Confira na edição desta semana do Vai e Vem: Editora Três demite em todas as áreas e fecha IstoÉ Gente; Fenaj leva ao governo propostas sobre políticas de comunicação; Xico Sá acerta com El País; TV Gazeta fecha com Josias de Souza e Denise Campos de Toledo; Dora Kramer entra de licença no Estadão e o falecimento de Elisa Vannuccini e Fred Marcondes.
Editora Três
– A Editora Três, conforme já se esperava, efetivou em 3/3 inúmeras demissões e simultaneamente anunciou o fim da revista IstoÉ Gente. Os cortes atingiram todas as redações e demais áreas da empresa, algumas de forma mais drástica, como a revisão e o tratamento de imagens, que praticamente desapareceram. O número total de vagas não foi divulgado, mas sabe-se que além das saídas espontâneas (motivadas pelo PDV) e das demissões realizadas agora a empresa também decidiu congelar todas as vagas em aberto. Entre os que estão deixando agora a empresa estão o diretor da revista Planeta Ricardo Arnt, a produtora Andrea Debiagi e a editora Daniela Mendes.
– No fim de janeiro, a Três havia anunciado um plano de demissão voluntária, com o objetivo de cortar até 25% de sua folha de pagamento de celetistas. Esses profissionais representavam, porém, apenas 10% da redação. Por isso, além deles, já estariam sob risco funcionários com outras modalidades de contrato.
– No PDV, saíram três profissionais das redações da empresa: Juca Rodrigues, editor de Fotografia, Mônica Tarantino, repórter de Saúde de IstoÉ, e Joca Alvarenga, diretor de Arte também da IstoÉ. De forma voluntária, deixou a empresa na última semana o repórter de Negócios Fabrício Bernardes, a caminho da Exame PME, convidado a integrar a equipe liderada por Maria Luíza Mendes.
– As demissões, embora esperadas, vinham sendo proteladas pela empresa, possivelmente pela expectativa de que outros projetos gerados nos últimos anos compensassem a queda das receitas tradicionais, especialmente a publicidade. Caso, entre outros, de anuários e premiações empresariais. Isso retardou, mas não evitou os cortes. Diante do clima tenso que vive a empresa, ao menos um consolo: pelo que que foi apurado, ela não fechará nenhum outro título, ao contrário do que chegou a ser divulgado.
– Em nota oficial, a editora informou que “em razão do cenário econômico do País e das condições do mercado editorial nacional, está fazendo ajustes operacionais e reestruturando seu quadro editorial, o que implicou na descontinuidade de um de seus títulos, a IstoÉ Gente, visando à readequação estratégica e crescimento da Editora Três no mercado editorial”.
Fenaj
– Em reunião no final de fevereiro com o ministro Thomas Traumann, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, e com o presidente da EBC Nelson Breve, os dirigentes da Fenaj apresentaram propostas sobre políticas de comunicação. O presidente Celso Schröder e os diretores José Carlos Torves e Bruno Cruz propuseram ao governo a promoção do Fórum Nacional de Emissoras Públicas, a fim de debater políticas ligadas ao sistemas público e estatal de comunicação, a convocação da 2ª Conferência Nacional de Comunicação e a formulação de uma proposta de novo Marco Regulatório das Comunicações.
> Na audiência, Nelson Breve elogiou a iniciativa de mediação realizada em dezembro passado pela Fenaj, com relação ao novo Plano de Cargos e Salários da empresa, que vem sendo debatido com a Comissão de Funcionários e os Sindicatos dos Jornalistas do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo. Breve sinalizou ainda para este mês uma nova avaliação do Plano que, após discussão com a comissão, deverá passar pela direção da EBC para, em seguida, ser encaminhado à Secom.
Xico Sá
– Cinco meses depois de deixar a Folha de S.Paulo, Xico Sá volta à grande imprensa, porém num título estrangeiro. Foi contratado como colunista pela edição brasileira de El País, e começou em 6/3. O cearense do Crato escreverá semanalmente sobre “suas três paixões”: política, futebol e amor.
– Com 30 anos de estrada, Xico usou esses meses sabáticos para revisitar clássicos da Literatura, como contou em entrevista ao próprio El País, e gravar o Saia Justa Verão, ao lado de Du Moscovis, Leo Jaime e Dan Stulbach, para o GNT. E não deixou as redes sociais de lado. A interação com seus leitores via twitter e facebook segue firme, forte e polêmica – como a sua saída da Folha.
TV Gazeta
– A TV Gazeta de São Paulo anunciou dois reforços em seu jornalismo: Josias de Souza e Denise Campos de Toledo. Josias, que esteve por 25 anos na Folha de S. Paulo e mantém o Blog do Josias no UOL, será comentarista diário de Política Nacional do Jornal da Gazeta, entrando diretamente de Brasília. Denise, que também atua como comentarista e editora da rádio Jovem Pan, ficará responsável pela área de Economia Popular, participando do telejornal duas vezes por semana. Autora do livro Assuma o controle das suas finanças, ela esteve por mais de dez anos no SBT, de onde saiu em fevereiro de 2014.
Estadão
– O Estadão concedeu está semana uma licença à sua colunista Dora Kramer, a pedido dela, deixando em aberto o prazo de retorno. Em seu facebook Dora explicou que “depois de 41 anos de carreira e 20 de coluna (a serem completados em agosto próximo), a vida avisou que era hora de suspender os trabalhos a fim de que o prosseguir seja mais produtivo que a permanência”. Na mesma mensagem informou que não iria discutir o assunto, mas apenas dar uma satisfação a título de retribuição à atenção que sempre recebeu. E mostrou-se confiante “de que o capital acumulado faz com que o melhor esteja por vir”.
– A notícia ganhou nas redes sociais outras interpretações, inclusive de que ela teria sido demitida, coisa que sequer mencionou em sua mensagem. As razões da licença são para tratamento de saúde e por isso tanto ela quanto o jornal mantêm reserva sobre o assunto.
Agência Brasil
– Depois de quase nove anos de dedicação exclusiva à Agência Brasil (EBC), Cacalo Kfouri deixou recentemente a empresa em razão de acordos para extinção dos cargos de função. Nesse período, exerceu múltiplas atividades, como análise de conteúdo, revisão de texto, aulas sobre a reforma ortográfica e produção dos novos manuais de Jornalismo e de Redação. Enquanto não define os próximos passos profissionais, atende pelos cacalo.kfouri@uol.com.br, 11- 3644-7732.
Abril
– Miguel Icassati deixou esta semana a Abril, onde estava há quase oito anos, o último como editor-chefe da Men’s Health, em sua segunda passagem por lá. Na primeira, entre 1997 e 2000, foi repórter de Playboy e Vejinha. Voltou em 2007, como editor do Núcleo Cidades de Veja, até 2010, quando foi convidado por Caco de Paula para ser editor-chefe do portal Viajeaqui (Viagem e Turismo, Guia Quatro Rodas e National Geographic). Em 2012, integrou-me ao comitê executivo que elaborou o Projeto Abril na Copa, coordenando as ações editoriais, com destaque para o Guia Oficial da Copa das Confederações, e fez o projeto editorial do Guia Oficial da Copa 2014, ambos produtos encomendados pela Fifa à Abril. Cobriu a copa para o polo Veja/Placar, ao mesmo tempo em que foi convidado para ser editor-chefe da Men’s Health. Fora da Abril, teve passagens por Estadão (2004-2007), onde participou da criação do Paladar, Trip (criação da Tpm, sob o comando de Fred Melo Paiva) e Editora Europa, onde foi editor chefe da Revista dos Curiosos, de Marcelo Duarte.
– “Por ora – diz Miguel –, vou descansar (estava de férias marcadas), dedicar-me ao livro em que reunirei alguns textos do meu blog Boteclando (no site da revista Viagem e Turismo), a ser lançado pela editora Letras do Brasil no início do segundo semestre, e fazer um, digamos, business plan da minha carreira de agora em diante”. O contatos dele é miguelicassatti@hotmail.com.
CBN
– A CBN estréia em 14/3 o programa 50 Mais, para cinquentões animados. Apresentado por Mara Luquet e Mariza Tavares, elas acompanham o médico Alexandre Kalache, ex-diretor do Programa de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial de Saúde, fundador da Unidade de Epidemiologia do Envelhecimento da Universidade de Londres e criador do Centro Internacional Longevidade, no Rio de Janeiro. Mara e Mariza receberam o Prêmio Longevidade de Jornalismo da Bradesco Seguros por uma série sobre o tema, o que as levou a ter a ideia do programa. Mara define: “A geração que vai envelhecer mais e melhor que seus pais e avós é composta de adultos atuantes no mercado de trabalho, engajados politicamente e também consumidores que continuarão alimentando o mercado nas próximas décadas – é o verdadeiro grey power!”.
Rádio Bandeirantes
– A Rádio Bandeirantes estreou em 1º de março, dentro do programa Bandeirantes Acontece, transmitido das 20h às 22h, o quadro RádioDoc, que traz reportagens especiais sobre a vida de pessoas anônimas. O quadro irá ao ar todo primeiro domingo do mês, em formato de documentário, tendo de 15 a 20 minutos de duração.
– Segundo o repórter Caetano Cury, responsável pela produção das reportagens, o quadro vai explorar ao máximo os efeitos que o rádio oferece: “As matérias que forem ao ar serão mais aprofundadas e utilizarão trilhas, efeitos sonoros, músicas que refletem o tema e depoimentos para levar o ouvinte ao ambiente em que se passa a história”. O programa também pode ser conferido no http://www.radiobandeirantes.com.br.
Folha de S.Paulo
– A Folha de S.Paulo lança este mês quatro blogs, abrangendo as áreas de cinema, música, artes visuais e turismo cultural. Comandado por Guilherme Genestri, repórter da Ilustrada, Sem Legenda abordará cinema brasileiro. Plástico, de Silas Martí, também da Ilustrada, trará críticas, reportagens e entrevistas sobre exposições, processos criativos e mercado de artes plásticas. Carlos Bozzo Junior comandará, “sem distinção de gêneros”, Música em letras, e a dupla Milly Lacombe e Marcelo Bernardes trará humor ácido sobre Nova York em Baix.
– Depois de dois anos editando a Primeira Página da Folha de S.Paulo, Leonardo Cruz (leonardo.cruz@grupofolha.com.br) assumiu na semana passada a edição do site, mantendo o cargo de secretário-assistente de Redação. A mudança é uma das iniciativas para reforçar a equipe da Folha na internet. Agora, são dois secretários-assistentes cuidando do site: Leonardo responde pelo editorial, concentrando o noticiário do dia a dia, e Roberto Dias ganha fôlego para cuidar de novos projetos e estratégia digital.
Estadão
– O Estadão é o novo parceiro da The Economist e passa a publicar com exclusividade do Brasil o conteúdo da revista inglesa. Pelo acordo, o jornal terá direito a usar uma seleção do material feito pela publicação britânica, reproduzindo-o em suas plataformas impressas e digitais. A editoria de Economia & Negócios do Estadão.com.br passou em 5/3, algumas matérias da Economist quase simultaneamente à publicação da edição semanal da revista, em Londres. Às 6as.feiras – a versão impressa do jornal trará as principais matérias da semana da publicação inglesa. Como identificador do conteúdo importado, o Estadão ilustrará os textos, gráficos e conteúdo de The Economist com o logo vermelho da revista.
Web
O portal de notícias Fato Online começou a operar em 4/3. Sediado no DF, o portal tratará de política e economia, nacionais e locais. O objetivo é explicar as causas e consequências dos fatos, e revelar aos leitores os interesses em jogo nestas áreas. Para realizar o trabalho, Fato Online contará com um time de jornalistas experientes, com passagens pelos principais veículos de imprensa do País.
Compõem a equipe do Fato Online: Sérgio Assis (diretor geral), Cecília Maia (diretora de Redação), Rudolfo Lago (editor-chefe), Achiles Pantazopoulos (editor da TV Fato), Andrei Meirelles e Helena Chagas (colunistas). Na Política: Lúcio Vaz (editor), Mário Coelho, Edson Luiz, Afonso Morais, Marcelo Rocha e Iva Velloso (repórteres). Na Economia: Sheila D’Amorim (editora); Isabel Sobral (subeditora); Fábio Graner, Regina Pires, Laís Lis e Guilherme Waltenberg (repórteres). Em Brasília: Clovis Souza (editor); Bruno Romeo (sub); Ary Filgueira e Beatriz Ferrari (repórteres). Na Fotografia: Orlando Brito (editor); Igo Estrela, Joel Rodrigues e Sheyla Leal. Leiliane Rebouças toca o Blog da Leiliane e.Joelma Pereira é repórter da Redação.
Curtas
– Após três anos e meio na Motorpress Brasil, período em que atuou como estagiário e depois repórter das revistas Carro e Carro Hoje e do site Carro Online, Vinicius Montoia despediu-se da editora. Em 24/2 passou a integrar o time do jornal Oficina Brasil como repórter, além de cuidar do site www.oficinabrasil.com.br e das redes sociais da publicação, que atualmente conta com mais de 260 mil seguidores no facebook. Os novos contatos dele são 11-2764-2862, e redacao@oficinabrasil.com.br.
– Regina Augusto, diretora Editorial do Grupo Meio & Mensagem, está de saída da empresa após 19 anos. E foi ela própria quem fez o anúncio pelo facebook em 27 de fevereiro. Fica na empresa até 31/3 e depois migra para o seu próprio negócio, uma agência de reputação e engajamento de marcas, a ser apresentada ao mercado ainda neste semestre.
– Jonas Furtado será o editor-chefe da publicação a partir de 1o de abril. Formado em Jornalismo pela Universidade Metodista, com especialização em jornalismo econômico pela PUC-Cogeae e MBA em Ciências do Consumo Aplicadas pela ESPM, Jonas está no grupo desde 2009, onde entrou como repórter e, dois anos depois, foi promovido a editor de Marketing. Antes do M&M, atuou nas editoras Três (revistas IstoÉ Gente e IstoÉ), Abril (Guia QuatroRodas, SuperSurf e Superinteressante) e Peixes (Fluir).
– Alexandre Zaghi Lemos e Igor Ribeiro também assumirão novas funções a partir daquela data: respectivamente, editor executivo e editor.
– Para marcar o mês da água, comemorado e março, as rádios Eldorado e Estadão preparam uma programação especial em parceria com o Instituto Akatu para dar dicas à população sobre o uso consciente da água e tirar dúvidas de ouvintes com relação ao tema. Os boletins já veiculados podem ser acessados no Território Eldorado. A plataforma www.aguapedeagua.org.br, construída pelo Instituto Akatu, apresenta ainda um amplo repertório de dicas sobre consumo consciente de água.
– Começa a ser distribuída esta semana a nova versão da Revista Faap. Com tiragem de 16 mil exemplares, a publicação foi criada em parceria com a Editora Trip. Na reportagem de capa, o perfil de Marcelo Passos, publicitário, ex-aluno da universidade e hoje VP de Atendimento da DM9. A Revista Faap também estará disponível no www.faap.br.
Repórter do Futuro
– O Projeto Repórter do Futuro realizará em abril, maio e junho a primeira edição do módulo Direito de Defesa e Cobertura Criminal, parceria de Instituto de Defesa do Direito de Defesa, Abraji e Oboré. O objetivo do curso, que será ministrado em São Paulo, é apresentar a estudantes de jornalismo conceitos básicos que fundamentam o sistema criminal brasileiro e destacar a importância do direito de defesa no Processo Penal. Este módulo terá a coordenação pedagógica de João Paulo Charleaux, hoje na revista Vice, com passagens anteriores por Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Estadão e Conectas Direitos Humanos.
– Estão confirmadas as participações de Roberto Tardelli, Juliana Belloque, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, Alberto Toron e Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay). Após a aula inaugural, haverá encontros sobre a defensoria pública e o sistema penitenciário; a presunção de inocência e a liberdade de expressão; o direito de defesa e o princípio do contraditório no jornalismo e no processo penal; e a influência da mídia na Justiça e o erro judiciário e a mídia.
– Para se candidatar a uma das 20 vagas o interessado deve participar de processo seletivo, que consiste em um etapa online e outra presencial. As inscrições seguem abertas até 22 de abril. Saiba mais
Interior
– Editora do site Hi-Mundim, que traz dicas de passeios e informações sobre motor, turismo e gastronomia, além de correspondente em São José do Rio Preto da revista Jornauto, de Gilberto Gardesani, Michelle Monte Mor passou a escrever este mês para a revista Pass, publicação de bordo da Passaredo Linhas Aéreas. A revista é mensal e a partir de agora abre espaço para o tema automóvel em coluna assinada por Michelle. Ela recebe sugestões de pautas pelo montemor.michelle@gmail.com.
Registro
– Faleceu em São Paulo, em 28/2, aos 81 anos, vítima de infarto, Elisa Vannuccini, uma das pioneiras da comunicação empresarial brasileira. Presença marcante no início da Aberje, ela presidiu a entidade por três mandatos consecutivos, entre 1973 e 1983, quando foi sucedida por Amauri Marchesi. Formada em Jornalismo, foi por muitos anos executiva da então Ciba-Geigy. Mais recentemente, integrou a Associação dos Jornalistas Veteranos do Estado de São Paulo, cuja sede fica dentro do Sindicato dos Jornalistas. (Com informações da Aberje)
– Alguns dias antes, em 21/2, também faleceu Frederico Marcondes, de 34 anos, em Santos. Portador de deficiência física, por ter enfrentado falta de oxigenação no cérebro quando nasceu, formou-se em Jornalismo e começou sua carreira na ESPN, em 2004, ainda estudante. Ali foi produtor do Pontapé Inicial, ficando por oito anos na emissora.
– Sobre ele, André Kfouri afirmou: “A convivência diária nos fez esquecer com o tempo que Fred era deficiente físico. A coordenação motora e a fala eram atividades difíceis pra ele, mas o pensamento, ao contrário. Fred era brilhante em suas ideias, seus interesses, suas opiniões. Ele nos ajudou muito nesses oito anos de forma que talvez não tenhamos percebido no dia a dia sempre conturbado de uma redação como a nossa. Nós gostamos de acreditar que também o ajudamos”. (Com informações do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo)
– Também faleceram recentemente o repórter fotográfico Edson Queiroz, de 45 anos, em 5/2, em Guarulhos, por suspeita de leptospirose (ele era o chefe da Fotografia da Prefeitura Municipal de Guarulhos); e Cassiano Lourenço Jr., o Tilico, de 43 anos, em 1º/2,