Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Vai e Vem do Mercado (Moagem) – 13/02 a 20/02

Vai e Vem do Mercado (Moagem) - 13/02 a 20/02


trocatroca

 

Álvaro José, que já cobriu nove Olimpíadas, voltou à Band para integrar a equipe da emissora na Rio 2016. Em nota, o narrador disse que “a torcida vai ter um reflexo muito grande no resultado dos atletas brasileiros. Em média, o país sede ganha 20% de medalhas a mais. O Brasil, que conseguiu 17 medalhas em Londres, pode superar esse índice e chegar a 26, 27 medalhas no total”.

Professor de História, Álvaro é reconhecido por seu profundo conhecimento dos Jogos e pela memória certeira que aparece durante as transmissões em forma de dados, nomes e marcas de recordes.

Com contrato de dois anos firmado com a Band e com o canal BandSports, Álvaro estreia em 27/2 na apresentação de programa especial que conta as histórias que fizeram os Jogos.

Daniela Falcão é a nova diretora editorial de Edições Globo Condé Nast

A Edições Globo Condé Nast anunciou a promoção de Daniela Falcão, diretora de Redação da Vogue, a diretora editorial da EGCN. Com isso, ela assume os quatro títulos da casa: Glamour, GQ, Casa Vogue e Vogue.

Silvia Rogar, até agora redatora-chefe, passa a editora-chefe de Vogue, sob a supervisão de Daniela, que editava a Vogue desde 2005, quando o título ainda era publicado pela Carta Editorial.

São Paulo

Ainda com relação aos cortes na Folha de S.Paulo na semana passada, quem também deixou o jornal foi a repórter de Economia Cláudia Rolli, após 15 anos na casa.

Depois de perder recentemente a repórter Giulia Lanzuolo para a Bufalos, a revista Autoesporte confirmou na semana passada o substituto dela: Gabriel Aguiar, repórter que estava há um ano e meio no site iCarros e que começa no novo posto em 15/2 (2ª.feira). Formado pela Cásper Líbero, Gabriel iniciou a carreira como estagiário do Departamento de Esportes da TV Gazeta, onde atuou na produção dos programas Mesa Redonda e Gazeta Esportiva. Até que se definam seus novos contatos profissionais, atende pelos aguiar.gabriel@outlook.com e 11-960-855-822).

Interior-SP

Registro – Faleceu em 28/1, aos 92 anos, Chico Amaral, jornalista, advogado e político de Campinas (foi deputado estadual, deputado federal por seis legislaturas e prefeito da cidade de 1977 a 1982 e de 1997 a 2000). Ele estava internado no Hospital Irmãos Penteado por causa de problemas respiratórios e morreu em decorrência a falência de múltiplos órgãos. Como jornalista, escreveu durante anos uma coluna sobre Direito Tributário no extinto jornal Diário do Povo, de Campinas. Um dos líderes do antigo MDB e da oposição à ditadura militar, participou da elaboração da Constituinte de 1988 e foi autor da lei que permite a compra de imóvel com o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

EBC

Com a saída de Américo Martins na semana passada, o vice-presidente Mario Maurici assumiu interinamente a Presidência da EBC. Ele já foi prefeito de Franco da Rocha (Grande SP) pelo PT e presidente da Ceagesp, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura.

James Gama está de volta à TV Senado. Ele assumiu há pouco a diretoria adjunta da emissora, que, aliás, acaba de completar duas décadas no ar, com transmissões em mais de 20 capitais.

Minas Gerais

BH sediará 5º Encontro Nacional de Blogueiros

Belo Horizonte receberá de 20 a 22/5 o 5º Encontro Nacional de Blogueiros, para o qual são esperados cerca de mil blogueiros e ativistas digitais, além de convidados estrangeiros. O evento é organizado pela Comissão Nacional de Blogueiros. As discussões serão pautadas na luta pela democratização da comunicação, pela liberdade de expressão, pelos riscos de retrocesso social e pela cruzada de ódio em curso na sociedade brasileira.

A abertura deverá ser feita pela presidente Dilma Rousseff e contará com as presenças de três ex-presidentes: Luís Inácio Lula da Silva, Cristina Kirchner (Argentina) e Pepe Mujica (Uruguai). Os ministros da Comunicação Social, Edinho Silva, das Comunicações, André Figueiredo, e da Cultura, Juca Ferreira também deverão comparecer.

Bolsa sobre biodiversidade

A Earth Journalism Network (EJN), um fundo para jornalismo ambiental, oferece bolsas para a produção de matérias sobre biodiversidade.

Jornalistas e repórteres que já têm histórico na cobertura ambiental e que queiram cobrir questões críticas de preservação, biodiversidade e soluções sustentáveis aos problemas de conservação ambiental devem inscrever-se para participar da bolsa até dia 18 de fevereiro.

Os organizadores buscam trazer consciência global para novas ameaças ou soluções para a biodiversidade, com propostas que foquem em novos tópicos ou histórias que ainda não foram amplamente cobertas. Assuntos que já são bem difundidos ou que não promovam novos ângulos de observação têm menos chances na seleção.

As bolsas vão de US$ 1 mil a US$ 2 mil, variando de acordo com cada proposta de pauta e método de cobertura. Há flexibilidade para histórias investigativas em profundidade. Saiba mais!

E mais…

O Instituto Lincoln, dedicado a políticas fundiárias e desenvolvimento urbano, e o Instituto Prensa y Sociedad (IPYS, do Peru), abriram inscrições para um curso para jornalistas que trabalham nas áreas de desenvolvimento urbano, mercado imobiliário e do entendimento das políticas fundiárias de suas regiões. O curso é presencial, em Lima, Peru, de 17 a 19 de março. O Instituto Lincoln cobrirá os custos de passagem aérea das cidades de origem dos participantes selecionados até Lima, assim como a hospedagem em hotel com quartos compartilhados (três noites, com café da manhã incluso), além de almoços e coffee breaks durante os dias de evento. As aulas serão ministradas em espanhol, mas participantes brasileiros são encorajados a se candidatar. O prazo de inscrição vai até 15 de fevereiro.

Os candidatos devem trabalhar como jornalistas em algum meio de comunicação, ter alguma experiência na cobertura dos temas abordados e também ter publicado no último ano pelo menos uma reportagem sobre os temas do curso. O IPYS entrará em contato com os candidatos para pedir uma cópia da reportagem.

Estão abertas as inscrições para a edição de 2016 do seminário Líderes das salas de Redação. Promovido pelo Instituto de Imprensa, da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), o encontro será em 3 e 4/3, em Miami, nos Estados Unidos, e é direcionado para chefes de Redação, editores de cadernos, coordenadores de áreas e repórteres com potencial gerencial de jornais das Américas. A pauta central será o melhor uso do meio digital, com temática abordada a partir de alguns tópicos, como criação e distribuição de conteúdo para as redes sociais; avanços na sincronização dos fluxos de trabalho em múltiplas plataformas; e desenvolvimento de conteúdo audiovisual. Mais informações no site da SIP.

Dados divulgados no começo do mês pela Federação Internacional de Jornalistas, entidade sediada em Bruxelas, dão conta que o Brasil está entre os dez países mais perigosos para estes profissionais no mundo. Segundo a entidade, pelo menos 2.297 jornalistas morreram de forma violenta em todo o mundo desde 1990, 112 deles em 2015. No levantamento histórico, o Brasil ocupa a décima posição, com 62 mortes registradas nos últimos 25 anos. Iraque (309), Filipinas (146) e México (120), lideram a pesquisa. Já no ano passado, os atentados contra o semanário Charlie Hebdo colocaram a França no primeiro lugar do ranking montado pela FIP, ao lado de Iraque e Iêmen, cada um com dez assassinatos.

 

Curtas

Digital pode passar impresso ainda este ano

Em reportagem para o Meio & Mensagem, o editor Igor Ribeiro informa que a circulação digital paga de jornais subiu 27% no ano passado, na comparação com 2014, enquanto a impressa caiu 13%, segundo números do Instituto Verificador de Comunicação (IVC). Diz ele que, “no geral, o aumento acelerado da versão digital não supriu a queda do meio, cerca de 8%. Mas sinaliza que alguns veículos podem assistir, ainda este ano, a virada entre os dois tipos de circulação”.

Igor cita alguns exemplos: “A Folha de S.Paulo tem 146 mil exemplares digitais pagos e 189 mil no papel. No Correio Braziliense, 21 mil exemplares separam o impresso do digital, que aumentou 76,5% em 2015 na comparação com o ano anterior. No mineiro O Tempo a diferença é ainda menor – 16 mil exemplares – e o crescimento do digital é animador: 87,1%. Em seu concorrente direto, Estado de Minas, a diferença é de apenas 400 exemplares entre os dois tipos de circulação, com crescimento de 69,4% em 2015”.

Na reportagem, Pedro Silva, presidente do IVC, atesta o crescimento perceptível do consumo de notícias via internet em todas as categorias de publicações: “Com banda larga mais rápida e a popularização dos dispositivos móveis, principalmente os smartphones, as pessoas têm preferido as versões digitais”. Confira a íntegra.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo