene ou Daniela, e cursos@sjsp.org.br.
Curtas
– Mudanças no comando do site da Quatro Rodas. Após dez anos na publicação, e 15 de Editora Abril, o editor Marcio Ishikawa despediu-se da casa no começo do mês. Para sua vaga foi contratado Leo Nishihata (leonardo.nishihata@abril.com.br), profissional que já havia trabalhado na própria Quatro Rodas e que teve passagens pelas revistas GQ e Trip, além de colaborações para diversas outras publicações das editoras Abril e Trip. Na área digital, foi o primeiro editor da versão brasileira do site Jalopnik, encerrado no final de 2013, na época dando origem ao FlatOut. Antes da Abril, Marcio havia atuado por dois anos na Preview, agência especializada em produção de conteúdo digital para publicações. E foi na área digital que construiu toda sua carreira, tendo atuado como repórter da primeira versão do Abril.com, passando mais tarde pelo núcleo que cuidava dos sites de Quatro Rodas, Info e Placar, até se transferir em definitivo para a 4R. Seus novo é marcio.ishikawa@gmail.com.
– Após três anos como editor do site da Car and Driver, Carlos Guimarães deixou a publicação e assumiu em 12/8 como editor do caderno de Automóveis do Diário de S.Paulo. Em seu novo desafio repetirá a parceria com o publisher André Jalonetsky, com quem já havia trabalhado anteriormente na própria C/D. Esta era sua segunda passagem pela Car and Driver. Antes esteve em Carsale, Jornal da Tarde (Jornal do Carro), Car Magazine e Autoesporte. Em seu novo desafio assume a vaga que vinha sendo ocupada por Leonardo Fortunatti, que se desligou da publicação para tocar outros projetos. Os novos contatos de Carlos são carlosguima@diariosp.com.br e 11-3279-8364.
– O Watch ESPN prepara uma novidade para os amantes da NBA. Vem aí um programa semanal, com destaques da semana, entrevistas e análise da partida de 6ª.feira transmitida pela ESPN. O programa terá apresentação de Gustavo Hofman, comentários de Eduardo Agra, reportagens de Gustavo Faldon e coordenação de João Mekhitarian.
– O apresentador Rodrigo Rodrigues anunciou que a temporada do seu programa Ouça, exibido pela TV Gazeta, encerrou em 14/8, mas pode voltar em edição extraordinária. Agora, Rodrigo se dedica ao Resenha ESPN, exibido todos os domingos, a partir das 22h, na ESPN Brasil.
– Lucas Mendes, que há 22 anos comanda o Manhattan Connection, da GloboNews, é um dos ganhadores do prêmio Maria Moors Cabot deste ano, oferecido pela escola de jornalismo da Universidade Columbia, em Nova York, e cujo objetivo é reconhecer profissionais que ajudam a promover a integração das Américas. De acordo com a universidade, Mendes é um brasileiro pioneiro no jornalismo internacional no Brasil, a que se dedica desde a década de 1960. Lucas é o sexto jornalista das Organizações Globo a receber o prêmio. Antes dele, foram homenageados Herbert Moses (1957), Roberto Marinho (1965), Miriam Leitão (2005), José Hamilton Ribeiro (2006) e Merval Pereira (2009)
– Dono de um acervo de 150 mil discos, livros, revistas, jornais, cordéis, partituras, fitas gravadas e outros registros da cultura popular brasileira, muitos deles raríssimos, o jornalista e pesquisador Assis Ângelo deu entrevista neste dia 16/8 ao repórter Júlio Maria, do Caderno 2 do Estadão, em que conta sua batalha para preservar a coleção. Cego há quase dois anos, devido a descolamento de suas retinas, ele teme que o acervo, hoje integrante do patrimônio do Instituto Memória Brasil, que preside, e não catalogado, se deteriore e tenha como destino o lixo. A falta da visão, porém, não lhe tirou a capacidade de trabalho. Ele tenta ajustar-se à nova condição e tem alguns projetos desenhados, que põe no papel com a ajuda de uns poucos amigos. Os contatos dele são assisangelo@uol.com.br e 11-3661-4561.
– Jornalistas avós continuam comparecendo semanalmente nos textos do portal Avosidade. A edição desta semana traz artigos de Milton Leite, de Natália Pesciotta e do seu avô Nelson Pesciotta. No próximo final de semana o portal publicará textos de Luiz Roberto Serrano e de Lenita Outsuka, além de uma entrevista com a publicitária e avó Lúcia Cucci. Há apenas quatro semanas na rede, Avosidade já publicou artigos de Eduardo Ribeiro, Nair Suzuki, Caco de Paula, Roberto Baraldi, Sandra Carvalho, Sérgio Vaz, Marlene Jaggi, Valério Fabris, Sérgio Garschagen, Luiz Carlos Franco e Valderez Caetano.
– A Folha de S.Paulo abriu inscrições até 8/9 para sua nova turma de colaboradores do projeto Mural, espaço de produção colaborativa de seu site. Os correspondentes apresentarão notícias sobre bairros da periferia de São Paulo e de cidades vizinhas, trazendo uma visão de dentro das comunidades para a cobertura da publicação.
Sandra Gomide
– Em 20/8 completou-se 15 anos do assassinato de Sandra Gomide num haras em Ibiúna, em São Paulo. Foram dois tiros desferidos por seu ex-chefe e ex-namorado Antonio Marcos Pimenta Neves, então diretor de Redação de O Estado de S. Paulo. Ela estava com 32 anos; ele, com 63. Pimenta fugiu para evitar o flagrante, permaneceu algumas horas escondido até se entregar à Justiça e confessar o crime. Embora réu confesso, ficou preso por apenas sete meses, a despeito da forte pressão da opinião pública. O julgamento só aconteceria seis anos depois e a sentença judicial, graças a inúmeros recursos, só seria aplicada onze anos após o assassinato, em maio de 2011.
– Pimenta permaneceu em regime fechado por dois anos e quatro meses, na penitenciária Dr. José Augusto Salgado, a P2 de Tremembé, no interior de São Paulo. Em setembro de 2013, a Vara de Execuções Criminais de Taubaté concedeu-lhe, por bom comportamento, o regime semiaberto, que deverá reger sua pena até ter direito à condicional. Em outubro, foi beneficiado pela primeira vez com uma saída provisória.
Registro
– Faleceu em 13/8 em Presidente Prudente, aos 83 anos, o radialista e colunista Paulo Hashinaga, conhecido como o “porta-voz da comunidade nipônica” no Oeste Paulista. Ele havia sido internado no Hospital Nossa Senhora das Graças, naquela cidade, em 11/7, onde permaneceu por 20 dias. Após quatro dias de alta, teve complicações e foi novamente internado, mas não resistiu. O enterro foi em 14/8, no Cemitério Municipal São João Batista. Era viúvo e deixou quatro filhos.
– Atuante em rádio há mais de 44 anos, ultimamente na Diário AM, de Martinópolis, Hashinaga buscava unir a língua portuguesa e japonesa no mesmo programa, Melodias nipônicas. O trabalho começou como hobby em 1971 e se tornou profissão com o passar do tempo. A apresentação ocorria todos os dias, durante uma hora, e contava com assuntos de interesse da colônia, como eventos, notícias municipais e música popular japonesa. Também escrevia desde 1990 a coluna Nipo-Brasileira, publicada aos sábados no Caderno 2 de O Imparcial, de Presidente Prudente.
Prêmios
– Estão abertas até 30/9 as inscrições para o Prêmio Fenacon de Jornalismo, que reconhecerá trabalhos veiculados em tevês, jornais, revistas, rádios e sites entre 1°/8/2014 e 2