Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Vai e Vem do Mercado (Moagem) – 21/09 a 28/09

Vai e Vem do Mercado (Moagem) - 21/09 a 28/09


trocatroca

 

Leia na edição desta semana do Vai e Vem: Regulamentação dos artigos da Comunicação Social  podem se tornar prioritário no Congresso; promoções, vagas e cortes na redação do iG; Lauro Jardim deixa Veja e vai para O Globo; Edson Franco assume a coordenação do site Canal Rural; Reinaldo Gottino passa a apresentar o Ressoar, na Record News; Daniel Lima deixa o Diário do Grande ABC e o falecimento Orlando José.


O Globo

Lauro Jardim assina sua última coluna Radar, na revista Veja, na edição que circula em 26 de setembro. Diferentemente de muitos que tiram um ano sabático, passa apenas uma semana de transição, começando em 1º/10 em O Globo. “Vou fazer coisa parecida com o que faço aqui: um blog no site do Globo e, aos domingos, uma coluna de meia página no primeiro caderno. Espero continuar a fazer, com prazer, o que tenho feito nos últimos anos”, afirma.

– Lauro tem 20 anos de Editora Abril, contando o período em Exame. São mais de 17 anos de Veja, dez deles como chefe da sucursal Rio, e 15 acumulando a coluna Radar. Não é a primeira vez que O Globo lhe faz uma proposta. Na última, no final do ano passado, o colunista preferiu permanecer onde estava. E explica por que agora mudou de ideia: “Tudo o que tenho hoje de visibilidade e prestígio profissional devo ao tempo de Abril/Veja. Esses anos de aprendizado me moldaram, essa casa foi uma escola maravilhosa. Mas, depois de 20 anos, era hora de fazer um balanço”.

– E conclui: “Uma das coisas mais importantes que eu carrego é a liberdade total que a Abril, e os diretores de Redação, me deram para escrever o Radar. Nunca houve qualquer tipo de restrição para exercer minha função de colunista”. Ele leva para O Globo seu fiel escudeiro Guilherme Amado, apoio em Brasília. Na Veja, como comunicou sua decisão ao diretor Eurípedes Alcântara apenas em 14/9, ainda não tem substituto definido.

– O Globo anunciou a nova aquisição editorial na coluna de Ancelmo Gois em 15/9. É sabido que a coluna do Ancelmo é o espaço com mais alto índice de leitura do jornal e, portanto, em termos comerciais, o mais caro deles. Vamos acompanhar a concorrência interna.

 

Canal Rural

– Já está de casa nova Edson Franco, ele foi um dos  60 profissionais desligados no grande corte promovido pelo Terra no início de agosto e começou em 14/9 como coordenador editorial do site do Canal Rural.

– Nesse posto, será responsável pela equipe de editores, redatores, colaboradores e estagiários, além de retrabalhar para a internet o conteúdo gerado pelo canal. “Meu desafio maior será fazer crescer a audiência do site de maneira consistente e orgânica, bem como atrair público de fora do nicho do agronegócio”, explica Edson. “Antes de pensar em mudanças, o plano é implementar práticas vencedoras de produção na internet”.

– Formado em Jornalismo pela PUC-SP, Edson começou em 1979 na Folha de S.Paulo como arquivista, tendo passado por diversas funções até ser promovido a editor em 1994. Comandou os cadernos Regionais, Turismo, Veículos e Imóveis e Construção, além da TV Folha. Passou ainda pelas revistas Galileu, Ele Ela e IstoÉ. Em 2012 assumiu o posto de editor-executivo IstoÉ Online e desde novembro de 2013 estava no Terra. É coautor do livro Música Popular Brasileira Hoje (Publifolha, 2002), organizado por Arthur Nestrovski, e editor do livro Zózimo Diariamente (EP&A, 2005).

 

Record

Reinaldo Gottino é desde 13/9 o apresentador do programa Ressoar, da Record News. A atração, que vai ao ar semanalmente às 17h (com reprise no sábado seguinte, às 12h), aborda temas como responsabilidade social, cidadania e voluntariado. Na grade do canal de notícias da Record há dez anos, traz semanalmente iniciativas que contribuam para a construção de novas realidades.

– Gottino, que já apresentou na Record programas como Cidade AlertaSP RecordEsporte Fantástico, atualmente também está à frente do Balanço Geral. Antes, passou pelas rádios Gazeta, CBN e Globo, onde se tornou o repórter mais jovem a apresentar o programa O Globo no Ar.

 

iG

– Após os cortes de maio, em que 22 jornalistas foram demitidos, boas notícias começam a surgir no iG: serão abertas cinco vagas (editor de Home, repórter de TV, repórter de Esporte, repórter de Notícias e videomaker, além de estágios). A diretora de Conteúdo Bia Sant’Anna mostrou-se animada com a nova fase do portal: “Com a adequação ao momento, vamos apostar em conteúdo próprio, nas reportagens especiais e exclusivas”. Desde maio, segundo ela, a audiência própria só aumenta. Na parte de parcerias, o iG passou a hospedar o conteúdo da Forbes Brasil.

– No Esporte, após a boa audiência da seção com a cobertura do Pan de Toronto, a direção resolveu tornar a editoria independente da parte de notícias. O editor Thiago Rocha foi promovido a editor-executivo da área.

– Em relação às mudanças internas, Patrícia Moraes, que era editora-chefe de Gente, agora responde pelo canal de lifestyle Delas. Nessa mesma seção, Aretha Martins passou a subeditora. Gustavo Abreu, editor do canal On, é o novo editor do núcleo de Entretenimento, que agora tem Renata Reif como sub. Três estagiárias foram efetivadas: Fernanda Costa, de Notícias, passou a editora-assistente da Home; Fernanda Maranha, do Delas, é a nova repórter do canal; e Milena Carvalho, do Último Segundo, foi para a reportagem da seção.

– Mas também houve baixas no processo: deixaram a equipe Ricardo Pieralini (editor executivo do Último Segundo e Brasil Econômico), Leoleli Camargo (editora executiva do Delas), Juliana Bianchi (editora do Delas) e Gabriela Dobner (editora-executiva de Home). Com isso, Paula Pacheco ficou como a única editora executiva do Último Segundo e Brasil Econômico (antes dividia as funções com Pieralini) e Carolina Gregnanin passou a editora executiva de Home (posto que exercia com Dobner).

 

Diário do Grande ABC

Daniel Lima deixou em 10/9 o Diário do Grande ABC, onde nos últimos cinco meses escreveu 22 colunas Contexto ABC e fez programas Diálogo Aberto na webtv do jornal. Segundo publicou em artigo na sua revista digital Capital Social, à qual volta a se dedicar com exclusividade, saiu porque não tem mais paciência para esperar um futuro do qual duvida que chegue: “Teimo em viver profissionalmente no embalo de perspectivas sobre as quais tenha alguma capacidade interventora estratégica compatível com a reação de parceiros de trabalho e suas circunstâncias operacionais. (…) O esfacelamento da Província do Grande ABC em todos os setores, sincronizado com a fragmentação da cidadania, não terá no Diário do Grande ABC ou em qualquer dos veículos de comunicação da região, somados e multiplicados, polo confiável ao estancamento. Esse é um jogo que não depende apenas da mídia, embora a mídia seja parte importantíssima”.

– Com passagens por O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde, Daniel atuou no DGABC em outras oportunidades, a primeira entre 1970 e 1985, quando ocupou todos os postos da Redação. Também criou a revista Livre Mercado, que circulou na região de 1990 a 2009.


Regulamentação

– A regulamentação dos artigos da Constituição relativos à Comunicação Social (220 a 224) pode tornar-se prioritária ao Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional. Em reunião realizada dia 14/9 em Brasília, conselheiros sugeriram que o órgão centre seus esforços em projetos que tratam da criação de uma legislação específica sobre direito de resposta, proibição de monopólio ou oligopólio dos meios de comunicação e produção e programação exibida pelos veículos. Atualmente há mais de 300 propostas sobre a área tramitando no Congresso. Esse material deverá ser filtrado e levado para votação em medida de urgência. Fernando César Mesquita, representante da sociedade civil, foi um dos primeiros a apontar a necessidade de maior objetividade nos trabalhos do conselho: “Se queremos realmente ter visibilidade da sociedade e fazer alguma coisa em defesa do aprimoramento da Comunicação, podemos começar examinando os projetos relacionados com a regulamentação de artigos constitucionais”.

– Na mesma reunião, o CCS defendeu o sigilo de fonte jornalística ao discutir sobre a liminar do ministro Dias Toffoli, do TSE, que manteve a quebra de sigilo telefônico de Allan de Abreu e do Diário da Região, de São José do Rio Preto. Segundo a Agência Senado, Ronaldo Lemos, vice-presidente do conselho, deve soltar uma nota sobre a decisão nas próximas horas.


Curtas

– Foi eleita em 12/9, durante o XXV Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa, a delegação que representará os profissionais paulistas no XX Enjai, de 1º a 3/10 em Fortaleza. Os escolhidos foram Paulo Vieira Lima, Denise Fon, Sylvio Micelli e Márcia Quintanilha. O tema do Enjai será Credibilidade da informação jornalística na era da comunicação digital.

– Tales Faria, que desde fevereiro de 2014 vinha acumulando o posto de publisher com o de vice-presidente Editorial do iG, acertou em 10/9 sua saída. Ele mudou para Brasília há alguns meses, o que o fez desligar-se do dia a dia do portal, onde seguia com sua coluna Além da Notícia, que ele agora negocia com o site Fato Online. Bia Sant’Anna, diretora de Conteúdo do iG, disse ainda não haver previsão de se e quando ele será substituído, mas informou sobre outras movimentações no portal.

– A TV Gazeta exibe desde  16/9, às 23h30, a série semanal Conectados, sobre como a internet (que completou 20 anos no Brasil) interfere em nossas vidas. A atração terá oito episódios e mostrará como essa inovação tecnológica afeta relações, profissões, consumo e comunicação. O primeiro episódio é sobre redes sociais. Conectados é apresentado por Barbara Fava.

– A ESPN e a ESPN+ exibem, desde  18/9, a Copa do Mundo de Rugby. Durante o torneio, na Inglaterra, que vai até 31/10, o narrador Ari Aguiar e o comentarista Antonio Martoni vão se juntar ao repórter João Castelo Branco (correspondente internacional da ESPN) para a transmissão dos jogos nos estádios.

– Estão abertas até 31/10 as inscrições para o Programa de Estágio da Editora Globo 2016. São vagas para estudantes com formação prevista entre dezembro de 2016, julho ou dezembro de 2017, ou julho de 2018. Quem participar do concurso poderá acompanhar o andamento do processo e os bastidores da seleção pelo canal do programa no facebook.

– Com a estreia do novo portal (www.ceagesp.gov.br) e a reorganização de suas redes sociais (www.ceagespoficial.blogspot e www.facebook.com/ceagesp.oficial), a Coordenadoria de Comunicação e Marketing da Ceagesp pretende intensificar ainda mais o contato com os seus diversos públicos. Para tanto, edita também o Informativo Ceagesp e a newsletter internacional Ceagesp Communication (ambos disponíveis para download). Coordenada por Luciano Somenzari (lsomenzari@ceagesp.gov.br), a área conta com Jamir Kinoshita (jkinoshita@), Inacio Shibata (ishibata@), e Emília Cordeiro (ecsouza@), os estagiários Giovana Meneguim (gsmeneguim@) e Felipe Pacciulo Ribeiro (fpribeiro@), a designer Larissa Pisanelli (lpisanelli@), a secretária executiva Edith Nascimento (emnascimento@) e Ligia Pardi (lpardi@), que atua como relações públicas e responde pelas visitas monitoradas. Para atendimento aos veículos de comunicação, os contatos gerais são imprensa@ceagesp.gov.br e 11-3643-3947 / 3945.


Registro

– Morreu na manhã de 13/9 no Hospital São Lucas, em Santos, aos 75 anos, em decorrência de complicações de uma cirurgia no joelho, o radialista Orlando José. Um dos mais conhecidos profissionais do rádio esportivo da Baixada Santista, Orlando trabalhou nas principais emissoras da Cidade, tendo ganhado destaque no período em que atuou pela Rádio Cacique, como narrador, repórter e apresentador. Foi ainda locutor e comentarista nas Rádios Cultura, Atlântica e A Tribuna.

– Ao longo de sua carreira, também teve programas musicais e participou ativamente da política de Santos, cobrindo várias eleições municipais. Ultimamente, integrava o programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília. Seu corpo foi sepultado no Memorial Necrópole Ecumênica no mesmo domingo.


Internacional

– A associação Internationale Journalisten-Programme, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, oferece bolsas no valor de 3.600 euros a jornalistas da América Latina. Os bolsistas terão a oportunidade de trabalhar durante março e abril de 2016 como redatores em veículos de comunicação do país.

– O objetivo do programa é estreitar as relações entre Alemanha e América Latina também no campo das comunicações. Os candidatos devem ter idade entre 23 e 35 anos, bons conhecimentos no idioma alemão – em casos excepcionais serão aceitos também fluência em inglês ou espanhol –, vínculo empregatício com um veículo de comunicação brasileiro ou trabalhar na redação de empresas públicas de comunicação. Profissionais empregados em agências de Relações Públicas não poderão participar. Veja mais detalhes no site do programa.

– O Centro Internacional para jornalistas, entidade com sede nos Estados Unidos, está com inscrições abertas para dois cursos especiais destinados a profissionais de Brasil, Colômbia, Guatemala, Honduras e Nicarágua. Serão 28 bolsas no total, sendo 14 no curso programado para maio e junho de 2016 e outras 14 para outubro e novembro, também do próximo ano. Os programas visam a estimular o empreendedorismo no mundo digital e a inovação na rede de mídia na América Latina. Entre as exigências está a fluência em inglês.

 

Livros

– A Summus reedita O campeão de audiência: uma autobiografia, livro que mostra a carreira de Walter Clark, produtor que marcou época na TV Rio e, principalmente, na Globo. Clark teve a ajuda de Gabriel Priolli no projeto. A obra foi escrita em 1991, seis anos antes da morte de Walter, e trata das trajetórias pessoal (marcada por paixões, mulheres e luxo) e profissional (período em que foi diretor executivo da Globo).

Arlete Salvador (ex-Veja, Estadão e Correio Braziliense) lança Para escrever bem no trabalho: do WhatsApp ao relatório (Editora Contexto), em que aborda os impactos da internet sobre a comunicação corporativa e oferece orientações sobre como escrever na era digital.


Com informações dos Jornalistas&Cia

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo