Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Vai e Vem do Mercado (Moagem) – 17/11 a 24/11

Vai e Vem do Mercado (Moagem) - 17/11 a 24/11


 

 

 

 

trocatroca

 

 

 

 

 

 

 

Prêmios

 

– A reportagem Sangue político, de Leonêncio Nossa, publicada em O Estado de S.Paulo, venceu o Esso de Jornalismo, principal premiação do concurso. É resultado de mais de um ano de apuração em 35 cidades, e revela a extensão dos crimes com motivação política no Brasil.

 

– No Telejornalismo, a equipe do Jornal da Band, composta por Fábio PannunzioVictor SáAnísio BarrosDenis RomaniAlziro OliveiraFernanda ChamlianAndré PereiraFábio NikolausRaphael CadamuroDiego Costa, percorreu três países para compor o trabalho O avanço da maconha, contendo esclarecimentos sobre os diversos usos da substância.

 

– A categoria Reportagem coube a Vinicius Jorge SassineJosé CasadoDanielle NogueiraEduardo Bresciani, de O Globo. A série Farra de aditivos na refinaria Abreu e Lima reuniu documentos comprovando como o empreendimento se tornou um dos mais onerosos aos cofres públicos.

 

– Domingos Peixoto, na Fotografia, venceu o segundo prêmio para O Globo, pela série com o registro do momento em que Santiago Andrade, cinegrafista da TV Bandeirantes, foi atingido pelo foguete que iria matá-lo, durante manifestação violenta no Centro do Rio de Janeiro.

 

– Além desses prêmios, foram contemplados outros dez trabalhos em categorias temáticas e regionais, inclusive distinções especiais à revista Piauí, como Melhor contribuição à imprensa, e à equipe da Rede Bandeirantes responsável pelo trabalho Vila Socó – A verdade apagada, classificada como Melhor contribuição ao telejornalismo.

 

– Os trabalhos foram examinados em três etapas, por três comissões distintas de julgamento, totalizando 85 jurados. A Comissão de Premiação que julgou os trabalhos de mídia impressa foi composta por Adriana Barsotti, Gilberto Menezes Côrtes, Oscar Pilagallo, Paulo Sotero e Thales Guaracy. Os de telejornalismo foram julgados por Geraldo Mainenti, Henrique Lago e Theresa Walcacer. A homenagem aos premiados será no dia 2/12, durante um jantar no Rio.

 

 

ESPN

 

A ESPN anunciou a promoção de João Palomino, que passou de diretor a vice-presidente de Jornalismo e Produção na ESPN do Brasil. Na emissora desde 1995, Palomino participou de diversas coberturas, como de Jogos Olímpicos e Copas do Mundo em diversos anos. Em 2013, recebeu o Prêmio Comunique-se de melhor executivo de mídia do ano.

 

Nacionais

 

– As saídas Eliane Cantanhêde e Fernando Rodrigues, dois dos principais colunistas da Folha, foram surpresa para ambos e para o mercado. Elas se somam aos cortes que o jornal fez na semana passada e que atingiram, segundo o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, 13 profissionais. Segundo J&Cia apurou, no caso dos colunistas, é da lógica do jornal mudar periodicamente esses colaboradores, atualmente em número de 125, como ocorreu recentemente com a entrada de Tati Bernardi no lugar da Barbara Gancia, em Cotidiano. Eliane e Fernando escreviam alternadamente para coluna Brasília. Ela às 3as, 5as, 6as e domingos, e ele aos sábados.

 

–  Eliane, há 17 anos na Folha, nem chegou a escrever um texto de despedida do jornal. Deixou mensagem no twitter, na noite de 6/11: “Amigos, aviso geral: amanhã eu não escrevo mais na coluna da Folha. Foi bom enquanto durou”. A J&Cia, ela chamou a atenção para o fato de sua última coluna ter sido “justamente sobre os cortes de emprego que virão obrigatoriamente com a economia ladeira abaixo. Título: O último bastião. Premonitória…”.

 

– Fernando, ao confirmar sua saída, escreveu em seu blog e no facebook: “Aviso aos navegantes: A partir desta sexta-feira, estarei aqui no UOL e nos comentários matinais na JP. Depois de 27 anos, encerrei minha colaboração no jornal Folha de S.Paulo”.

 

– Especializada em política, Eliane escrevia sobre os principais assuntos do cenário político brasileiro, política externa, defesa e comportamento. Segue como comentarista da GloboNews e da Rádio Metrópole da Bahia. Ficou 17 anos na Folha de S.Paulo e antes passou por Jornal do Brasil, Veja, O Globo e O Estado de S.Paulo. É autora dos livros: As cidades do Brasil: Brasília (Publifolha, 2005), sobre a Capital Federal; José Alencar Amor à Vida (2010, Sextante), sobre a vida do ex-vice presidente da República (2003-2010), e O PFL (Publifolha, 2009), sobre o extinto Partido da Frente Liberal (hoje Democratas – DEM).

 

– Mestre em Jornalismo Investigativo pela City University, de Londres, Fernando atuou na Folha por 27 anos, como repórter, editor de Economia, correspondente em Nova York (1988), Tóquio (1990) e Washington (1990-91), e, por último, como colunista e repórter especial na sucursal de Brasília, onde estava desde 2006. É autor do livro Políticos do Brasil (2006, Publifolha) e do site www.politicosdobrasil.com.br. Ganhou quatro prêmios Esso.

 

– Sindicato – Reunidos com diretores do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo em 6/11, representantes da Folha se comprometeram a reverter duas das 13 demissões dos dias anteriores. Diante do quadro consolidado, a entidade busca que a empresa garanta benefícios extras, inclusive financeiros, que atenuem o impacto das perdas de emprego.

 

SJSP

 

– Em 10/11, diretores do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo voltaram a se reunir com representantes do Diário do Comércio para negociar a indenização dos jornalistas demitidos pelo jornal sem aviso prévio, em 31/10, em decorrência do fim da publicação impressa e manutenção da versão online com um número menor de trabalhadores.

 

– A proposta do Sindicato é que sejam garantidos quatro meses de vale-alimentação, plano de saúde e odontológico. Apesar de as negociações ainda estarem em curso, o prazo para o desligamento dos funcionários, que venceria nesta 5ª.feira (13/11), foi prorrogado para a próxima 2ª.feira (17/11), e já está garantido um salário nominal para os desligados. O Sindicato visa a obter também um segundo salário para quem atuou por mais de sete anos no jornal, mesmo valor que será estendido aos PJs. “O mínimo que se pode exigir da empresa é que reconheça o valor dos serviços prestados pelos trabalhadores e propiciem algo mais do que a simples indenização legal”, afirmou o presidente entidade José Augusto Camargo (Guto).

 

Abril

 

– Hamilton dos Santos, diretor de Comunicação Interna e Treinamento da Abril, distribuiu comunicado em 6/11 informando que deixará a editora para se dedicar a novos projetos profissionais e acadêmicos. Mestre em Filosofia pela USP, passou por Folha de S.Paulo, Estadão e Geração Editorial no início de sua carreira. Está na Abril desde dezembro de 1995, com atuação editorial e em RH, especialmente nas áreas de Comunicação Interna e Treinamento. É autor dos livros Lúcio Cardoso – Nem leviano, nem grave (Brasiliense, 1987) e Enfim grávidos (Best Seller, 2011) – que teve origem no blog de mesmo nome –, e organizador de O perigo da hora (Scritta, 1994).

 

– Entre os projetos que desenvolveu ao longo dos quase 20 anos de Abril estão a introdução de programas culturais no treinamento da empresa, a utilização na editora do conceito de Universidade Corporativa, a adaptação do Curso Abril de Jornalismo às mídias digitais, a recente reformulação do Prêmio Abril de Jornalismo, a elaboração da configuração atual do manual Posturas Éticas para Jornalistas, a reformulação da Abrilnet como portal de notícias e de integração do Grupo, e a idealização e implantação da Praça Victor Civita.

 

– Ao longo dos próximos três meses ele prestará consultoria à Abril em projetos ligados ao desenvolvimento editorial.

 

 

Record

 

César Filho passou a integrar o time de profissionais da Record a partir de 10/11, em sua terceira passagem por lá. Em 2015, além de atuar em projetos de jornalismo, ele comandará um novo reality show da casa, inspirado no formato de Power Couple, do Dori Media Group. Na atração, que terá duração de três meses, dez casais serão confinados e passarão por diversos desafios e provas para testar o seu amor, valendo dinheiro.

 

– No SBT desde 2005, César também passou pelo Jornalismo das tevês Band e Globo, por rádios (Bandeirantes, Record e Jovem Pan, entre outras) e foi ator de novelas.

 

 

Web

Lígia Braslauskas, que em julho deixou após cinco anos o R7, portal em que exerceu as funções de gerente de Jornalismo, editora-executiva e editora-chefe, assumiu o cargo de editora do site da revista Brasileiros.No início da carreira, em 1996, em São Paulo, Lígia atuou em jornais de bairro e revistas especializadas. Depois passou por Folha de S.Paulo, onde escreveu sobre imóveis, mercado de trabalho, pequenos negócios em Cidades, e Internacional. Foi em seguida para a Folha Online, por nove anos, onde chegou a editora-chefe. Ela ainda mantém o seublog Literatura no R7.

 

Ex-editor-chefe do Metrô News, Luís Alberto Alves, o Caju, está disponível para novas oportunidades. Atualmente ele escreve para os blogs blackmusicworld.blogspot.com.br (música), shalomgospelmusic.blogspot.com.br (música gospel), salcompimenta.blogspot.com.br (crônicas), yorahautomotors.blogspot.com.br (veículos) e hourpress.blogspot.com.br (noticiário geral), além de manter a coluna semanal Cajuísticas no Metrô News. Seus contatos são lusalbertoal@gmail.com e 11-999-644-434.

 

 

São Paulo-Interior

 

– O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo entrou com pedido de dissídio coletivo para sustar os 15 cortes que Rede Anhanguera de Comunicações (RAC) fez em suas redações desde 3 de novembro, sob a alegação de crise financeira e redução de custos. O Sindicato entende que a empresa fez uma dispensa coletiva, o que a obrigaria a comunicar e negociar com a entidade antes de promover as demissões. Na ação, ajuizada no TRT da 15ª região, o Sindicato pede a antecipação de tutela em caráter liminar para a suspensão dos efeitos da demissão coletiva e a reintegração imediata dos jornalistas. Profissionais de outros setores da empresa também teriam sido cortados.

 

 

Curtas-SP

 

– As ideias de dez profissionais das áreas de Redação, Tecnologia, Financeiro e Marketing do Grupo Estado foram selecionadas, entre 240, como finalistas do concurso interno de inovação Futuro Estadão (e não Estadão no Futuro, como equivocadamente informamos em J&Cia 971). Camilo Rocha (editoria do Link), Herton Escobar (editoria Metrópole), Ivan Matuck (Departamento de Marketing), José Roberto de Toledo (Estadão Dados), Julia Amado Xavier de Oliveira Affonso (Núcleo Multimídia), Leandro Natale (Tecnologia), Lourival Sant’Anna (repórter especial), Renato Mazziero (Departamento Financeiro), Robson Morelli (editoria de Esportes) e Thiago Elias de Souza (Tecnologia) estão neste momento trabalhando, com a ajuda de consultores externos, para transformar em projetos suas ideias em áreas como redação, mercado leitor, mercado anunciante, tecnologia, entre outras. Eles apresentarão em 27/11 esses projetos, que passarão pelo crivo de um grupo de avaliadores e o resultado final será anunciado em 2 de dezembro. Concorrem aos prêmios de R$ 30 mil (1º colocado), R$ 20 mil (2º) e R$ 10 mil (3º), valor que poderão optar por receber integralmente em bolsas de estudos, para aprimorar a formação (objetivo maior do projeto), ou 50% em dinheiro. As três ideias vencedoras têm o compromisso da empresa de que serão implantadas.

 

Jornal da Tarde

– A churrascaria Ponteio, na Zona Oeste de São Paulo, foi palco de mais uma edição do almoço de confraternização Jornal da Tarde – Sempre. Esta foi a sétima vez em que os ex-JT se reuniram. Participaram do encontro deste ano, que mais uma vez contou com organização de Mario Marinho, profissionais como Heloisa Araujo MoreiraReinaldo LoboEvelyn Schulke SilveiraBob JungmannJosé Guido FréMauro Marcelo AlvesLuís Veludo Amando de BarrosLuiz Fernando Silva PintoLuiz Carlos SeccoMoacyr Bueno, Regina EcheverriaValdir SanchezCarlos BrickmannOlga VazonePercival de SouzaSandro VaiaFernando Mitre, entre outros.

 

– A Escola de Direito de São Paulo da FGV promove nos dias 18 e 25/11 e 9/12 (3as.feiras) um curso sobre a reforma tributária, das 9 às 13h, na sede da faculdade (rua Rocha, 233, Auditório). É possível acompanhar os cursos online. Entre os debatedores estão Bernardo Appy (ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda) e Nelson Machado (ex-ministro da Previdência). Inscrições com rui.santos@fgv.br.

 

– Estão abertas as inscrições para o workshop Mobile Journalism Digital, no próximo dia 22/11, das 14 às 17h30, no Brooklin Novo. O curso é direcionado para a produção de reportagens, edição e envio de áudio e vídeo a partir de smartphones. Será ministrado por Patrícia Gomes (correspondente internacional há dez anos e que trabalhou em Band, Cultura, Globo, ONU, entre outras) e Carlos Sartori (com passagens por MTV, Globo, Band, SBT, RedeTV, entre outras). Informações pelo prg2pictures@gmail.com.

 

 

 

Prêmios

 

– O Prêmio Petrobras abriu inscrições para sua segunda edição, que vai distribuir um total bruto de R$ 489.500. O objetivo do concurso é reconhecer a disseminação de informações relevantes para o Brasil, além de estreitar e consolidar o relacionamento da Petrobras com a imprensa. São quatro categorias temáticas, que concorrem a R$ 18.250 cada: Cultura, Esporte, Responsabilidade Socioambiental e Petróleo, Gás e Energia, além de Fotojornalismo. As inscrições – que seguem abertas até 6/2/2015 – devem ser feitas integralmente via internet. Os arquivos com as matérias em PDF, fotos, vídeos ou áudios deverão ser enviados pelo www.premiopetrobras.com.br, em que também se encontram o regulamento completo e outras informações. É possível também acionar o contato@premiopetrobras.com.br. Os trabalhos vencedores e seus autores serão conhecidos no primeiro semestre de 2015, em cerimônia no Rio.

 

– Podem concorrer matérias publicadas entre 10/5/2013 e 9/4/2014, que serão divididas nas categorias jornal/revista, televisão, rádio e portal de notícias, e nos temas Cultura, Esporte, Responsabilidade Socioambiental e Petróleo, Gás e Energia, além da melhor fotografia nacional e da melhor regional em qualquer um dos temas. Na categoria Internacional será escolhida a melhor reportagem sobre o Brasil, escrita por correspondente de veículo estrangeiro situado no País, em um dos temas do prêmio. Também será reconhecido o vencedor entre todos os trabalhos inscritos, que levará R$ 31.800 pelo Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo.

 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo