Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Vai e Vem do Mercado (Moagem) – 25/01 a 29/01

Vai e Vem do Mercado (Moagem) - 25/01 a 29/01


trocatroca

Leia na edição desta semana do Vai e Vem: posições de Veículos da História; cursos, concursos e tudo mais sobre o mercado jornalístico.

 

Zero Hora

Jornal reunirá o melhor das edições de final de semana, deixando para o domingo a atualização do noticiário em versão digital

– Zero Hora anunciou neste início de semana uma série de investimentos a partir de março, com ousadas mudanças, contratações e uma forte aposta num jornalismo moderno e consentâneo com os novos tempos. A mais profunda será nas edições de final de semana, respaldada na bem-sucedida experiência do Diário Catarinense (ambos do Grupo RBS): adotar uma superedição de sábado, com o melhor das edições de final de semana, deixando para o domingo apenas o noticiário normal, mas apenas em versão digital. Com isso, a tradicional edição dominical em papel deixará de circular. A novidade é prometida para março.

– As mudanças nas plataformas digitais incluem, segundo a empresa, um novo zh.com para melhorar a experiência do leitor no mobile, um aplicativo com conteúdos exclusivos e uma nova central de vídeos, além da edição atualizada com as notícias do fim de semana disponível no domingo. Elas são o resultado de seis meses de pesquisas com leitores e assinantes do jornal, com o objetivo de conhecer em profundidade os hábitos de leitura de seus consumidores.

– Ao mergulhar na experiência de leitura do jornal aos fins de semana, o estudo revelou que a atual edição de sábado, embora recheada de conteúdos de muito valor para o leitor, tem vida curta, já que a dominical circula logo no início da tarde. “A partir dessa abordagem – diz o comunicado da empresa – passa a circular em março uma superedição de fim de semana, que será entregue no sábado de manhã. Ela vai reunir o melhor das duas e ampliar o produto, trazendo novos cadernos, com foco em grandes reportagens exclusivas, conteúdo para a família e lazer”.

– Esse movimento está em linha com mudanças mundiais no campo do jornalismo impresso, como lembra Andiara Petterle, vice-presidente de Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS: “O papel do jornal no fim de semana está mudando no mundo inteiro, ficando cada vez mais ‘arrevistado’. O consumidor dedica muito mais tempo à leitura do jornal e deseja algo mais profundo e exclusivo. Esse movimento está em linha com nossa estratégia de buscar o melhor produto em jornalismo, com mais eficiência”.

–  Entre as novidades da superedição está a revista ZH DOC, com 24 páginas de entrevistas, reportagens especiais e novos colunistas, como Fernanda Zaffari, de Londres, e Fernando Eichenberg, de Paris. A busca, em sua gênese, é por um produto não-perecível, com conteúdo de profundidade, que possa ser consumido pelo leitor ao longo do fim de semana e nos dias seguintes.

-Além de ZH DOC, da Revista Donna, do caderno Vida, que passará a ter 12 páginas, ZH contará ainda com um novo caderno, o Findi, focado em serviço, entretenimento, programação cultural e infantil. E como no domingo deixa de circular a edição em papel, entra o Domingo Digital, que será um jornal preparado para o tablete, com notícias atualizadas.

– Ainda em fevereiro, novos colunistas passarão a escrever em Zero Hora, caso do articulista Denis Rosenfield, que estreia no dia 16 com uma coluna semanal, às 3as.feiras. David Coimbra, um dos colunistas melhor avaliados pelos leitores, também terá o espaço ampliado, passando a escrever aos domingos.

-Orgulhosa das inovações que poderão fazer ZH avançar em direção à modernidade e manter-se relevante como um dos mais importantes jornais do Brasil, Marta Gleich, diretora de Jornais do Grupo RBS, ressalta o fato de ZH ter sido “possivelmente, o único jornal do País que investiu em jornalismo no ano passado, contratando profissionais e ampliando reportagens especiais e conteúdo multimídia”.

 

Ana Brambilla volta ao Brasil

Depois de dois anos fazendo doutorado em Buenos Aires, Ana Brambilla voltou ao Brasil e a São Paulo. Por aqui, segue a redação da tese e à disposição para frilas e consultorias, e acaba de ser selecionada para dar aulas no Jornalismo da Cásper Líbero. Ana (anabrambilla@gmail.com e 11-957-382-078) foi editora de mídias sociais e estratégia de conteúdo digital nas editoras Globo e Abril e no portal Terra. Na área acadêmica, foi professora em cursos de graduação e pós-graduação em SP, RS, PR, MG, BA e GO, além do Master em Jornalismo do IICS. É autora do livro SMO – Social Media Optimization e organizadora dos e-books Para entender as mídias sociais – volumes 1, 2 e 3 (com lançamento previsto para fevereiro).

Eleonora Paschoal está de mudança para a Flórida

Após dez anos de dedicação ao Jornalismo da Band, Eleonora Paschoal deixa a emissora e o País. Por decisão pessoal, está de mudança para a Flórida, nos Estados Unidos. De lá, a convite da emissora – segundo Flávio Ricco, do UOL – poderá continuar com trabalhos freelance para a emissora.

Outra novidade no Jornalismo da casa é a chegada de Juliano Dip, ex-CQC, como repórter do Jornal da Band. “”Nunca imaginei trabalhar na equipe do Boechat. Estar no Jornal da Band é uma honra. Esse foi um dos grandes presentes que o CQC me deu. Virei homem de televisão na Band”, disse ele em nota publicada no site da Band.

Destaque do ano, TV Globo é também a mais premiada da história. Folha de S.Paulo confirma a vice-liderança

Os bons resultados da TV Globo em 2015, que lhe garantiram o título de +Premiado Veículo de Comunicação do Ano, também consolidaram a liderança da emissora no ranking histórico de premiações jornalísticas deste J&Cia. Ela agora acumula 12.830 pontos, resultado dos 392 prêmios que conquistou ao longo de sua existência. Em segundo lugar, com 10.405 pontos e 245 prêmios, permanece a Folha de S.Paulo. A diferença, que era de 1.210 pontos em 2014, dobrou, subindo para 2.425 pontos em 2015. A ampliação dessa vantagem deu-se em virtude tanto dos prêmios conquistados no ano passado como pelos ajustes nas pontuações de alguns prêmios.

Na terceira posição, com 9.800 pontos, aparece O Globo. O jornal carioca abriu vantagem de 1.100 pontos para o gaúcho Zero Hora, quarto lugar, com 8.700 pontos. Já este viu o Estadão, vice-campeão entre os +Premiados Veículos do Ano, aproximar-se e diminuir a diferença, que em 2014 era de 465 pontos, para 330 pontos em 2015. O jornal do Grupo Estado acumula agora 8.370 pontos.

A primeira mudança de posições em relação à última edição deste ranking veio na sexta colocação, que passou a ser ocupada pelo Correio Braziliense, com 4.830 pontos. Ele ultrapassou o extinto Jornal do Brasil, agora sétimo colocado, com 4.650 pontos. Rádio Gaúcha (3.925 pontos) e O Dia/RJ (3.745 pontos) também ganharam uma posição cada ao ultrapassarem o pernambucano Jornal do Commercio, agora na 10ª posição, com 3.555 pontos.

Sudeste

TV Globo, Folha e O Globo repetem pódio nacional e lideram no Sudeste

q Mais premiados no levantamento nacional, TV Globo (12.830 pontos), Folha de S.Paulo (10.405) e O Globo (9.800) repetem na Região Sudeste as suas posições de liderança, garantindo assim os primeiros lugares da pesquisa. Quinto lugar no nacional, o Estadão (8.370) sobe uma posição no regional, para quarto, seguido por Jornal do Brasil (5º colocado – 4.650 pontos), O Dia/RJ (6º – 3.745), Rádio Bandeirantes (7º – 2.960), Estado de Minas (8º – 2.750),

Sul

Com mais que o dobro de pontos do segundo colocado, Zero Hora é o mais premiado da história no Sul

Com amplo domínio em relação às demais publicações, Zero Hora é o +Premiado Veículo de Comunicação da História na Região Sul. No total, foram 8.700 pontos e 299 prêmios conquistados ao longo de sua história, pontuação que representa mais que o dobro em relação à Rádio Gaúcha, segunda colocada, com 3.925 pontos. Outro veículo do Grupo RBS, a TV Gaúcha, hoje RBS TV, completa o pódio na terceira posição, com 2.910 pontos.

Centro-Oeste

Correio Braziliense tem mais pontos do que os Top 20 somados

Nenhum veículo se destaca tanto em uma região, quando comparado com os demais, como no Centro-Oeste. Com 4.830 pontos, o Correio Braziliense carrega números bastante expressivos. São quase cinco vezes a pontuação do segundo colocado, a EBC (995 pontos), e um montante que, sozinho, é maior do que a soma das pontuações dos demais integrantes dos Top 20 (4.575 pontos). Radioweb, na terceira posição, com 520 pontos completa o pódio. Cumpre registrar que muitos veículos de projeção nacional têm conquistado inúmeros prêmios jornalísticos a partir de suas equipes no Distrito Federal. No entanto, no caso do ranking dos veículos, a somatória dessas premiações se concentra no estado de origem deles, caso, entre outros, da própria TV Globo, da Folha de S.Paulo, de O Globo e do Estadão.

Nordeste

Jornal do Commercio (PE) consolida-se na liderança do Nordeste

Campeão regional entre os +Premiados Veículos do Ano, o Jornal do Commercio, de Recife, garantiu também a primeira posição entre os mais premiados da história no Nordeste. Com 3.555 pontos e 105 prêmios conquistados, livrou boa vantagem sobre o Diário de Pernambuco, que segue na segunda posição, com 2.575 pontos. O cearense O Povo completa o pódio na terceira posição, com 1.810 pontos, mas viu nesta edição a Gazeta de Alagoas aproximar-se bastante, na quarta colocação, com apenas dez pontos a menos.

Norte

A Crítica (AM) mantém a liderança, mas vê O Liberal (PA) se aproximar

Apesar do bom ano dos paraenses na pesquisa dos +Premiados Veículos de Comunicação do Ano – Região Norte, quando três publicações do estado terminaram nas três primeiras posições, o amazonense A Crítica continua sendo o veículo mais premiado da história na região. Com 785 pontos, está 150 pontos à frente do segundo colocado, o paraense O Liberal, com 635 pontos. Ambos mantêm boa distância dos demais, sendo que a terceira posição ainda é ocupada pelo jornal A Província do Pará, extinto em 2001.

 

Plataformas

Os mais premiados da história por plataforma

 

Sem premiações internas, número de iniciativas analisadas para veículos cai para 129

Diferentemente do Ranking J&Cia dos +Premiados Jornalistas Brasileiros, que conta com sete prêmios internos de veículos entre as 136 iniciativas analisadas, o Ranking dos +Premiados Veículos e Grupos de Comunicação exclui esse tipo de premiação de sua base de dados. Uma vez que os prêmios são direcionados sempre a um mesmo veículo, sem a possibilidade de competição com os demais, os organizadores, com o aval do Conselho Consultivo do Ranking, entendem não fazer sentido que esses pontos sejam considerados nesse levantamento.

Com isso, deixam de valer os pontos conquistados nos prêmios Abril, Agência Estado, Editora Globo, Estadão, Folha, RBS e Zero Hora. Confira a seguir, a lista dos 129 prêmios que integraram o Ranking 2015:

• 3M

• ABAG/RP

• ABCR

•  ABCZ

• ABDIAS NASCIMENTO

• ABEAR

• ABECIP

• ABIMILHO

• ABP

• ABRACICLO

• ABRACOPEL

• ABRAJI

• ABRAMGE

•  ABRAPP

• ABRELPE

• ACEESP

•  ACIE

•  ADPERGS

•  AEA DE MEIO AMBIENTE*

•  ÁGUAS GUARIROBA DE JORNALISMO AMBIENTAL-MS

•  AIMEX/DANILO REMOR

•   ALEXANDRE ADLER/SINDHRIO

•  ALLIANZ SEGUROS

• AMB

•  AMRIGS/TROFÉU MOACYR SCLIAR

•  ANAMATRA DE DIREITOS HUMANOS

•  ANDIFES

• ANTF

• ARI

• AUTOMAÇÃO IMPRENSA

• AYRTON SENNA

•  BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA

•   BM&FBOVESPA

•  BNB

• BRACELPA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

• BRASIL AMBIENTAL

•  BRASKEM

 CAIXA

•  CBIC

•   CDL/BH

•  CET

•  CITIGROUP JOURNALISTIC EXCELENCE AWARDS

• CLÁUDIO ABRAMO

• CNA

•  CNH

• CNI

•  CNT

•  COMUNIQUE-SE

• CORECON-MG

• CORECON-RJ

•CPJ – INTERNACIONAL PRESS FREEDOM

• CREA-MG

• CRISTINA TAVARES

•  CRO-SC

• CROSP*

• DE JORNALISMO DA CÂMARA ESPANHOLA

• DE JORNALISMO DO MINISTÉRIO PÚBLICO-RS

• DÉLIO ROCHA

• DIREITOS HUMANOS/MJDH

•  ECONÔMICO IBERO AMERICANO

• ECOPET

•EMBRAPA

• EMBRATEL

• ENGENHO

• ESSO

•  ESTÁCIO DE SÁ

•  ETHOS DE JORNALISMO

• EVERY HUMAN HAS RIGHTS MEDIA AWARDS

• FAPEAM DE JORNALISMO CIENTÍFICO

•  FENABRAVE-SC

• FENACON*

•  FIESC

• FIRJAN

• FRATERNO VIEIRA

•  FUNDAÇÃO FEAC

•GABRIEL GARCIA MARQUEZ (ANTIGO FNPI)

•GLOBAL SHINING LIGHT AWARD*

• IBEROAMERICANO REI DA ESPANHA

•IBGC ITAÚ IMPRENSA

•  IGE

•IMPRENSA DE EDUCAÇÃO AO INVESTIDOR

• ITAÚ DE FINANÇAS SUSTENTÁVEIS

•  JABUTI

•JOÃO VALIANTE

• JORNALISTAS&CIA / HSBC DE IMPRENSA E SUSTENTABILIDADE

•JOSÉ HAMILTON RIBEIRO

•JOSÉ LUTZEMBERGER DE JORNALISMO AMBIENTAL*

•JOSÉ REIS DE JORNALISMO CIENTÍFICO

•LATINOAMERICANO EM SAÚDE VASCULAR

• LATINOAMERICANO DE JORNALISMO INVESTIGATIVO

•  LÍBERO BADARÓ

• LORENZO NATALI

•  MARIA MOORS CABOT

• MASSEY FERGUSON

•MEDTRONIC

• MICROCAMP

•MOBILIDADE URBANA (FETRANSPOR)

• MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL (ITDP)

• MONGERAL IMPRENSA

•MULHER IMPRENSA

•  NEW HOLLAND DE FOTOJORNALISMO

•  OAB-GO

• OCTÁVIO BRANDÃO DE JORNALISMO AMBIENTAL

•ONIP

•PECUÁRIA SUSTENTÁVEL

•PERSONALIDADE DA COMUNICAÇÃO

• PETROBRAS*

•PRESS

• ROCHE DE JORNALISMO EM SAÚDE

• SAE BRASIL

•  SANGUE BOM NO JORNALISMO PARANAENSE

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo