Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Vai e Vem do Mercado (Moagem) – 23/02 a 02/03

Vai e Vem do Mercado (Moagem) - 23/02 a 02/03

trocatroca

 

Confira na edição desta semana do Vai e Vem: Sindicato inicia processo eleitoral para escolher a  diretoria do triênio 2015/2018; Mudanças na Comunicação da Câmara Federal preocupam jornalistas e sindicatos; Nelson Blecher é o novo superintendente Editorial do Diário do Comércio; Fabíola Salani troca Folha de S.Paulo para ser editora do Em Foco, no jornal Metro e Pedro Meletti, produtor do programa Bem Estar, deixa a TV Globo de São Paulo.



SJSP 

– Em assembleia geral ordinária no último dia 2/2, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo deu partida ao processo eleitoral para a escolha de sua diretoria para o triênio 2015/2018. As eleições serão realizadas nos dias 24, 25 e 26 de março. Pode votar todo associado efetivo que na data da eleição tiver mais de seis meses de inscrição no Sindicato (e não tenha sido desligado) e quitado as mensalidades até 15 dias antes. Os locais e horários de votação podem ser conferidos aqui.

– A Comissão Eleitoral informa que o prazo para registro de chapas termina em 27/2 e que ele deve ser feito na Secretaria do Sindicato (rua Rego Freitas, 530, sobreloja), durante os dias úteis das 9h às 18 horas. O prazo para impugnação de candidaturas será de três dias, a contar da publicação da relação das chapas registradas.

– O Sindicato promoverá entre abril e maio o curso Jornalismo Automotivo. Ministrado pelo editor de testes da revista Quatro Rodas Paulo Campo Grande, que no ano passado lançou livro homônimo, terá carga de 28 horas, sempre aos sábados, das 8h30 às 12h30 (de 11/4 a 30/5). O objetivo é apresentar o trabalho do jornalista especializado em automóveis, abordar as atividades do dia a dia nos diferentes tipos de veículos de comunicação, o mercado de trabalho, testes de automóveis e relacionamento com as fontes e com os leitores. Serão 25 vagas e os interessados podem se inscrever pelo cursos@sjsp.org.br. O investimento é de R$ 330 (três vezes no cartão) ou R$ 280 à vista para sindicalizados e estudantes de Jornalismo pré-sindicalizados, e R$ 405 (três vezes) ou R$ 350 à vista, para não sindicalizados. As aulas serão no Auditório Vladimir Herzog do Sindicato (rua Rego Freitas, 530 – sobreloja).


Diário do Comércio  

– Após período em que atuou como consultor para a implantação do novo projeto editorial em plataforma web, Nelson Blecher foi confirmado pela Associação Comercial de São Paulo como seu novo superintendente Editorial, responsável pelo DC, jornal digital que a instituição criou para dar continuidade ao quase centenário Diário do Comércio, que deixou de circular na versão impressa no final de outubro passado. Permanece colaborando com a casa, na condição de editor contribuinte, João Batista Natali, que também atuou como consultor ao lado de Nelson, no período inicial.

– Nelson foi diretor de Redação de Época Negócios, editor-executivo de Exame e criador do caderno de Negócios na Folha de S.Paulo. Natali, que paralelamente atua como professor da Fundação Cásper Líbero e comentarista da TV Gazeta, trabalhou por 38 anos na Folha de S.Paulo. A equipe conta ainda com as editoras Bárbara Ladeia, especializada em Gestão, Fátima Fernandes (ex-Folha de S.Paulo), especializada em Economia e Negócios, e Inês Godinho, especializada em Sustentabilidade e Gestão; a repórter especial de Finanças Rejane Tamoto; os repórteres Thais Ferreira, Ítalo Rufino, Mariana Missiaggia, Karina Lignelli e Renato Ibelli; e o webdesigner William Chaussê de Souza.

– Segundo Ivan Pompeu Lopes, superintendente de Comunicação e Marketing da ACSP, a decisão de transformar a plataforma impressa num veículo digital foi longamente amadurecida, tendo em vista a necessidade de modernizar o relacionamento com os associados, dar mais foco a essa comunicação e reduzir custos: “Se para as grandes empresas de comunicação, como Estado, Folha, Globo e outras, fazer jornal impresso é um desafio complexo e cada vez mais oneroso, para uma Associação que não tem a mídia como seu foco de ação isso é impensável nos tempos atuais. Quando decidimos estudar essa mudança procuramos saber quais eram os maiores influenciadores da opinião pública nas redes sociais para buscar uma aproximação e tentar aplicar à nossa realidade alguns dos conceitos que eles haviam desenvolvido. Dos três mais influentes – Luciano Hulk, Serginho Groisman e Marcelo Tas – ficamos com o Tas, que nos deu uma consultoria no desenvolvimento da plataforma digital. E após todo o desenvolvimento, testes e correções, ela entrou no ar e agora é nossa principal aposta no relacionamento com os associados e empreendedores de modo geral”.

– Ivan revela também que, mais do que um site informativo, a Associação Comercial quer levar aos associados a opinião de profissionais e executivos sobre o mercado, a economia e os impactos nos negócios. Entre os atuais colunistas do DC estão Aristóteles Drummond, Denis Rosenfield, Eymar Mascaro, Josef Barat, Ivone Zeger, Marcel Solimeo, Olavo de Carvalho, Paulo Saab, Roberto Fendt, Rodrigo Sias, Samir Keedi e Sérgio Paulo Muniz Costa. “Além disso, buscamos, com esse projeto, estabelecer um modelo que pudesse ser replicado pelas demais 420 associações comerciais de nosso Estado, num universo que atinge 250 mil associados – 30 mil deles na cidade de São Paulo”.

– Ivan reconhece que uma decisão como a que foi tomada, de acabar com a versão impressa e desligar grande parte da redação, embora aproveitando alguns profissionais, foi difícil, sobretudo pela qualificação da equipe que ali atuava; mas salientou que, a exemplo do que vem ocorrendo com outros veículos de mídia, as condições de mercado e econômicas exigiam mudanças.

– Foi de fato um momento de crise e difícil, com ampla repercussão no meio jornalístico, nas manifestações sobretudo do ex-diretor de Redação Moisés Rabinovici

 

São Paulo

Metro

– Fabíola Salani aceitou convite do Metro Jornal de São Paulo e começou por lá em 9/2, como editora de Em Foco. Ela deixou a Folha de S.Paulo, onde coordenava a cobertura de finanças pessoais em Mercado, em sua segunda passagem por lá. Fabíola começou como trainee da Folha e ficou no jornal de 1994 a 2007, tendo passado por Folha ABCD, Folha da Tarde, Cotidiano, Painel do Leitor e Dinheiro. De lá foi para Entrelinhas, Unibanco, depois Itaú Unibanco, e voltou à Folha em janeiro de 2014, em Mercado, como redatora. O novo contato dela é fabiola.souza@metrojornal.com.br.


Vice

– Ex-Estadão, hoje integrando o site de notícias Ponte, Bruno Paes Manso estreou em 11/2 como colaborador do portal brasileiro da revista Vice, em que escreve sobre segurança pública e direitos humanos. Graduado em Jornalismo e Economia, mestre e doutor em Ciências Políticas na USP, Bruno conclui pós-doutorado no Núcleo de Estudos da Violência-USP. E foi justamente sobre violência o seu primeiro artigo para Vice, intitulado As Facções no Brasil e a Ideologia do Crime.


Bella Editora

Armando Antenore, ex-diretor de Redação da Bravo e ex-Folha de S. Paulo, e Tatiana Bandeira, ex-Globo Livros, passam a reforçar a equipe de Ana Landi na Bella Editora. Armando assume o cargo de diretor Editorial e Tatiana chega como consultora editorial da casa.

Pedro Meletti, produtor do programa Bem Estar, deixou a TV Globo de São Paulo em 9 de fevereiro. Formado pela PUC-SP, cursa pós-graduação em Marketing pela ESPM. Como assessor, participou da equipe organizadora da visita do papa Bento XVI ao Brasil, em 2007.

– Em redação, foi repórter de Moda da ONG Artemoda, de Economia no UOL e produziu boletins e reportagens para a CBN. Ingressou na TV Globo como estagiário em 2010, ano em que participou das equipes de Fantástico, Globo Rural e SP-TV. No ano seguinte, foi convidado a integrar a equipe do matutino Bem Estar.

– Ele segue para Londres nos próximos dias, onde cuidará de projetos pessoais e estará disponível para frilas pelo pedromeletti@gmail.com.

– Com dez anos de experiência em televisão, Tina Roma está de mudança da Miami, onde produzirá matérias especiais para a Record. Na emissora, Tina passou por Domingo Espetacular e Tudo a ver. Por causa da mudança, deixa a Jovem Pan FM de São Paulo, onde atuou por 20 anos. Sua despedida da rádio foi em 13/2, quando participou do Pânico. Na Pan ela apresentou o Hit Parade, além de vinhetas e drops de notícias.


R7

– O R7 apresenta como novidade este mês as séries especiais Invisíveis, sobre casos de homicídios esquecidos pela Justiça e a polícia e a trilogia em vídeo o Japão proibido, com histórias daquele país que não são noticiadas.

– Resultado de dez meses de apuração, o especial Invisíveis mostra nove histórias de pessoas comuns que perderam entes queridos e que ainda aguardam uma solução para esses crimes. A série de reportagens é assinada pelos repórteres Ana Claudia Barros, Vanessa Beltrão, Ana Ignacio, Alvaro Magalhães e Mariana Queen, com imagens de Daia Oliver e edição de Érica Saboya e Gustavo Heidrich.

– Já a série Japão proibido, conduzida pelo diretor de Conteúdo do R7.com Luiz Cesar Pimentel e pelo repórter Eduardo Enomoto, traz três histórias em formato de minidocumentários, divulgados uma vez por semana, sempre às 4ª.feiras. Já na rede, o primeiro episódio faz uma visita à floresta Aokigahara, conhecida como “floresta dos suicidas”. Os próximos episódios mostrarão, respectivamente, um encontro com membros da instituição mafiosa Yakuza e entrevista com o fundador e imagens do Clube da Luta japonês.

– O Repórter Record Investigação, exibirá nesta 2a.feira (23/2), às 23h30, uma portagem especial com imagens e depoimentos sobre a trajetória dos dois brasileiros condenados à morte por fuzilamento na Indonésia – Marco Archer e Rodrigo Gularte. Marco foi morto com um tiro no peito, há um mês. “Bom vivant” no Rio de Janeiro, fez fama como traficante do outro lado do mundo. Seu último “lance em liberdade” foi carregar 13 Kg de cocaína, escondidos em tubos de uma asa delta, para tentar faturar R$ 3 milhões. Rodrigo ainda pode escapar da morte se o novo laudo médico, que atesta esquizofrenia, for aceito pelas autoridades da Indonésia. Caso contrário, ele será executado nos próximos dias. “O laudo é algo importante, compreende? Atesta que ele está com o estado mental muito delicado”, disse à reportagem Paulo Soares, embaixador do Brasil na Indonésia. O programa tem apresentação de Domingos Meirelles.

 

Litoral e Interior

José Aparecido Miguel é o novo secretário Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Paulínia. Volta, desse modo, a atuar na região de Campinas, em que esteve por três vezes no Diário do Povo e uma vez na EPTV, como chefe de Redação; e na área de comunicação governamental, 20 anos depois de comandar a Comunicação Social do Governo do Estado de São Paulo, na gestão Fleury Filho.

– Miguel atuou na grande imprensa na fase inicial de sua carreira, passando por Estadão, Folha de S.Paulo e Jornal do Brasil.

– Sócio-diretor da Mais Comunicação, ele se afastou da empresa em 6/2 para ser assessor especial do prefeito José Pavan Júnior (PSB), que assume o cargo em lugar de Edson Moura Júnior (PMDB), afastado depois de sete cassações de mandato, desde 2012. Pavan foi o segundo colocado na eleição de Paulínia, município da Região Metropolitana de Campinas, com cerca de 100 mil habitantes e sede de empresas como Petrobras (Replan), Rhodia, Syngenta e Heringer. O contato de Miguel é joseaparecidomiguel@gmail.com.

 

 

Curtas

– O Diário do Centro do Mundo abriu em 13/2 sua quarta série de reportagens financiadas por crowdfunding no site Catarse. Desta vez, o tema é A verdadeira história da crise de falta de água em São Paulo, com trabalhos conduzidos pelo repórter Pedro Zambarda de Araújo. O ponto de partida é uma denúncia investigada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo desde novembro de 2014, cujo autor é um ex-funcionário da Sabesp na Unidade Norte, que dá conta de que “várias ações fraudulentas são praticadas em licitações de companhias de saneamento, como DAE, SAAE, Sabesp e tais ações são de conhecimento geral de empresas e pessoas que atuam nesse mercado”.

– Está previsto para 28/3, das 10h às 17h, em local ainda a ser divulgado, o encontro para debater as bases do futuro Conselho Profissional de Jornalistas. Mais informações no www.jornalistasproconselho.com.br.


Agenda-SP

24/2 (3ª.feira) –  O SBT faz coletiva para apresentação da segunda temporada do Máquina da Fama, de Patrícia Abravanel. A partir das 10h30, no estúdio 4 do CDT Anhanguera (av. das Comunicações, 4). Confirmações de presença pelo claudiacarmo@sbt.com.br ou 11-3687-3627.

25/2 (4ª.feira) – A DSOP realizará, das 9 às 11h30, o 3° Workshop Gratuito DSOP de Educação Financeira para Jornalistas, com Reinaldo Domingos, autor de Terapia Financeira. Informações com Jéssika Lopes, pelo jessika.lopes@dsop.com.br ou 11-3177-7800. O local do encontro é av. Paulista, 726, 12º, conj. 1.205.

 

Nacionais

– Diversos veículos se irmanaram para lembrar, na comemoração do Dia Mundial do Rádio, em 13/2, o pioneirismo do padre gaúcho Roberto Landell de Moura, o primeiro no mundo a fazer uma transmissão de sons à distância entre dois pontos por ondas eletromagnéticas. Destacamos entre eles o blog de Geraldo Nunes, no Estadão, o site da Rádio Capital, de São Paulo, e o comentário radiofônico de Luciano Martins Costa no Observatório da Imprensa.

 

Com informações do Jornalistas&Cia

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo