Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Vai e Vem do Mercado (Moagem) – 18/04 a 25/04

Vai e Vem do Mercado (Moagem) - 18/04 a 25/04


trocatroca

Estadão

* Exatamente um ano depois de deixar o Estadão, em um corte que, pelos números extra oficiais, levou à saída de 120 profissionais, entre 40 e 50 deles na Redação (ver J&Cia 994), Lourival Sant’Anna está de volta ao jornal como colunista do impresso e blogueiro.

* Segundo o jornal, o blog oferecerá, em tempo real, informações e entrevistas exclusivas, contextualizações e análises sobre os fatos mais importantes no mundo, além de agregar dados, explicações e referências internacionais para ajudar a entender e a formar opinião sobre os acontecimentos no Brasil. Já a coluna, em que desde 10/4 passou a escrever aos domingos na seção Internacional, trará um olhar brasileiro sobre o mundo, com base em reportagens que fez ao longo de quase três décadas em 60 países e em entrevistas com fontes nesses países.

* Lourival foi repórter especial, editor-chefe, editorialista e correspondente em Londres do Estadão e publicou dois livros. Segue como diretor de documentários na 2F Fact-Finding Films e comentarista de assuntos internacionais da CBN.

Folha de S.Paulo

* Após pouco mais de seis anos como secretário de Redação da Folha de S.Paulo, primeiro na Edição, depois na Produção, Rogério  Gentile ganha um período sabático, após o qual retornará ao jornal. Na Folha desde 1996, foi editor da coluna Painel e do caderno Cotidiano. Assina a coluna São Paulo, na página 2, semanalmente, às quintas-feiras. Com o seu afastamento temporário, assumiu interinamente o cargo em 11/4 o secretário assistente José Henrique Mariante.

Panama Papers 

* Há vários brasileiros entre os 374 repórteres de 109 veículos de comunicação de 76 países alocados para o grande esforço de jornalismo investigativo sobre os Panama Papers. Artigo de Dorrit Harazim em O Globo de 10/4 menciona o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) – com sede em Washington, nos Estados Unidos, e 20 anos de experiência na coordenação de trabalhos transnacionais – como a instituição a que recorreu Bastian Obermeyer, do alemão Süddeutsche Zeitung, para conseguir lidar com os 2,6 terabytes de dados que recebeu, no final de 2014, de um informante anônimo. Gerald Ryle, diretor do ICIJ, pretendia usar as informações no que chamou de “jornalismo responsável”, diferentemente dos WikiLeaks de Julian Assange e do material bruto que aparece na internet.

* Desde o início do trabalho, no Brasil, Fernando Rodrigues, do UOL, e os outros membros do Conselho do ICIJ, procuraram veículos com profissionais dispostos a mergulhar no assunto. Nem todos aceitaram o convite: nos Estados Unidos, The New York Times, Washington Post e Wall Street Journal preferiram ficar de fora. No Brasil, entre os jornalistas que hoje participam da investigação, temos: André ShaldersMateus Netzel eDouglas Pereira, no UOL, além do próprio Fernando; José Roberto de ToledoDaniel BramattiRodrigo BurgarelliGuilherme DuarteIsabela Bonfim, no Estadão; e Diego Vega Mauro Tagliaferri, na RedeTV. Em maio, serão divulgados os primeiros dados estruturados pela enorme equipe espalhada por todos os continentes.

Videogame – q Dado curioso é que o ICIJ criou um videogame baseado nos Panama Papers intitulado Stairway to Tax Heaven (Escada para o paraíso fiscal), nome que parodia Starway To Heaven, mais famosa música do grupo de rock Led Zeppelin. Quem quiser jogar deve escolher um de três personagens no mundo secreto das offshores: jogador de futebol, político (no caso, uma mulher) ou homem negócios. Diz o site do jogo que “seu objetivo é navegar nesse universo paralelo e esconder o seu dinheiro. Não se preocupe! Advogados, gerenciadores de fortunas e banqueiros estão aqui para te ajudar. Escolha um jogador e não seja pego”.

Jornalistas de Educação fazem associação

* Perto de 50 profissionais que atuam na cobertura de Educação se reuniram em São Paulo na segunda-feira (11/4) para o pré-lançamento da Jeduca, a Associação de Jornalistas de Educação. Segundo Renata Cafardo, uma das idealizadoras da entidade, atualmente em licença-maternidade da TV Globo, “foi uma reunião para qual chamamos jornalistas da área, apresentamos o projeto e pedimos colaborações. Foi um sucesso! Agora, vamos começar a elaborar o nosso portal, que deve ficar pronto em junho, quando será nosso lançamento oficial no Congresso da Abraji”.

* Segundo a apresentação do projeto, a associação trabalhará para circular informações e temas pertinentes entre os setoristas da área, ajudar quem atua esporadicamente com o tema e semear a importância da cobertura sobre educação para jovens jornalistas, trabalhando com pluralidade de opiniões e independência. Ela pretende tornar-se um ator relevante na melhoria do debate público sobre educação e atuar junto aos governos em favor de maior transparência e democracia, com o objetivo de favorecer o trabalho jornalístico.

* Além de Renata, encabeçam o projeto Antonio Gois, colunista de O Globo; Fábio Takahashi, editor adjunto de Treinamento da Folha de S.Paulo; Paulo Saldaña, repórter da Folha; e Sergio Pompeu, ex-Estadão, atualmente atuando como freelance.

Folha de S.Paulo

* Dois meses depois de cortar um número não informado de postos de trabalho, sem reposição, e de congelar outros, a Folha de S.Paulo aparentemente faz o mesmo nesta semana. Segundo o Portal Imprensa, já estariam confirmadas as saídas de Lucas Ferraz (repórter de Política), Fernando Itokazu (que estava no jornal há mais de 20 anos), Denise Chiarato (editora da homepage da Folha) e Mario Kanno (editor adjunto de Arte). Saíram também Rachel Botelho, da Agência, e Deise Oliveira, que cuidava da edição mobile do site; que vagas abertas foram fechadas e vagas de chefia foram reduzidas, sem demissão de seus ocupantes; e que haverá mudanças estruturais. A conferir.

Plágio na Folha

* O repórter colaborador da Folha de S.Paulo Robson Rodrigues foi dispensado após o jornal ser acusado de plágio – por meio de nota – pelo Governo do Estado de S.Paulo.

* Na nota, a Subsecretaria de Comunicação do Governo paulista afirma haver “fortes indícios de falsidade ideológica, falsidade material e plágio em entrevista concedida por Blanca Jiménez, especialista da ONU e secretária do Programa Hidrológico Internacional da Unesco”. A matéria em questão, assinada por Robson e publicada pela Folha em 26/3, aborda a crise da água no Estado.

* Em sua versão online, o jornal alterou o conteúdo da matéria e esclareceu que trechos da entrevista “não constavam das respostas dadas originalmente pela entrevistada” e que outros foram “plagiados e frases reformuladas ou tiradas de contexto”. E em 6/4, a Folha publicou uma nota em que reconhece que trecho da entrevista publicada foi plagiado.

* Em sua defesa, Robson afirmou ao próprio jornal que uniu trechos de entrevista que Blanca teria concedido a ele e a outros jornalistas em setembro do ano passado no Paraná. Disse ainda que não “inventou nem copiou nada” e que seu erro foi ter unido duas entrevistas. “Assumo a responsabilidade por tudo o que escrevi na entrevista”, disse à Folha.

Jovem Pan

Silvia Poppovic foi dispensada da Jovem Pan em 5/4, imediatamente após o encerramento do Jornal da Manhã.

Contratada em outubro passado para substituir Rachel Sheherazade, ela vinha dividindo os comentários do jornal com Marco Antonio VillaJoseval Peixoto.

* Na análise de Ricco, a postura de Poppovic em seus comentários, muitas vezes se contrapondo às posições políticas da emissora (contrárias ao Governo Federal) pode ter dado causa à demissão. A ele, Silvia disse: “É uma pena, porque vinha sendo uma experiência muito legal. Fui pega de surpresa. Fazer o quê?”.

Marcos Faerman

* Está na rede o site www.marcosfaerman.jor.br, que homenageia e relembra as obras do jornalista, repórter, editor, administrador cultural e professor Marcos Faerman. O espaço começou a ser estruturado em fevereiro de 2015 pela cineasta e filha dele Laura Faerman.

* Marcos começou muito cedo no Jornalismo, aos 17 anos, quando foi contratado pelo jornal Última Hora, de Porto Alegre, após aprender a escrever e diagramar jornais no colégio onde fez o estudo secundário. Na mesma escola, foi líder da juventude estudantil comunista.

* Militante desde muito jovem, atuou no Partido Comunista Brasileiro e participou da fundação do Partido Operário Comunista (POC), que o levou para São Paulo, onde começou a trabalhar no Jornal da Tarde, em que atuou por 24 anos. Ele faleceu em casa, em São Paulo, em 12/2/1999, de um ataque cardíaco fulminante

* O lançamento oficial do site será em 5/5, durante a Semana de Jornalismo da Faculdade Cásper Libero, em São Paulo. No evento, haverá mesa com a presença de Claudinei FerreiraFernando MoraisRodrigo SavazoniPedro OrtizSérgio Gomes.

 

Leonardo Sakamoto 

* As empresas JBS e 4Buzz podem estar envolvidas no patrocínio de um texto difamatório sobre o jornalista Leonardo Sakamoto no mecanismo de busca do Google. É o que informa a Folha de S.Paulo, em matéria publicada em 8 de abril.

* “As empresas, conforme papéis obtidos por determinação judicial junto ao Google e a operadora de telefonia GVT, estariam por trás do patrocínio ao link ‘Leonardo Sakamonto Mente’, apresentado como primeiro resultado para pesquisas com os termos ‘Sakamoto’, ‘Leonardo Sakamoto’ ou ‘Blog do Sakamoto’ em 2015”, diz o jornal.

* O link patrocinado direcionava o leitor a um texto do site FolhaPolítica – que segundo a Folha de S.Paulo nada tem a ver com o jornal –, no qual constava denúncia de que Sakamoto recebia mais de R$ 1 milhão pela publicação de notícias favoráveis à presidente Dilma Rousseff e contra os “opositores”.

> As duas empresas negam a contratação do Google para promover o conteúdo ofensivo.

 

Vaivém-SP

* De volta ao Brasil após uma temporada de estudos em Dublin, Renato Pinfildi Machado (pinfildi.machado@gmail.com) está em busca de novas oportunidades profissionais. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, ele acumula passagens pelas redações de Época Online, Yahoo Brasil, TV Gazeta e Estadão, pela assessoria de imprensa da TAM e pela Kreab & Gavin Anderson.

Sindicato 

* Profissionais de rádio e tevê da Capital, Interior, Litoral e Grande São Paulo autorizaram em plebiscito a direção do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo a instaurar dissídio coletivo na Justiça para dar andamento à Campanha Salarial, inconclusa desde o ano passado. Foram 1.096 a favor (91,11%), 103 contra (8,56%) e quatro brancos (0,33%), totalizando 1.203 votantes.

Interior-SP

* Causou comoção a morte acidental, em 7/4, da estudante e estagiária do Diário da Região Laura Karan Jacob, de apenas 20 anos. Laura – que estava no quarto ano de Jornalismo da Unirp – foi atropelada por um caminhão na BR-153, altura do km 66, na região de São José do Rio Preto, quando cobria outro acidente ocorrido horas antes.

* Segundo o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, o motorista do caminhão, que estava carregado com cerca de 40 toneladas de farelo de soja, disse que não teve tempo de frear nem desviar da jovem, atingida enquanto atravessava a rodovia. Em nota, embora lamente a morte da jovem, a entidade reforça que é “contra o trabalho de estagiários para exercer a função de jornalista profissional, já que estagiários devem sempre estar acompanhados e sob supervisão de profissionais experientes, principalmente quando escalados para fazer trabalho de campo”.

*O Diário da Região, publicou um texto em homenagem à colaboradora, em que elogia seu desempenho acadêmico e profissional, e aponta a infeliz coincidência de sua morte ter acontecido justamente do Dia do Jornalista. Na contramão do que diz o sindicato, o jornal afirma no texto que “a relação de Laura com o Grupo Diário da Região está legalmente amparada por contrato e em sintonia com a lei número 11.788/2008. O que exige a lei é a supervisão de um profissional da área de atuação do estagiário. O profissional pode ser responsável pela supervisão de até dez estagiários – não necessariamente com sua presença física ao lado deles”.

 

Internacionais

* O McGraw Center for Business Journalism, da Faculdade de Pós-Graduação em Jornalismo da City University of New York, organiza um programa de bolsas para apoiar a cobertura de negócios e economia global. Os interessados devem ter pelo menos cinco anos de experiência para se candidatarem, até 31/5, ao curso de três meses em Nova York. Os bolsistas receberão US$ 5.000 por mês. Podem participar jornalistas freelance, bem como repórteres e editores que trabalham em organizações de notícias. Saiba mais.

Renata Malkes, que atuou na Internacional de O Globo, segue para temporada de estudos na Alemanha. Ela foi correspondente do jornal no Oriente Médio e nos últimos meses vinha trabalhando como repórter da Deutsche Welle no Rio. Sua base é o estado de Sachsen-Anhalt, na antiga Alemanha Oriental, onde acompanha a crise dos refugiados para mestrado em “Estudos de Paz e Pesquisa de Conflito”. Renata está disponível parafrilas e pode ser encontrada nas redes sociais, no rmalkes@gmail.com ou pelo +49-176-2554-8920.

* Apesar da desaceleração da economia mundial, o setor de comunicação corporativa continua sendo demandado de forma expressiva ao redor do globo. A PROI Worldwide, entidade internacional que reúne 75 agências independentes de comunicação de mais de 50 países (e que, no Brasil, é representada pela Imagem Corporativa), informou nesta semana que o setor cresceu 30% em 2015 na comparação com o ano anterior – registrando um faturamento de US$ 702,7 milhões. “As agências da PROI beneficiaram-se de um aumento na demanda por serviços de gerenciamento de reputação e geração de conteúdo”, afirma Andreas Fischer Appeltchairman da entidade. A região que apresentou o maior crescimento foi a formada por Europa, Oriente Médio e África, com expansão de 21,9% do faturamento.

*A Orange Magazine, publicação do European Youth Press, seleciona repórteres, fotógrafos e videomakers para concorrer a uma bolsa para cobrir o Deutsche Welle Global Media Forum, de 13 a 15/7, em Bonn, na Alemanha, que reunirá representantes da mídia de todo o mundo para discutir e desenvolver abordagens para os desafios da globalização. O tema deste ano é Mídia. Liberdade. Valores. Os candidatos aprovados passarão por treinamento editorial antes e durante o evento para produzir peças de multimídia relacionadas ao tópico do fórum. Os participantes receberão viagem, hospedagem e refeições. O prazo de inscrição termina no próximo domingo (17/4). Mais informações no site do DW Global Media Forum.

* A Escola de Governo e Diplomacia do centro interdisciplinar IDC Herzliya está oferecendo bolsa para interessados em participar do seminário A mídia em conflitos, de 28/8 a 1º/9, em Israel. Mais informações no site do evento.

Site 

* A QSocial, agência de comunicação das ex-Folha de S.Paulo Patrícia Trudes da VeigaPaula LagoRaquel Bocato, especializada em terceiro setor, faz o conteúdo jornalístico do site Movimento Real.idade, iniciativa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon lançada nessa terça-feira (12/4) com o desafio de buscar um Brasil melhor, justo e mais preparado para as pessoas com mais de 50 anos.

* Na pauta, reportagens diárias sobre mercado de trabalho, dinheiro, saúde e estilo de vida para esse público, com personagens fotografados pela agência NaLata, de Renato StocklerBruno Miranda, e infografias e animações produzidas pela Editoria de Arte, de Renato Brandão, e do Estúdio Saci, de Fernando Carvall. Os artigos de estreia foram de Diogo LaraMirian GoldenbergPasquale Cipro Neto. Sugestões de pauta pelo contato@qsocial.com.br ou 11-3484-7750.

TV Cultura

* Em reunião na manhã de 11/4, Marcos Mendonça, atual diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta – mantenedora da TV Cultura, TV Rá Tim Bum!, Univesp TV e das Rádios Cultura FM e Brasil –, foi reeleito para o cargo.

* Seu nome foi ratificado após votação favorável de 42 dos 43 conselheiros presentes (um voto em branco). Na mesma sessão também foi eleito o sociólogo Augusto Rodrigues para a Presidência do Conselho Curador, com 43 votos.

* Ambos serão empossados em 13/6, quando Belisário dos Santos Jr., atual presidente do Conselho Curador, deixará o cargo.

E mais…

* Está aberto o processo eleitoral para a renovação da direção da Fenaj e da Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas. A eleição direta será nos dias 19, 20 e 21/7 e a inscrição de chapas e candidaturas avulsas deve ocorrer até as 18h de 25 de abril. A íntegra do edital de convocação está disponível no 

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo