Prêmio Esso
– Foram anunciados nesta 3ª.feira (14/10) os 68 trabalhos finalistas do 59º Prêmio Esso de Jornalismo, de um total de 1.047 trabalhos inscritos, sendo 519 reportagens e séries de reportagens impressas, 175 trabalhos fotográficos, 291 trabalhos de criação gráfica (Jornal, Revista e Primeira Página) e 62 trabalhos de telejornalismo. Destes, foram selecionados 35 de texto, 15 de criação gráfica, dez de fotografia e oito de telejornalismo, e entre eles serão escolhidos os vencedores das 12 categorias (a lista completa está no Portal dos Jornalistas). Foram 31 os jurados que participaram da Comissão de Seleção.
– Além do prêmio principal, que leva o nome do programa, fixado em R$ 30 mil, e do Prêmio de Telejornalismo, estabelecido em R$ 20 mil, serão distribuídos R$ 10 mil para as categorias de Reportagem e Fotografia. As de Informação Econômica; Informação Científica, Tecnológica ou Ambiental; Educação; Criação Gráfica Jornal e Revista; e Primeira Página receberão R$ 5 mil cada e R$ 3 mil para cada um dos quatro prêmios regionais. Todos em valores brutos.
– Na Fotografia, o Estadão vem com três candidatos, já que O Globo preferiu inscrever o hors concours Sebastião Salgado na categoria Informação Ambiental. A essas categorias temáticas comparecem principalmente os “jornalões”, mas estão na disputa as revistas Exame, Época e Piauí. Em ano de Copa do Mundo, é natural que o tema predominasse na Primeira Página, e houve espaço para a criatividade regional. E entre os Regionais, destacam-se em número os finalistas do Correio Braziliense, no Centro-Oeste, do Estadão, no Sudeste, e da Zero Hora, no Sul. Mais bem distribuídos estão os candidatos do Norte/Nordeste, todos eles de veículos diferentes. No Telejornalismo, Record e Band têm três indicações cada, e disputam o prêmio com trabalhos da TV Brasil e SBT.
– Os ganhadores desta edição serão conhecidos no dia 15 de novembro e a cerimônia de premiação está marcada para o dia 2 de dezembro, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
Demissões
– Por motivos e processos distintos, Xico Sá e Matheus Leitão Netto deixaram na última semana a Folha de São Paulo. Xico, há mais de 20 anos no jornal (entre muitas idas e vindas, como ele próprio ressaltou), escrevia uma coluna no caderno de Esporte e decidiu sair depois de não poder publicar uma crônica em que criticava a cobertura eleitoral da imprensa e declarava voto em Dilma Rousseff. Matheus foi dispensado de surpresa após quatro anos como repórter investigativo do jornal na sucursal de Brasília.
– Sobre a saída dele, Sérgio Dávila, editor executivo da Folha, informou que “em sua última coluna semanal, que seria publicada no sábado (11/10) no caderno Esporte, ele declarava voto num dos candidatos à corrida presidencial, o que fere a política do jornal, segundo a qual os colunistas devem evitar fazer proselitismo eleitoral em seus textos. Se quiserem, podem escrever artigo em que revelam seu voto e defendem candidatura na página A3 da Folha. Esta opção foi dada a Xico Sá, que recusou a oferta”.
– Xico deve seguir atuando como escritor (sua mais recente obra é O livro das mulheres extraordinárias, editado pela Três Estrelas) e com as participações nos programas Saia Justa (GloboNews), Amor&Sexo (TV Globo), e Extra-Ordinários e Redação SporTV (SporTV).
R7
– Após cinco anos de atividades, o R7 mudou a estrutura de alguns departamentos e criou novas diretorias com foco principal na utilização massiva de vídeos em todas as suas áreas, principalmente na R7TV. Com isso, o Conselho Diretor do portal passa a ser composto por Aline Sordili, diretora de Operações, responsável pelas áreas de TI, administrativo, praças e relações institucionais; André Forastieri, diretor de Novos Negócios, responsável por toda receita não-publicitária, promoções e eventos; Cláudia Caliente, diretora de Parcerias e Projetos; Luciano Vaz, diretor Comercial e de Marketing; e Luiz Pimentel, diretor de Conteúdo. Roberta Lindenberg assume a Assessoria da Direção Geral para acompanhar o fluxo junto aos diretores. Enquanto o projeto é implementado, Antonio Guerreiro, diretor geral de Novas Mídias de Record e R7, ocupará interinamente a diretoria da R7TV, com o mesmo status das demais. Segundo ele anunciou em comunicado interno, algumas gerências e editorias também foram alteradas e cada equipe será informada por seu respectivo diretor.
Valor Econômico
– Eduardo Belo regressou nesta 4ª.feira (15/10), ao Valor Econômico, na editoria de Brasil, onde havia trabalhado em 2000. Mas esta é sua terceira passagem pelo jornal e ali chega para substituir por um ano Luciano Máximo, que está em Londres para uma temporada de estudos. Eduardo fica na pauta e Lígia Guimarães passa para a reportagem. Nos últimos cinco anos ele se dedicou à Belaletra Editora, da qual foi sócio até dezembro passado.
– Ainda no Valor, Cláudia Facchini deixa a casa para tocar projetos pessoais e para seu lugar, na cobertura de Energia no caderno Empresas, foi deslocada Natalia Viri, que estava na editoria de S/A do Valor PRO.
Folha de São Paulo
– Na Folha de S.Paulo, Heloisa Brenha saiu de Cotidiano, onde era repórter, e passou a adjunta de Treinamento, no lugar de Alessandra Balles, agora editora da revista São Paulo. Uma curiosidade: o marido dela, Daniel Bergamasco, é editor da concorrente Veja SP.
– Novidades também na Record News: a editora de texto do Jornal da Record News Daniela do Canto deixou a emissora de mudança para o interior de São Paulo. Para sua vaga chega Matheus Wilson Rodrigues, transferido do Departamento de Comunicação da Record.
– Adolpho Queiroz, professor da Universidade Mackenzie e membro da Intercom, Evaldo Vicente, presidente do 41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, e Leticia Ciasi, aluna do curso de Publicidade da Universidade Mackenzie, lançaram em Piracicaba o livro Cáxara de Forfe. A obra é composta por 45 artigos, escritos por integrantes do Conselho Consultivo do Salão, jornalistas editores de cultura, e professores universitários e pesquisadores do assunto. Os textos são análises de obras premiadas nos 40 anos da exposição, que teve sua 41ª edição encerrada no domingo, 12 de outubro. O título, em “caipirês” de Piracicaba, significa Caixa de fósforos. Mais informações no 19-3403-2600.
Agenda
– O presidente da UBE – União Brasileira de Escritores Joaquim Maria Botelho lança na próxima 4ª.feira, 22/10, o romance Costelas de Heitor Batalha – Os prazeres e as dores de um anti-herói, pela Generale. A partir das 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (av. Paulista, 2.073).
– 16/10 (5ª.feira) – A Abracom promove o curso Contratos com Base no Guia de Produtos e Serviços para gestores de agências de comunicação, com a advogada Vanessa Álvares. Das 9h às 16h, na sede da entidade (rua Pedroso Alvarenga, 584, conj. 51). Informações e inscrições pelo eventos@abracom.org.br ou 11-3079-6839.
– 18/10 (sábado) – Para celebrar seis anos de vida, o programa Caminhos Alternativos, da CBN, prepara uma edição especial ao vivo e com plateia. Com apresentação de Fabíola Cidral e Petria Chaves, receberá convidados especiais, como o sócio e cofundador da Natura Luiz Seabra, o professor Tião Rocha, o escritor Satyaprem e o urbanista Edgard Gouveia Júnior. A partir das 9h, no Itaú Cultural (av. Paulista, 149). Os ingressos, gratuitos, serão distribuídos com uma hora de antecedência.
– No mesmo dia, das 9h30 às 12h, a Câmara Municipal de São Paulo promove a palestra O profissional de relações públicas e a atuação no setor público. O encontro faz parte do Ciclo de Debates em Comunicação promovido pelo órgão. Na Sala Sérgio Vieira de Melo (viaduto Jacareí, 100). A entrada é franca.
Curtas
– O Museu da Língua Portuguesa (praça da Luz, s/nº) inaugurou nesta 3ª.feira (14/10) a mostra Este jornal também é uma piada, que marca os 50 anos do golpe de 1964 com 17 obras selecionadas do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. A exposição ficará aberta no saguão do 3º andar até 30 de novembro. O museu funciona de 3ª a domingo, das 10h às 18 horas.
– Para marcar a inauguração de seu novo escritório, o Grupo Attitude decidiu transformar o ambiente da agência em uma Galeria de Arte Urbana e para isso convidou 25 artistas. A ideia, segundo o CEO Rodolfo Zabisky, era “fazer algo diferente no novo espaço, de forma a torná-lo mais aconchegante aos mais de 250 colaboradores da agência, assim como incentivar criatividade e inovação no relacionamento com os clientes”. O resultado pode ser conferido no youtube. O novo endereço da agência é rua Verbo Divino, 2.001 – CEP 04719-002. O telefone segue 11-3529-3777.
ESPN
– Desde 13/10 a segunda edição do vespertino Bate Bola, da ESPN, tem dois apresentadores. Bruno Vicari e Marcela Rafael. Vicari (ex-Jovem Pan), que assinou com a ESPN em setembro, concilia o novo posto com apresentação e comentários sobre Esporte no SBT. Marcela, prata da casa, deixa de vez a reportagem de rua para ficar responsável pelas interações nas redes sociais durante o programa. Com eles, também estão os comentaristas Mauro Cézar, Leonardo Bertozzi e Alexandre Oliveira.
– João Carlos Albuquerque, até então apresentador do programa, passa a ancorar a terceira edição, às 19h, ao lado dos comentaristas Paulo Vinícius Coelho, Paulo Calçade e Juan Pablo Sorín. Willian Tavares segue na apresentação da primeira edição do BB, com comentários de Zé Elias e Gustavo Hofman. A emissora anunciou ainda a chegada do apresentador Rafael Ribeiro, mas não divulgou onde ele será alocado.
Livros
– Está chegando às livrarias Brado retumbante (Benvirá), nova obra de Paulo Markun que cobre o período do golpe de 1964 às Diretas Já. Nele, o autor visita momentos-chave da história do Brasil, desde os bastidores da reunião do Conselho de Segurança Nacional que desenhou os detalhes do AI-5, seis meses antes de o ato ser decretado por Costa e Silva, até a preparação da posse de José Sarney como presidente da República. A obra conta com documentos inéditos, como os do Cenimar sobre o Congresso da UNE de 1967, pouco conhecido mas decisivo para os grupos que embarcaram na luta armada. Dividida em dois volumes – Na lei ou na marra (1964-1968) e Farol alto sobre as diretas (1969-1984) –, é resultado de quatro anos de pesquisa e mais de 70 entrevistas com personalidades que marcaram a redemocratização brasileira, compondo um abrangente painel da história política recente do País. O lançamento será em 23/10, a partir das 19h, na Saraiva do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.
– A Summus lança Rádio – Teoria e prática, de Luiz Artur Ferraretto, obra que apresenta os principais padrões para a produção de conteúdo no meio, passando desde uma explanação sobre sua linguagem ao planejamento da programação e à produção de conteúdos. O preço sugerido é de R$ 78,10 para o livro impresso e R$ 49,70 para o e-book.
Com informações dos Jornalistas & Cia